Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
O QUE É PBL? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
2
O QUE É O PBL? O PBL - Problem Based Learning ou ABP Aprendizagem Baseada em Problemas, introduzida no ensino de Ciências da Saúde na McMaster University, Canadá, em 1969. É um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento.
3
PRINCÍPIOS DO PBL É centrado no aluno
O aprendizado independente é estimulado e recompensado O currículo é temático, interdisciplinar e não disciplinar
4
PROCESSO DO PBL Problema Grupo tutorial - discussão
Ativação dos conhecimentos prévios O que conhecemos sobre o problema? Metas de estudo - o que mais precisamos conhecer? Preparado pelo grupo Descrição de um fenômeno Problema Grupo tutorial - discussão Grupo tutorial - rediscussão Auto-aprendizagem Adquirimos uma melhor compreensão do problema? Fontes de aprendizagem - integração
5
CARACTERÍSTICAS DO PROBLEMA
Consiste em uma descrição neutra de um fenômeno É formulado em termos concretos É curto Dirige o aprendizado a um número limitado de itens Facilita a formulação de hipóteses baseadas no conhecimento prévio
6
ESTRUTURA DO PROBLEMA COMPOSIÇÃO:
TÍTULO - Um foco sobre a questão principal HISTÓRIA - Descrição dos fenômenos ou eventos, que funcionem como pistas para a discussão INSTRUÇÕES - Indicação de que ações devem ser tomadas pelos grupos
7
ESTRUTURA DO PROBLEMA ORIENTAÇÕES ADICIONAIS
Referências bibliográficas e recursos para o aprendizado (áudio-visuais,computacionais, especialistas disponíveis, entre outros) Instruções para o tutor Objetivos educacionais que deverão ser alcançados Questões de auto-avaliação após cada problema Questões de conteúdo para avaliações gerais
8
MODELO PEDAGÓGICO O trabalho é desenvolvido em grupos 3 a 4 alunos
O professor é facilitador do processo de aprendizagem O aprendizado é baseado em problemas e orientado para a comunidade (reciclagem do lixo, novos materiais, indústria, cotidiano ou consumo A Universidade oferece oportunidades de aprendizado variadas que o aluno aproveita segundo seus interesses e objetivos
9
OS SETE PASSOS 1. Esclarecer termos e conceitos desconhecidos
2. Definir o problema 3.Analisar o problema baseado em conhecimentos prévios 4. Resumir as conclusões 5. Formular metas de estudo 6. Auto-aprendizado 7. Dividir conhecimentos com o grupo
10
GRUPO DE TRABALHO COMPOSIÇÃO 3 a 4 alunos 1 Coordenador 1 Redator
2 Colaboradores
11
GRUPO DE TRABALHO COORDENADOR Lidera o grupo
Encoraja a participação de todos Mantém a dinâmica do grupo Controla o tempo Assegura que o redator possa anotar adequadamente os pontos de vista do grupo
12
GRUPO DE TRABALHO REDATOR
Registra pontos relevantes apontados pelo grupo Ajuda o grupo a ordenar seu raciocínio Participa das discussões Registra as fontes de pesquisa utilizadas pelo grupo
13
GRUPO DE TRABALHO MEMBROS DO GRUPO
Acompanham todas as etapas do processo Participam das discussões Ouvem e respeitam a opinião dos colegas Fazem questionamentos Procuraam alcançar os objetivos de aprendizagem
14
PROFESSOR/TUTOR ATRIBUIÇÕES Estimular a participação do grupo
Auxiliar o coordenador na dinâmica do grupo Verificar a relevância dos pontos anotados Prevenir o desvio do foco da discussão Assegurar que o grupo atinja os objetivos de aprendizagem Verificar o entendimento do grupo sobre as questões discutidas
15
BIBLIOGRAFIA Apresentação em Power Point
Prof. Moisés Alves de Oliveira Problem Based Learning Marcos C. Borges, Silvana G. F. Chachá, Silvana M. Quintana, Luiz Carlos C. Freitas, Maria Lourdes V. Rodrigues
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.