A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica

2 Integração entre Gestão e Informação
Eficácia do Gestor e da Empresa Sistema de Gestão Sistema de Informação INTEGRAÇÃO Realidade Física e Operacional

3 Estruturação do Sistema: Módulos e Modelos Conceituais
Modelo de Decisão Informação Mensuração Modelo de Identificação e Acumulação Módulo Realizado Orçamento Simulações Módulo Variáveis Ambientais Módulo Avaliação Desempenho

4 Módulos do Sistema

5 Sistema para Gestão Econômica
Módulos do Sistema de Gestão Econômica Módulo Variáveis Ambientais Módulo Simulação Módulo Orçamento SISTEMA GERENCIAL Sistema para Gestão Econômica Módulo Realizado Módulo Avaliação de Desempenhos

6 Sistemas de Informação
MÓDULO: INFORMAÇÕES SOBRE VARIÁVEIS AMBIENTAIS Diagnóstico Interno e Externo da Empresa PAPEL : - SUBSIDIAR OS GESTORES, DURANTE A FASE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COM INFORMAÇÕES DO AMBIENTE EXTERNO CARACTERÍSTICA : - BANCO DE DADOS - INFORMAÇÕES DE DIVERSAS NATUREZAS SOBRE O AMBIENTE EXTERNO - ALTAMENTE FLEXÍVEL - POUCO ESTRUTURADO (REVISTAS ESPECIALIZADAS, JORNAIS, VÍDEOS, PESQUISAS DE MERCADO, ETC. )

7 Sistemas de Informação
MÓDULO: SIMULAÇÃO DE RESULTADOS ECONÔMICOS Simulação de Resultados PAPEL : - SUBSIDIAR OS GESTORES, DURANTE AS FASES DE PRÉ - PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO, GERANDO INFORMAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS ECONÔMICOS DAS ALTERNATIVAS SIMULADAS CARACTERÍSTICAS : - DESCENTRALIZADO - MENSURAÇÃO DE RECEITAS, CUSTOS E RESULTADOS - CONTEMPLA AS VARIÁVEIS RELEVANTES - INTERATIVO COM O USUÁRIO - ALTAMENTE FLEXÍVEL - TEMPO DE RESPOSTA - OBEDIÊNCIA AO MODELO DE MENSURAÇÃO DA CONTROLADORIA

8 Sistemas de Informação
MÓDULO: ORÇAMENTÁRIO Planejamento Detalhado PAPEL : - SUBSIDIAR OS GESTORES, DURANTE A FASE DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, GERANDO INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS EVENTOS PLANEJADOS CARACTERÍSTICA : - CENTRALIZADO - DETALHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO MESMO NÍVEL DO REALIZADO - ALTAMENTE ESTRUTURADO (SISTEMA DE INFORMAÇÃO SIMILAR AO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS) - COMPATIBILIDADE COM A BASE CONCEITUAL DO REALIZADO - OBEDIÊNCIA AO MODELO DE MENSURAÇÃO DA CONTROLADORIA

9 Sistemas de Informação
MÓDULO: APURAÇÃO DE RESULTADOS REALIZADOS Medição do Resultados Realizados PAPEL : - SUBSIDIAR OS GESTORES, DURANTE A FASE DE CONTROLE, GERANDO INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS RESULTADOS ECONÔMICOS DOS EVENTOS REALIZADOS CARACTERÍSTICAS : - CENTRALIZADO - DETALHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO MESMO NÍVEL DO PLANEJAMENTO - ALTAMENTE ESTRUTURADO - COMPATIBILIDADE COM A BASE CONCEITUAL DO PLANEJADO - OBEDIÊNCIA AO MODELO DE MENSURAÇÃO DA CONTROLADORIA

10 Sistemas de Informação
MÓDULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Avaliação de Desempenhos PAPEL : - SUBSIDIAR OS GESTORES, DURANTE A FASE DE CONTROLE, GERANDO INFORMAÇÕES COMPARATIVAS ENTRE OS RESULTADOS ECONÔMICOS PLANEJADOS E REALIZADOS CARACTERÍSTICAS : - DESCENTRALIZADO - DETALHAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO MESMO NÍVEL DO PLANEJAMENTO - ALTAMENTE ESTRUTURADO - COMPATIBILIDADE COM A BASE CONCEITUAL DO PLANEJADO - OBEDIÊNCIA AO MODELO DE MENSURAÇÃO DA CONTROLADORIA RESPEITAR O PRINCÍPIO DA CONTROLABILIDADE PROMOVER ACCOUNTABILITY ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

11 Cuidado! Alinhar Expectativas

12 Modelos Conceituais: Mensuração Identificação e Acumulação Decisão
Informação

13 Como induzir os gestores à tomada das melhores decisões?
Modelo de Mensuração mensurando corretamente o resultado econômico Modelo de Identificação e Acumulação Identificando e acumulando os resultados econômicos por objeto de interesse de gestão Modelo de Decisão clarificando como as decisões devem ser tomadas sob a ótica econômica informando adequadamente aos gestores os resultados dos negócios Modelo de Informação

14 Modelo de Mensuração

15 Definição do Modelo de Mensuração
Conjunto de premissas, conceitos e critérios que permitem a mensuração econômica do resultado e do patrimônio da organização.

16 Mensuração Econômica do Patrimônio da Empresa
EM T0 Bens + Direitos - Obrigações = PL0 EM TN PLN RESULTADO ECONÔMICO Receitas (-) Custos (=) Margem (-) Despesas (=) Resultado VALOR ADICIONADO ( variação patrimonial ) T0 TN

17 Administração por Resultados Econômicos
O Resultado Econômico: é o melhor indicador da eficácia organizacional permite a quantificação de todos os esforços e benefícios (base monetária) decorrentes dos eventos que impactam (promovidos ou não) a organização é a base para a tomada de decisões (escolha de alternativas)

18 Atividade Processo físico ou informativo que consome recursos e gera um serviço ou um produto para cliente interno ou externo.

19 OCORRÊNCIAS / DECISÕES
As Atividades são produtivas: Seus produtos têm valor econômico T0 TN OCORRÊNCIAS / DECISÕES EVENTOS/TRANSAÇÕES Compras/Aquisições Contratações Captações/Aplicações Investimentos,etc. Variações de Preços Variação do Poder Aquisitivo da Moeda Juros, etc. Produção Vendas etc. RECURSOS PRODUTOS PESSOAL MATERIAIS TECNOLOGIA INFORMAÇÕES DINHEIRO UTILIDADES SERVIÇOS ETC. atividade PRODUTOS / / SERVIÇOS OP 1 .. OP 2 .... OP N

20 Evento Econômico Ocorrência de mesma formatação contábil que provoca resultados econômicos e, portanto, alteração no patrimônio líquido econômico da empresa.

21 resultado Evento Econômico: Base da Decisão e Formação do Resultado
TRANSAÇÃO COMPRA PRODUÇÃO VENDA INVESTIMENTO CAPTAÇÃO APLICAÇÃO ETC. RECURSO CEDIDO TROCA OBTIDO RECEITA EVENTO SACRIFÍCIO BENEFÍCIO CUSTO resultado

22 Dimensões das Atividades: Operacional, Financeira, Econômica e Patrimonial
Fluxo Operacional Data 0 Recursos Produção Produtos Custos Estoques Receitas Resultado Financeiro Total Econômico Patrimonial Desembolso D -1 1 2 Recebimentos R Saldos de Caixa S Contas a Pagar Inventário Caixa Acumulado Mensuração Receber data

23 Conceitos do Modelo de Mensuração
Valor Econômico Valor a Vista Valor Presente Custo de Oportunidade Preço de Transferência Moeda Constante Custo Padrão Método de Custeio Direto Custo Fixo Identificado Custo Fixo Global Margem Operacional Margem Financeira

24 Modelo de Identificação e Acumulação

25 Definição do Modelo de Identificação e Acumulação de Resultados
Corresponde a um conjunto organizado de elementos da realidade operacional da empresa que permite a identificação e acumulação de resultados de acordo com os objetos de interesse de gestão. Clientes Produtos Canais de Distribuição Regiões Áreas de Negócios

26 Elementos Fundamentais
Modelo de Identificação e Acumulação de Resultados Elementos Fundamentais Plano de Entidades O Plano de Entidades diz respeito aos objetos de interesse de gestão, os quais acumulam receitas e custos, e para os quais são gerados reportes gerenciais. Plano de Contas O Plano de Contas diz respeito à lógica de evidenciação da natureza dos eventos planejados e realizados. O plano de contas do sistema contábil e do sistema gerencial deverão ser integrados.

27 Plano de Entidades Produto Clientes Unidade Negócio Geográfica

28 Modelo de Identificação e Acumulação
Empresa Áreas Atividades Eventos Transações Negócios Clientes Segmentos Mercados Áreas de Negócios Famílias de Produtos Produtos

29 Formação do Resultado Econômico
EMPRESA ÁREAS DE RESPONSABILIDADE ÁREA A ÁREA B ÁREA N ÁREA B ATIVIDADES ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE N Produtos e Serviços Serviços 2 Recursos Externos Serviços 1 ATIVIDADE 2 INVESTIMENTO COMPRA ESTOCAGEM PRODUÇÃO VENDA CAPTAÇÃO APLICAÇÃO TEMPO CONJUNTURAL TRANSAÇÕES INVESTIMENTO 1 INVESTIMENTO 2 ... INVESTIMENTO N COMPRA 1 COMPRA 2 COMPRA N ESTOCAGEM 1 ESTOCAGEM 2 ESTOCAGEM N PRODUÇÃO 1 PRODUÇÃO 2 PRODUÇÃO N VENDA 1 VENDA 2 VENDA N CAPTAÇÃO 1 CAPTAÇÃO 2 CAPTAÇÃO N APLICAÇÃO 1 APLICAÇÃO 2 APLICAÇÃO N IMPACTO EM T1 IMPACTO EM T2 IMPACTO EM Tn EVENTOS E TRANSAÇÕES T0 Tn T1 T2 T3

30 Dimensão: Região Análise da rentabilidade por Região (+) Receita Bruta
(- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REGIÃO n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REGIÃO 1 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição ESTADO DE SP PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição

31 Dimensão: Representantes
Análise da rentabilidade pelos principais grupos de representantes (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REPRESENTANTE n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REPRESENTANTE 2 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição REPRESENTANTE 1 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição

32 Dimensão: Distribuidores
Análise da rentabilidade pelos principais grupos de distribuidores (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDOR n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DISTRIBUIDOR 2 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição DISTRIBUIDOR 1 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição

33 Dimensão: Revendedores
Análise da rentabilidade pelos principais grupos de revendedores (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REVENDEDOR n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO REVENDEDOR 2 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição REVENDEDOR 1 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição

34 Dimensão: Clientes Análise da rentabilidade pelos principais grupos de clientes (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLIENTE n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLIENTE 2 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição CLIENTE 1 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição

35 Dimensão: Famílias de Produtos
Análise da rentabilidade pelas Classes de Produtos Dimensão: Famílias de Produtos (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLASSE n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLASSE 3 (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLASSE 2 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO CLASSE 1 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição EMPRESA

36 Dimensão: Linhas de Produtos
Análise da rentabilidade pelas Linhas de Produtos Dimensão: Linhas de Produtos (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO LINHA n (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO LINHA 3 (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO LINHA 2 PRODUTOS (+) Receita Bruta (- ) Deduções da Receita (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos Diretos (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO LINHA 1 (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) Receita Líquida (-) Comissões e Fretes (-) Custos Diretos de Fabricação (=) Margem de Contribuição EMPRESA

37 Modelo de Decisão

38 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DOS EVENTOS E PRODUTOS
Equilíbrio Econômico Questão: Como maximizar o lucro da companhia ATIVIDADES Fabricação Comercial Finanças Administração MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DOS EVENTOS E PRODUTOS INVESTIMENTOS DESPESAS FIXAS Salários Depreciações Outras Despesas (+) LUCRO DESEJADO Maximizando a margem de contribuição Minimizando os custos e despesas fixos

39 Definição do Modelo de Decisão
Sistematização do processo decisório dos gestores, considerando a equação de resultado econômico e os objetos de interesse de gestão.

40 Premissas do Modelo de Decisão
Caracterização e escolha da alternativa otimizadora de cada decisão Clarificação e orientação do processo decisório em todas as fases do processo de gestão Sustentação no ambiente físico-operacional Integração aos modelos de mensuração, identificação, acumulação e informação

41 Conceitos fundamentais
Modelo de Decisão Conceitos fundamentais Equação de resultados Resultado econômico Custo de oportunidade

42 Equação de Resultados Receitas Operacionais
(-) Custos e Despesas Variáveis (=) Margem de Contribuição Operacional Receitas Financeiras (-) Custos Financeiros (=) Margem de Contribuição Financeira (-) Custos e Despesas Fixos (=) Resultado Econômico

43 Modelo de Informação

44 Modelo de Informação O Modelo de Informação diz respeito à estrutura de relatórios gerenciais e veiculação das informações geradas pelo sistema com base nos modelos de identificação e acumulação, no modelo de mensuração e no modelo de decisão.

45 Informação para Avaliação
Propicia a avaliação de resultados de produtos e serviços AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EVENTOS ECONÔMICOS, PRODUTOS / SERVIÇOS, ATIVIDADES

46 Informação para Avaliação
Propicia a avaliação do desempenho organizacional AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE ( ÁREAS DE NEGÓCIOS / UNIDADES DE NEGÓCIOS )

47 Análise de Rentabilidade Global da Empresa
Modelo de Relatório Análise de Rentabilidade Global da Empresa (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (Devoluções e Impostos) (=) Receita Líquida (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes (=) Margem de Contribuição (-) Despesas Fixas (=) Resultado Operacional AIR

48 Avaliação de Rentabilidade por Produto
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Produto Produto 1 Produto 2 Produto 3 Produto 4 Produto n Receita Despesas Var. Custo Var Margem xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

49 Avaliação de Rentabilidade por Representante
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Representante Represent Represent Represent. N TOTAL (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes___________________ (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

50 Avaliação de Rentabilidade por Revendedor
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Revendedor Revendedor Revendedor Revendedor N TOTAL (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes___________________ (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

51 Avaliação de Rentabilidade por Cliente
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Cliente Cliente Cliente Cliente N TOTAL (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes___________________ (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

52 Avaliação de Rentabilidade por Linha
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Linha Linha Linha Linha N TOTAL (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes___________________ (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

53 Avaliação de Rentabilidade por Classe
Modelo de Relatório Avaliação de Rentabilidade por Classe Classe Classe Classe N TOTAL (+) Receita Bruta (- ) Deduções de vendas (=) RECEITA LÍQUIDA (-) Custos e Despesas Variáveis . CPV Variável . Comissões . Fretes___________________ (=) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx xxx.xxx

54 Avaliação de Desempenhos
VARIÁVEIS ORÇAMENTO REALIZADO ORIGINAL CORRIGIDO AJUSTADO PADRÃO REAL VOLUME PREÇO EFICIÊNCIA Planejado Padrão Planejado Ajustado Realizado Corrente Padrão Realizado Corrente Corrente Corrente Padrão Padrão Variação de Inflação Variação de Ajuste de Plano Variação de Volume Variação de Eficiência ANÁLISE DE VARIAÇÕES Variação Total Eficácia


Carregar ppt "Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google