Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Leitur@ 1. Processo de leitura Modelo ascendente Modelo descendente
Modelo interactivo
3
Leitur@ Modelo ascendente: ler é descodificar grafemas ênfase no texto
processo indutivo “leitor cérebro esquerdo”
4
Leitur@ b) Modelo descendente: ler é compreender ênfase no leitor
processo dedutivo “leitor cérebro direito”
5
Leitur@ c) Modelo interactivo interacção dos 2 modelos
Ler é descodificar e compreender Leitor duplo cérebro
6
2. Conceito O acto de leitura é um processo complexo que envolve aspectos linguísticos, cognitivos, culturais, sociais que, para além da descodificação de grafemas, é o resultado do esforço de um leitor sobre um texto, procurando construir-lhe um significado.
7
Leitura@ 3. Funções de leitura Funcional (instrumental) Informativa
Literária
8
Leitur@ 4. Leitura. Porquê? Desperta a imaginação e a fantasia
Enriquece o vocabulário Favorece-se a expressão oral e escrita Intervém o factor visual e fixa a ortografia das palavras Melhora a elocução das crianças Aumenta os conhecimentos Desenvolve a observação, através da atracção pelas ilustrações Favorece a conversação e a compreensão Aprende-se a estudar Favorece a memória Descobre-se a beleza da linguagem
9
Leitur@ 5. Motivação para a leitura experiências anteriores com livros
interacções sociais acerca dos livros liberdade de escolha facilidade de acesso aos livros mediador de leitura
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.