A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Empreendedorismo, Desenvolvimento e Criação de Novos Negócios II Profª. Ms. Mayara Abadia

2 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Entre as características fundamentais dos empreendedores, está saber identificar as oportunidades.

3 O QUE É OPORTUNIDADE? É uma ideia que está diretamente ligada a um produto ou serviço que desperta interesse do consumidor, seja pela inovação ou diferenciação deste produto ou serviço em relação aos concorrentes. Traz algo de novo e atende a uma necessidade dos clientes, podendo ser uma necessidade real ou criada. É atrativa, ou seja, tem potencial para gerar lucros, surge em um momento adequado em relação a quem irá aproveitá-la, é durável e baseia-se em necessidades insatisfeitas ou desconhecidas.

4 O QUE É OPORTUNIDADE? Para qualificar-se como uma oportunidade, é preciso que o mercado se convença dos benefícios dos produtos e serviços a serem oferecidos pela empresa; O mercado determina as possibilidades de uma ideia tornar-se uma oportunidade de investimento;

5 O QUE É OPORTUNIDADE? Transformar uma ideia em oportunidade requer tempo e esforço; Uma oportunidade deve estar ancorada nas necessidades dos consumidores e numa situação de mercado favorável; Alguns modismos representam riscos, pois são oportunidades passageiras.

6 OPORTUNIDADES Não basta apenas reconhecer a oportunidade, mas ela deve ser aproveitada no momento propício, e para isso é preciso ter as condições para desenvolvê-la: Capacidade de buscar recursos financeiros, Tecnológicos e humanos, Gerenciamento dessas condições.

7 CARACTERÍSTICAS DAS OPORTUNIDADES
As oportunidades surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos ou desconhecidos, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitados, quando se procuram aplicações para novas descobertas. Podem aparecer em qualquer lugar e a qualquer momento. São percebidas ou criadas pelos empresários que tem experiência e conhecimento do seu ramo.

8 CARACTERÍSTICAS DAS OPORTUNIDADES
As respostas para as oportunidades geralmente são simples. Nem todas as situações podem ser vistas como oportunidade por todos os empresários. As oportunidades são atraentes, ocorrem em momentos muito específicos e se não forem aproveitadas nesse instante deixam de ser uma oportunidade. Um empreendedor habilidoso consegue aproveitar as oportunidades na hora certa, oferecendo as soluções adequadas e esperadas. Podem ser o ponto inicial para o surgimento de uma nova empresa.

9 COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES
Para que o empreendedor pense no futuro do seu negócio, ele deve seguir uma linha de pensamento onde é determinado em que ele vai trabalhar e depois definir um objetivo e um caminho que leve a realização deste objetivo. Sem isto ele corre o risco de se perder. Uma vez estabelecido em que vai trabalhar, o empreendedor estará atento a tudo o que se refira a esse negócio.

10 COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES
As oportunidades podem ser identificadas por meio de: Tempestade de ideias: é uma técnica de geração coletiva de novas ideias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo. Este método visa a solução de um problema específico, estimulando a criatividade e a identificação de uma oportunidade de negócio onde se encaixa o problema estudado. Como por exemplo, a produção de sabonetes decorativos.

11 COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES
Estudos de indústrias específicas: é escolhida uma área de atuação específica, como a de produtos de higiene pessoal, por exemplo. Estudo dos recursos renováveis e não renováveis: verifica-se a possibilidade de uso de recursos existentes na região para aproveitamento em uma determinada empresa. Como por exemplo, uso de óleos e gorduras subutilizados para produção de produtos para banho.

12 COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES
Análise de transformações e tendências no mercado: Esta técnica observa os caminhos que um determinado setor está seguindo, como por exemplo, na indústria de produtos de higiene pessoal está aumentando o setor de sabonetes líquidos. Desenvolvimento dos hábitos prospectivo: consiste em antecipar os acontecimentos, como por exemplo, sabendo que a tendência do mercado de produtos de higiene pessoal é o uso de sabonetes líquidos então elaborar novas formulações destes produtos.

13 COMO IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES
Desenvolvimento dos hábitos pró-ativos: consiste em tomar a iniciativa, como por exemplo, a produção de sabonetes líquidos com características que imitam produtos alimentares, como caldas de morango, caramelo e chocolate, esses novos produtos podem atrair mais o público alvo, dentro da atual tendência.

14 EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Uma boa ideia só se tornará um negócio de sucesso se for trabalhada por um bom empreendedor. Uma grande ideia é normalmente fruto de muitas tentativas, quase sempre ela surge depois de muito trabalho.

15 EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
É importante que o novo empreendedor entenda que a criatividade é uma habilidade que pode ser aprendida e depende do esforço que o indivíduo faz de pensar sobre os problemas e tentar propor soluções para os mesmos, uma pessoa que tem o hábito de pensar soluções será mais criativo a medida que aumentar seu conhecimento e experiência sobre um determinado assunto. Um grupo pode gerar um nível de criatividade bem maior do que o resultado de um só indivíduo, indicando que a discussão com outras pessoas sobre os problemas e suas propostas de solução aumenta a criatividade.

16 EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Muito se ouve falar que a oportunidade não bate à porta, que devemos correr atrás dela. Uma ideia por si só não basta, é preciso procurar as oportunidades. Neste sentido, o empreendedor é aquele que tem a ideia e consegue colocá-la em prática. Um dos obstáculos comuns que enfrentamos para identificar empreendedores diz respeito à ideia de que suas características são inatas.

17 EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Outro fator de relevância a ser enfocado é a questão errônea de que uma ideia deve ser única, porém isto não importa (ser ou não ser única), mas sim de que forma o empreendedor a utilizará. Uma ideia representa apenas 5% do potencial de sucesso, os outros 95% estão localizados na identificação de oportunidades com relação à ideia, sua aplicação prática, se existe mercado para ela e se há condições de implantá-la.

18 DIFERENÇA ENTRE IDEIA E OPORTUNIDADE
Responda algumas perguntas básicas que, se respondidas com exatidão, o negócio pode se transformar em sucesso: Quais são os clientes que comprarão o produto ou o serviço de sua empresa? Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes? O mercado está em crescimento, estável ou estagnando? Quem atende esses clientes atualmente, ou seja, quem são os seus concorrentes? Portanto, se todas essas questões não forem respondidas com dados concretos, tem-se apenas uma ideia e não uma oportunidade de mercado.

19 DIFERENÇA ENTRE IDEIA E OPORTUNIDADE
Antes de se tentar colocar uma ideia em prática é preciso atentar para os seguintes fatores: 1. Estratégia: é o chamado planejamento estratégico. 2. Técnica: é sobre como, quando, onde e o que fazer. 3. Ferramenta: use sempre os utensílios que facilitem a realização de tarefas diversas.

20 DIFERENÇA ENTRE IDEIA E OPORTUNIDADE
A maior ferramenta que possuímos é o nosso cérebro. Uma ideia pode estar sendo desenvolvida por várias pessoas, ou seja, assim como você, outras pessoas em outros lugares podem também estar imaginando algo como você e, neste caso, será vitorioso quem implementar mais rapidamente e de forma que atenda às necessidades do mercado.

21 O MUNDO GIRA E OS NEGÓCIOS MUDAM
A globalização, a tecnologia e a valorização do conhecimento trazem mudanças que se refletem nos negócios; É necessário acompanhar as novas tendências, desenvolvendo negócios alinhados às necessidades dos clientes.

22 TENDÊNCIAS QUE GERAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Desenvolvimento de parcerias com os clientes; Globalização econômica: tendência à unificação de mercados; Valorização do conhecimento; Reconhecimento da importância do consumidor; Desenvolvimento de alianças estratégicas com fornecedores e parceiros;

23 TENDÊNCIAS QUE GERAM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Adoção de estratégias de inovação, padronização e adaptação aos clientes; Empreendimentos concorrentes com formatos diversos; Valorização do capital intelectual; Diferenciação pelo serviço prestado ao cliente.

24 “Problemas são oportunidades disfarçadas”.
Vídeo “Problemas são oportunidades disfarçadas”.


Carregar ppt "EXPLORANDO NOVAS IDEIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google