“A Física e o Cidadão Contemporâneo” Deise Miranda Vianna

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Apresentação em tema: "“A Física e o Cidadão Contemporâneo” Deise Miranda Vianna"— Transcrição da apresentação:

1 “A Física e o Cidadão Contemporâneo” Deise Miranda Vianna
Mesa Redonda “A Formação Cidadã segundo a Perspectiva CTS: Diferentes Modelos de Cidadãos” “A Física e o Cidadão Contemporâneo” Deise Miranda Vianna XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

2 Algumas afirmações para começar... www.sofisica.com.br
"Quando a Exposição de Paris fechar, ninguém mais vai ouvir falar em luz elétrica." (Erasmus Wilson, professor da U de Oxford, 1800) "O telefone tem muitas desvantagens para ser considerado, seriamente, um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós." (Memorando da Western Union, entre 1876 e 1878) "Agora, não há mais nada novo para ser descoberto pela Física. Tudo o que nos resta são medições cada vez mais precisas.” (Lord Kelvin, matemático, físico e presidente da Royal Society , palestra para a British Association for the Advancement of Science em 1900) "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda." (Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903) XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

3 E ainda.... mas é improvável que produza algo muito mais perigoso.”
"A energia atômica deve ser tão boa como os explosivos de hoje, mas é improvável que produza algo muito mais perigoso.” (Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em 1939) "A televisão não vai durar. É uma tempestade num copo d'água.“ (Mary Somerville, pioneira em radiodifusão educacional, em 1948) "Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos.“(T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, em 1961). "Não gostamos do seu som. As guitarras elétricas não estarão na moda.“ (Dick Rowe, executivo da Decca Records, recusando os Beatles em 1962) "A compra à distância, apesar de ser completamente possível, irá fracassar - porque a mulher gosta de sair de casa, segurar a mercadoria, gosta de estar apta a mudar de idéia.“ (Revista Time, 1968) XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

4 Desenvolvimento científico e tecnológico ....
E que ensino de Física (Ciências) deveria então existir para cada época ? Eletricidade? Nem pensar... Termodinâmica?... Nem precisaria.... Raios Catódicos?... Para quê? Física Nuclear?... Esqueçam ... Vai destruir o mundo... Eletromagnetismo???? XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

5 A Ciência e a Tecnologia avançaram e hoje temos um rol de conteúdos de Física muito grande...
Se olharmos para os tópicos de todos os SNEFs e outros encontros de Ensino de Física vamos encontrar diferentes abordagens para cada um deles. Mas a Física continua sem interesse para os alunos, embora utilizem suas aplicações a qualquer hora do dia. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

6 Que proposta podemos ter?
Para o tema que me indicaram A Física e o Cidadão Contemporâneo Conteúdos História da Ciência e da Técnica Laboratório Interdisciplinaridade XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

7 críticos A Física e o Cidadão Contemporâneo
contextualizados A Física e o Cidadão Contemporâneo ABERTOS PARA QUESTÕES DO FUTURO DO CIDADÃO Conteúdos Interdisciplinaridade História da Ciência e da Técnica Laboratório investigativos críticos XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

8 Então para sala de aula.... Pensar No cotidiano do aluno
Em recursos disponíveis na escola Em recursos disponíveis no entorno da escola No que eles já sabem Em que futuro poderão ter... Isto é... Como despertar para um futuro melhor Opinando Criticando Com um comportamento ético perante a Ciência, a Tecnologia e Sociedade em que está inserido. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

9 Um exemplo... Contando uma história...
....” Foi o que aconteceu com o pai de Maria, .. , um professor de Física e Matemática que acabou sendo demitido pelas autoridades russas que controlavam Varsóvia na época...continuou a ensinar, ganhando menos... Já a mãe da jovem, .., dirigiu durantes anos uma escola para meninas....morrendo quando a menina tinha 10 anos. O envolvimento dos pais com o que havia de mais moderno nas correntes educacionais da época – em especial a ênfase em aprender ciência ‘fazendo’, incluindo até laboratórios improvisados em casa – estimulou seu interesse pelo conhecimento científico e a transformou em uma aluna precoce e aplicada...” (Marie Curie – texto do livro do Filme da coleção FSP 2016, pág 8-9) Nasceu em 1867 XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

10 Então não estamos falando nada novo....
MAS COMO ESTÁ A SALA DE AULA DE HOJE? E COMO VAMOS MUDÁ-LA????? XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

11 Alguns exemplos de nosso grupo
Alunos no pátio na hora do recreio???? Chuta que é Física - Colégio Pedro II (PIBID – IF UFRJ) XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

12 Alunos jogando no intervalo?
Tópicos de Física Nuclear no Ensino Médio através do estudo da produção de energia nuclear: um enfoque CTS (Profa. Roberta Vieira) Alunos passeando? Física das Radiações: um enfoque CTS para alunos do ensino médio da área industrial (Profa.Suelen Pestana) XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

13 O QUE QUEREMOS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM?
Aluno participativo Compreensão do fenômeno a ser estudado Interpretação do processo de construção do fenômeno e não mais aceitação do fato pronto e acabado Possibilidades de transferências da aprendizagem para outras situações CIDADÃO CONTEMPORÃNEO XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

14 QUE COMPORTAMENTOS OBSERVAMOS?
Dos alunos Maior comprometimento com a atividade Desafios Busca de solução - conhecimento físico Dos professores Melhor material didático Maior conhecimento prévio dos alunos Busca por melhores resultados na aprendizagem XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

15 Bases para construção enfoque CTS
indicado como um dos caminhos para a construção de um letramento científico e tecnológico, para formar cidadãos capazes de atuar de forma responsável em relação a temas controversos que incorporem aspectos sócio-científicos. Atividades investigativas promovem o questionamento e o envolvimento ativo dos alunos, fomentam o trabalho em grupo, estabelecem relações entre o conhecimento e os resultados obtidos, sem privilegiar a memorização. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

16 "Deixando o aluno descobrir seu caminho"
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

17 Temas já elaborados Sistemas de unidades de medidas - Sandro S. Fernandes. Trânsito e a primeira lei de newton - Paulo Henrique De Sousa Silva Movimento dos satélites - Leandro Batista Germano Água de lastro: um problema de hidrostática - Vitor Cossich De H. Sales O motor à combustão na sociedade - João Paulo Fernandes Irreversibilidade - Carlos Frederico Marçal Rodrigues Efeito estufa - Leandro Nascimento Rubino Produção de en elétrica em usinas hidrelétricas - José Roberto Bernardo Reflexão em espelhos planos - Eduardo O. R. De Souza Ondas de rádio e a questão das “rádios pirata” - Ana Paula D. Bemfeito Raios x - Fabio Ferreira De Oliveira XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

18 Estudos das marés – Jean Coelho
RPG como ferramenta para o ensino de Física – Paulo Henrique de S. Silva Aplicações industriais das radiações: um enfoque CTS – Suelen P Cardoso Astronomia para ensino médio – Gilberto Nobre Alguns fenômenos para entender supercondutividade – Anderson Cunha Atividades investigativas com utilização das FED no ensino de Ciências – Marco Adriano Dias Reflexões sobre o uso de histórias em quadrinhos no ensino de Física - Eduardo O. R. De Souza Tópicos de Física Nuclear no Ensino Médio através do estudo da produção de energia nuclear: um enfoque CTS -Roberta P. T. Vieira XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

19 Nosso objetivo Promover o questionamento e o envolvimento ativo dos alunos, fomentando o trabalho em grupo, estabelecendo relações entre o conhecimento e os resultados obtidos, sem privilegiar a memorização. Os materiais elaborados proporcionam a professores e alunos do ensino médio a discussão sobre ciência e tecnologia, possibilitando que tenham uma visão crítica do mundo globalizado. organização de fóruns de debates, de oficinas, participação em mesas redondas com temas controversos, discussão de textos históricos, discussão de problemas socioambientais, questões sócio-econômicas, no âmbito do dia a dia, como também através de jogos, visitas, vídeos, blogs e HQ. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

20 Estamos preparando para o mundo em que vão viver?
Vamos encontrar em 2017, 2 reportagens: 1. FSP, 16 de janeiro de 2017 – A12 - Entrevista com Lee Sing Kong – Líder da Mudança Educacional em Cingapura “ É preciso saber os objetivos antes de se iniciar alterações.” “ Primeiro é preciso mostrar a relevância do estudo. Depois trazer para sala de aula problemas do mundo real, para eles pensarem e aplicarem o conhecimento.” “Os estudantes precisam saber como o mundo está se desenvolvendo e como eles vão se posicionar para se adaptar ao mundo.” “ Desde os anos 90, passamos a mensagem de que o professor é crucial no desenvolvimento do país. O Ministério da Educação aumentou o salário de um professor inicial para se tornar igual ao de um engenheiro....” XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

21 2. Alerta em Davos: A sociedade não está acompanhando o ritmo da mudança tecnológica
“Em debate esta semana no Fórum Econômico Mundial, a edição 2017 do “Global Risks Report”, elaborado pela Marsh, aponta a inteligência Artificial (IA) e a robótica como as tecnologias com maiores chances de gerar consequências negativas. E, justamente por isso, exigem uma melhor governança. Até porque, a sociedade não está acompanhando o ritmo da mudança tecnológica, e isso é ruim.  "Vivemos em tempos de ruptura, onde o progresso tecnológico também cria desafios. Sem a devida governança e re-qualificação dos trabalhadores, a tecnologia irá eliminar postos de trabalho mais rápido do que criá-los.” “O Global Risk Report 2017 aponta as principais tendências que irão moldar o desenvolvimento global nos próximos 10 anos. A tendência da Quarta Revolução Industrial exacerbar os riscos globais é analisada neste âmbito. A Inteligência Artificial e a robótica, apesar do seu potencial para impulsionar o crescimento econômico e resolver desafios complexos, são também identificadas como o principal motor de risco econômico, geopolítico e tecnológico entre as 12 tecnologias comentadas no relatório.” XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

22 O que eles citam XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

23 XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

24 VOLTAMOS A QUESTÃO O QUE DEVEMOS ENSINAR EM NOSSAS SALAS PARA O FORMAR O CIDADÃO CONTEMPORÂNEO?????? XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017

25 Instituto de Física – UFRJ
OBRIGADA Deise Miranda Vianna Instituto de Física – UFRJ XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – São Carlos, janeiro 2017


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