Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouArtur Valgueiro Belo Alterado mais de 5 anos atrás
1
Língua materna vs. Língua estrangeira/língua segunda
Aprender uma língua Língua materna vs. Língua estrangeira/língua segunda Formação Pedagógica Inicial de Formadores Dezembro de 2015
2
Introdução - Linguagem verbal humana
Língua Comunicação Eu-mundo-outro Contexto e cultura
3
Porque aprendemos línguas?
Globalização; Imigração; Diversidade nas sociedades atuais; Negócios; Lazer/interesse.
4
Língua materna Língua da socialização; Caráter afetivo;
Cultura e sociedade; Construção da nossa gramática mental e da nossa visão do mundo que nos rodeia.
5
Aprender a língua materna
Em sociedade e em contexto familiar; Ouvimo-la e estamos em contacto com ela desde pequenos; Construção da nossa gramática mental; Processo inato – não formal; Primeiro ouvimos e percebemos falamos escola (metaconhecimento).
6
L2 – Língua estrangeira/Língua segunda
A uma língua que é adquirida depois da materna (L1) dá-se a designação de L2 LE contexto de sala de aula Ex: aprender inglês em Portugal LS contexto de imersão Ex: aprender português em Portugal
7
Aprender L2 Não se trata da construção de uma gramática mental, ela já existe para a língua materna; Nova aprendizagem; espera-se que o aprendente aprenda a compreender e a produzir ao mesmo tempo. Quando aprendemos uma L2 já temos estruturados os conhecimentos da nossa língua materna e das vivências socioculturais que lhe estão associadas.
8
Aprender L2 Gramática/funcionamento da língua; Cultura;
- Formas de tratamento - Formas de gentileza ex: Queria um café, por favor Comunicação usamos a língua para satisfazer uma necessidade comunicativa.
9
Fatores envolvidos na aprendizagem de uma L2
Conhecimentos prévios; Proximidade genética e tipológica entre as L1 e L2; Oportunidades de aprendizagem e uso; Características pessoais do aprendente: Aptidão, interesse, motivação e personalidade, objetivos da aprendizagem…
10
Conclusão A lingua é o principal meio de interação do homem com os que o rodeiam Forte componente comunicatica; Aprender L1 é diferente de aprender uma L2; A aprendizagem de uma L2 é um processo que exige trabalho, motivação e interesse, que se traduz em crescimento e conhecimento.
11
"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo" Ludwig Wittgenstein
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.