A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4

2 Balanced Scorecard O BSC é uma ferramenta de gestão que traduz a estratégia organizacional para indicadores de desempenho capazes de mensurar dimensões não financeiras, como satisfação do cliente ou eficácia dos processos operacionais, e proporcionar uma gestão inovadora, que busca a criação de valor e o engajamento dos stakeholders, como clientes, acionistas, gestores, funcionários, sindicatos e fornecedores.

3 Balanced Scorecard De acordo com Graziano (2009), para a prática do BSC, o gestor deve seguir quatro etapas: Traduzir Missão, Visão e Valores; Traduzir a estratégia organizacional (quais são os objetivos organizacionais?): traduzir os objetivos estratégicos em objetivos específicos e identificar os pontos fortes que a empresa apresenta para alcançá-los, em que cada parte envolvida determina as medidas para o scorecard, alinhadas aos objetivos organizacionais;

4 Balanced Scorecard Planejar e estabelecer metas: estabelecer as metas e o orçamento relacionado para que as metas contribuam para o atingimento dos objetivos organizacionais; Receber feedback estratégico: aprender pelo retorno em relação às medidas do scorecard, promovendo a avaliação do desempenho.

5 Balanced Scorecard Williams (2016) comenta que para praticar o BSC, os gestores devem adotar quatro perspectivas: Financeiras: controles orçamentários, de fluxo de caixa e valor econômico agregado (EVA - Economic Value Added). O balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e os índices financeiros demonstram a situação financeira, de lucros ou perdas e de liquidez da empresa no presente. O EVA representa o custo do capital investido, ou seja, o quanto os lucros excedem o capital em cada área da empresa.

6 Balanced Scorecard Dos clientes (ou consumidores): controles da satisfação e da perda de clientes. A identificação das razões pelas quais os clientes vão embora pode ser uma oportunidade para a empresa tomar medidas corretivas visando solucionar o problema, trazer os clientes de volta e conquistar novos clientes.

7 Balanced Scorecard Internas: estão relacionadas ao controle da qualidade, considerando os processos, as decisões e as ações gerenciais e dos trabalhadores dentro da organização. É a demonstração da excelência da empresa. Pode envolver aspectos ligados à excelência, ao valor e à conformidade quanto às expectativas de qualidade. O gestor deve estar atento aos produtos e aos serviços para garantir a qualidade capaz de agregar valor percebido pelos clientes.

8 Balanced Scorecard De inovação e aprendizado: representa a capacidade organizacional para inovar e aprender, aperfeiçoando e criando valor, pela melhoria contínua de produtos e serviços, a renovação de processos e até mesmo questões ambientais envolvidas na inovação.

9 Balanced Scorecard

10 Feedback efetivo Baldwin, Bommer e Rubin (2008) defendem que para fazer um feedback efetivo, é necessário: Ser específico, focar o problema (não a pessoa), Maximizar o retorno absoluto (não o relativo ou a comparação com os outros), Ser pontual (retornar o mais cedo após a ocorrência), Focar o futuro e incluir sugestões de melhorias.

11 Feedback efetivo Já Williams (2016, p. 225) sugere que “o feedback em 360° pode ser uma opção para suplantar as dificuldades típicas do feedback de desempenho”. O modelo ganha credibilidade por envolver a participação de quatro fontes: O chefe, Os subordinados, Os colegas Os próprios funcionários.

12 Mapas conceituais (Mapas mentais)
Silva (2015) define que os mapas conceituais têm origem no campo de estudo de ensino e surgem como ferramentas para a organização e representação do conhecimento a partir de uma proposta para facilitar a aprendizagem significativa, que utiliza diagramas elaborados a partir de conceitos-chave.

13

14 Gestão de performance Cada vez mais as organizações buscam por modelos de gestão voltados para a valorização dos ativos intangíveis, principalmente os relacionados às pessoas, suplantando o velho modelo de busca por eficiência produtiva.

15 Gestão de performance


Carregar ppt "Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google