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Avaliação de desempenho: geral

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Apresentação em tema: "Avaliação de desempenho: geral"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de desempenho: geral
TEMA 7 Avaliação de desempenho: geral

2 TÓPICOS Avaliação do desempenho no contexto do controle gerencial
Para que serve a avaliação de desempenho? Conceitos relacionados ao desempenho Integração entre a avaliação de desempenho da empresa, da área e do indivíduo

3 Questão Para que fazer avaliação de desempenho?

4 Avaliação do desempenho no contexto do controle gerencial
Escopo real e previsto Processo de planejamento e controle Comparabilidade com o passado: sazonalidade Momento de avaliação Disponibilidade de informações para processo de análise e ações Indicadores Existência do BSC pode facilitar com modelo (incluindo indicadores) Quando não existe BSC separação do que é financeiro e o que não é

5 Avaliação do desempenho no contexto do controle gerencial
FILOSOFIA O NEGÓCIO DA EMPRESARIAL ORGANIZAÇÃO VISÃO MISSÃO OBJETIVOS DE LONGO PRAZO (BSC) AMBIENTE AMBIENTE EXTERNO INTERNO ESTRATÉGIAS ORÇAMENTO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO PROJETOS PLANOS OPER. DE LONGO PRAZO

6 Avaliação do desempenho no contexto do controle gerencial
PRINCÍPIOS GERAIS DE PLANEJAMENTO DIRETRIZES CENÁRIOS PREMISSAS PRÉ-PLANEJAMENTO PLANO DE RECURSOS HUMANOS PLANO DE MARKETING PSPE PLANO DE INVESTIMENTOS ELABORAÇÃO ANÁLISE APROVAÇÃO DISTRIBUIÇÃO CONTROLE ETAPA FINANCEIRA

7 Para que serve a avaliação de desempenho?
Utilidade do processo Efetividade do que foi planejado: previsto x realizado Tendência de resultados Quem está “melhor” e quem está “pior” Lógica de regras e formatos comparáveis (todo e partes) Integração Impactos Ajustes, correções e reforços Feedback Ação interativa (Simons, 1995): oportunidades

8 Conceitos: Horngren,Sundem e Stratton
Eficácia: o grau em que um objetivo, um alvo ou meta é alcançado Eficiência: o grau no qual os insumos são consumidos em relação a um dado nível de produtos ou serviços. O desempenho pode ser eficaz, eficiente, ambos ou nenhum Horngren et al, 2004, 270 Produtividade: é uma medida de produtos divididos pelo insumo. Horngren et al, 2004, 315

9 Conceitos... Eficácia: 1.Planejei vender 100 unidades e vendi 110.
Fui eficaz pois vendi 10% a mais do que previa 2.Planejei gastar R$ 1000 em salários e gastei R$ 900. Fui eficaz pois gastei 10% a menos do que previa Interpretação do “sinal”: quanto mais alto o percentual “positivo”, maior o grau de eficácia

10 Conceitos... Eficiência:
1.Produzi 100 ton de chocolate com 110 ton de materiais (suponha que tanto o nível planejado como o realizado são iguais). Meu nivel de eficiência foi de 90,9% 2.Consumi 160 horas de trabalho para gerar 100 horas produtivas (idem à premissa anterior). Meu nível de eficiência foi de 62,5% Quanto mais alto o percentual, mais eficiente. Quanto mais eficiente em relação ao planejado, melhor.

11 Conceitos... Produtividade:
1.Produzi 100 ton de chocolate com 10 funcionários. Produtividade de 100/10 = 10 unidades por funcionário 2.Faturei R$1000 com equipe de 100 vendedores. Minha produtividade foi de R$ 10 por vendedor Quanto maior, melhor.

12 Conceitos... Lucro como medida de eficácia (Gibson, 1988, 82) a partir dos critérios de eficácia organizacional: Sobrevivência Adaptabilidade Desenvolvimento Produção Eficiência Satisfação Necessidades de equilíbrio entre curto, médio e longo prazos

13 Integração entre a avaliação de desempenho da organização, da área e do indivíduo
Ponto de partida Eficiência Eficácia Descrição Financeiros =Receita – $ =Margem bruta - % =Lucro líquido - $ =RSPL - % =EBITDA - $ Clientes =MKT share - % Processos =% de perdas Aprendizagem/ Crescimento =Treinamento (h) Ano -1 900 42 178 22 378 28 5 800 Prev Real Var 1000 1100 +100 40 200 41 251 +1 +51 25 400 31 451 +6 30 28 -2 5 4 -1 1020 +20

14 Integração entre a avaliação de desempenho da organização, da área e do indivíduo
da área/unidade Avaliação de desempenho do indivíduo

15 Integração entre a avaliação de desempenho da organização, da área e do indivíduo
Lógicas congruentes: sucesso da organização e sucesso dos colaboradores ... mas não iguais Lógicas da organização: relação interna/externa, hierarquia Modelo de gestão e como entende accountability e avaliação de desempenho; Conceitos priorizados: alguém vai ser responsável pelo controle; Principalmente em decorrência do porte, necessidade de mix; Horizontes temporais de alcance das metas; Articulação entre organização, áreas e indivíduos e estratégias de cooperação e competição.

16 Integração entre a avaliação de desempenho da organização, da área e do indivíduo
Exemplos de abordagens: Descrição Vantagens Dificuldades Alinhados (Org, área e indivíduo) Consistência Peculiaridades e potenciais injustiças Até nível gerencial alinhados Foco em “quem pode resolver” Convívio com duas abordagens distintas que podem quebrar a afinidade Topo da pirâmide e “os demais” Foco nos prioritários Acentua o efeito anterior Topo da pirâmide com os indicadores críticos e outro modelo para os demais Segmentação de potencial e impacto Porte, momento e modelo de gestão

17 Integração entre a avaliação de desempenho da organização, da área e do indivíduo
Empresa Área/Unidade Individuo Descrição Financeiros =Receita – $ =Margem bruta - % =Lucro líquido - $ =RSPL - % =EBITDA - $ Clientes =MKT share - % Processos =% de perdas Aprendizagem/ Crescimento =Treinamento (h) Prev Real Var 1000 1100 +100 40 200 41 251 +1 +51 25 400 31 451 +6 30 28 -2 5 4 -1 1020 +20 Prev Real Var 500 550 +50 42 43 +1 110 137 +27 27 210 34 237 +7 35 37 +2 7 5 -2 300 +200 Quanti: depende do nível Quali: capacidade de atuação

18 Questão Para que fazer avaliação se não tenho recursos para recompensar desempenho?


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