A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
Cadete pm pereira jr Cadete pm vitor Cadete pm oliveira Cadete pm rodrigues Cadete pm diego Cadete pm rodrigo

2 PRINCIPAIS TEÓRICOS

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS
ENFOCO NO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL PREOCUPAÇÃO COM O AUTOCONCEITO CONTEÚDOS ADVÉM DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS FIM DA HIERARQUIA E RIGIDEZ

4 MUNDO SEGUNDO ROGERS, O MUNDO É PRODUZIDO PELO HOMEM, PARTINDO DE SUA PERCEPÇÃO, RECEBENDO OS ESTÍMULOS E ATRIBUINDO-LHES SIGNIFICADOS. APESAR DE SER CONSIDERADO ESPONTANEÍSTA, SUA OBRA RELATA MAIS A EXPERIÊNCIA E EXPOSIÇÃO DE IDÉIAS SOBRE O HOMEM, EDUCAÇÃO E VIDA DO QUE A PROPOSIÇÃO DE UMS SISTEMATIZAÇÃO.

5 MUNDO SEGUNDO PAULO FREIRE, O SER HUMANO É CAPAZ DE CAPTAR O MUNDO E TRANSFORMÁ-LO, DESDE QUE LHE SEJA POSSÍVEL OLHAR ESSE MUNDO COM SEU OLHAR, SENDO CAPAZ DE RECRIÁ- LO, TRANSFORMANDO NUM PROJETO DE SOCIEDADE, RECONSTRUINDO SUA CULTURA ATRAVÉS DE UM DEBATE CRÍTICO E CRIATIVO DAS VIVÊNCIAS MULTICUTURAIS ENTRE POVOS E COMUNIDADES DISTINTAS.

6 CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NO PROCESSO DE VIR-A-SER DA PESSOA, INERENTE A ATIVIDADE DA PESSOA HUMANA

7 ALEXANDER SUTHERLAND NEILL
EDUCAÇÃO CARL ROGERS SE OPÕE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA ÉPOCA; EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA; EXEMPLO DE EDUCAÇÃO; AUTODETERMINAÇÃO E AUTOCONFIANÇA. ALEXANDER SUTHERLAND NEILL CENTRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; CRIOU A SUMMERHILL; ‘‘ GOSTARIA DE VER A ESCOLA PRODUZIR UM VARREDOR FELIZ DO QUE UM ERUDITO NEURÓTICO’’.

8 ESCOLA RESPEITA A CRIANÇA TAL QUAL ELA É
OFERECE CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO TORNE-SE PESSOA POSSIBILITA A LIBERDADE DO ALUNO OFERTA CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM A AUTONOMIA DO ALUNO

9 ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO LIVRE E ESPONTÂNEO
APRENDIZAGEM DEVE SER SIGNIFICATIVA, DECORRENDO DO INTERESSE DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS

10 PROFESSOR-ALUNO PROFESSOR DEVE SER FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
ALUNO DEVE APRENDER CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS

11 METODOLOGIA CLIMA FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA OS ALUNOS E PERCEBIDAS COMO MUTÁVEIS PESQUISAS DOS CONTEÚDOS FEITAS PELO PRÓPRIO ALUNO

12 AVALIAÇÃO DESPREZO PELA PADRONIZAÇÃO DO ENSINO AUTOAVALIAÇÃO

13 “Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem”
“Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” (ROGERS, 1986 apud CAPELO, s/d) MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google