A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitur@s.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitur@s."— Transcrição da apresentação:

1

2 Leitur@ 1. Processo de leitura Modelo ascendente Modelo descendente
Modelo interactivo

3 Leitur@ Modelo ascendente: ler é descodificar grafemas ênfase no texto
processo indutivo “leitor cérebro esquerdo”

4 Leitur@ b) Modelo descendente: ler é compreender ênfase no leitor
processo dedutivo “leitor cérebro direito”

5 Leitur@ c) Modelo interactivo interacção dos 2 modelos
Ler é descodificar e compreender Leitor duplo cérebro

6 2. Conceito O acto de leitura é um processo complexo que envolve aspectos linguísticos, cognitivos, culturais, sociais que, para além da descodificação de grafemas, é o resultado do esforço de um leitor sobre um texto, procurando construir-lhe um significado.

7 Leitura@ 3. Funções de leitura Funcional (instrumental) Informativa
Literária

8 Leitur@ 4. Leitura. Porquê? Desperta a imaginação e a fantasia
Enriquece o vocabulário Favorece-se a expressão oral e escrita Intervém o factor visual e fixa a ortografia das palavras Melhora a elocução das crianças Aumenta os conhecimentos Desenvolve a observação, através da atracção pelas ilustrações Favorece a conversação e a compreensão Aprende-se a estudar Favorece a memória Descobre-se a beleza da linguagem

9 Leitur@ 5. Motivação para a leitura experiências anteriores com livros
interacções sociais acerca dos livros liberdade de escolha facilidade de acesso aos livros mediador de leitura


Carregar ppt "Leitur@s."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google