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ABORDAGEM COGNITIVISTA

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Apresentação em tema: "ABORDAGEM COGNITIVISTA"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGEM COGNITIVISTA
EQUIPE: VILAR VINÍCIUS BORGES LUZ ENRICO CASTELO BRANCO AUGUSTO

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Abordagem cognitivista – Estudar cientificamente a aprendizagem. Processos centrais (organização do conhecimento, processo de informações, estilo de pensamento, comportamentos relativos a tomada de decisão) É uma abordagem predominantemente interacionista. Seus principais representantes são o suíço Jean Piaget e o norte- americano Jerome Bruner. PIAGET ( ) estudou inicialmente BIOLOGIA, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA e EDUCAÇÃO. A TEORIA COGNITIVA foi criada por PIAGET para explicar o Desenvolvimento cognitivo humano. De acordo com essa teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 fases: (1) SENSÓRIO MOTOR; (2) PRÉ-OPERACIONAL; (3) OPERATÓRIO CONCRETO E (4) OPERATÓRIO FORMAL.

3 HOMEM E MUNDO Pelo fato da TEORIA COGNITIVISTA ser tratada numa perspectiva interacionista → HOMEM e MUNDO são analisados conjuntamente. Noção de DESENVOLVIMENTO do ser humano por fases, onde estas estão INTER- RELACIONADAS. Cada estágio envolve um PERÍODO DE FORMAÇÃO e um de REALIZAÇÃO. Cada estrutura constitui a REALIZAÇÃO DE UM ESTÁGIO e o COMEÇO DO ESTÁGIO SEGUINTE, simultaneamente, conduzindo a formação de um novo processo evolucionário. As estruturas precedentes tornam-se parte das estruturas posteriores. O homem muda o meio ao mesmo tempo em que este modifica o homem – visão interacionista. Para a Abordagem Cognitivista o ERRO é muito importante para a aprendizagem.

4 SOCIEDADE E CULTURA Fatos sociológicos variam de grupo a grupo de acordo com o nível mental médio dos componentes Desenvolvimento ontogênico – possível autonomia Moral – contrução gradual – de regras impostas à contrato social – saatisfação do grupo Democracia – gradual – superação do egocentrismo do homem – não é o final

5 CONHECIMENTO Para os epistemólogos genéticos, conhecimento é considerado como uma construção contínua; A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo; “Conhecer é, pois, assimilar o real às estruturas de transformações e são as estruturas elaboradas pela inteligência enquanto prolongamento direto da ação” (Piaget. 1970ª, p. 30) Quanto a aquisição do conhecimento, Piaget admite, pelo menos duas fases Fase exógena – constatação, cópia, repetição Fase ENDÓGENA – compreensão das relações, das combinações Pressupõe uma abstração reflexiva ou empírica

6 CONHECIMENTO As estruturas mentais ou as estruturas orgânicas – nem inatas, nem determinadas pelo meio, mas produto de uma construção; Não há um começo absoluto – gênese e estrutura Desenvolvimento humano é determinado: 1 Pelas maturações internas do organismo 2 Pelas aquisições vinculadas à experiência (a-b-c) 3 Pela estimulação ou imposição do meio externo social (a-b) 4 Pelas equilibrações processadas nas reestruturações internas, ao longo da construção sequencial dos estágios. Diferença básica entre desenvolvimento e aprendizagem – processos indutivos -> “formas de pensamento” aplicadas ao mundo físico.

7 EDUCAÇÃO Objetivo da educação Educação como processo de socialização
Conjunto de relações de reciprocidade

8 ESCOLA Escola Piagetiana: entre a cooperação e a formação/desenvolvimento intelectual. Diretrizes da escola Piagetiana: trabalho em grupo, diretividade sequencial e consecução de alto nível de interesse pela tarefa. “Escola do Pensamento” (Furth & Wachs).

9 A Concepção Piagetiana
ENSINO-APRENDIZAGEM A Concepção Piagetiana Comporta possibilidades de novas indagações; Assimilação de objetos a esquemas mentais; O ENSINO deve assumir diferentes formas durante o desenvolvimento; O aprendizado depende da esquematização do presente – estágio atual e relacionamento atual com o meio.

10 CATEGORIAS DE APRENDIZAGEM
As das ações enquanto conteúdo; As das ações enquanto formas; As das sucessões físicas; As das formas aplicadas nas sucessões físicas;

11 Metodologia do ensino cognitivista
- Não existe um modelo pedagógico, mas sim uma teoria de conhecimento; - A construção da inteligência por meio da troca do organismo com o meio; - Operações pelo aluno, baseado na investigação; - O trabalho em equipe é fundamental no processo de socialização do individuo; - A necessidade do desafio, desequilíbrio, a criação de novos objetivos;

12 - A necessidade em conhecer as estruturas de conhecimento para que se possa construir uma sequencia epistemológica; - Criação do próprio material. A apresentação de situações que levaram a problemas, que desencadeiam em outros; - O trabalho deve ser apresentado a partir de situações que geraram investigação por parte do aluno; - As experiências não devem ser feitas na frente do aluno. Devem ser feitas pelo aluno; - Respeitar o ritmo individual do trabalho adaptando a realidade do aluno, com os programas, técnicas, horários suficientemente flexíveis para ajudar na assimilação do conhecimento do aluno. ­­­­­

13 AVALIAÇÃO Segundo PIAGET, o conhecimento começa a partir do instante em que é COMUNICÁVEL e CONTROLÁVEL, NÃO MENSURÁVEL Avaliação QUALITATIVA, com ênfase para vários critérios Sem pressão no sentido de desempenho acadêmico e padronizado no desenvolvimento cognitivo do ser humano

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Abordagem Cognitiva difere de forma acentuada da abordagem comportamentalista, pois, nega o mecanismo de justaposição dos conhecimentos no desenvolvimento da aprendizagem


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