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Jogo e Motricidade na Infância
Psicomotricidade Método dirigido e método espontâneo na educação pré-escolar Andreia Santos Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância Jorge Fernandes Fernando Martins Rui Mendes
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Quais os potenciais benefícios do método espontâneo face ao método dirigido?
Não se conhece nenhum estudo realizado nestes parâmetros Metodologias, pressupostamente, mais usadas pelos psicomotricistas
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Espontâneo Dirigido Relação e expressão com os outros
Maior eficácia ou destreza Espontâneo Dirigido Foca-se nos processos Foca-se no produto Liberdade Dependência Adptato do método de Bernard Aucouturier Adptato do método de Vitor da Fonseca Psicomotricista numa posição de escuta ativa Psicomotricista numa posição de comando
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Desenvolvimento sócio-emocional
Escala de problemas de comportamento (EPC) Capacidade de gerir emoções Capacidades Autoconceito (AC) Desenvolvimento sócio-emocional (DSE) Desenvolve-se a partir da interação com os outros Aparência Preditor de saúde mental e desempenho académico Competências Escala de Aptidões Sociais (EAC) Sustenta as exigências cognitivas, afetivas e sociais Constrói- -se a partir das experiências vividas PKBS-2 (Preschool and Kindergarten Behavior Scales) PAI (Escala de Perceção do autoconceito infantil)
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2014 - Universidade do Colorado Atividades menos estruturadas (situações de role-playing, leitura por prazer,…) maior pontuação nos testes de "função executiva“. capacidade para organizar o tempo capacidade iniciar tarefas e atingir metas, sem ordem externa ajudam a construir a autoconfiança e o sucesso Barker JE, Semenov AD, Michaelson L, Provan LS, Snyder RH e Munakata Y (2014) Less-structured time in children's daily lives predicts self-directed executive functioning Front. Psychol. 5: 593. doi: 10,3389/fpsyg
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Amostra Crianças E.E. E.I. Amostra Média ± Desvio Padrão n
Idade dos Participantes 4,1 ±0,8 anos 46 Grupo de Jogo Espontâneo (GE) 4,1± 0,8 anos 17 Grupo de Jogo Dirigido (GD) Grupo de Controlo (GC) 4,0± 0,8 anos 12 Crianças Amostra Média ± Desvio Padrão n Idade dos Participantes 34,9 ± 5,5 anos 46 Grupo de Jogo Espontâneo (GE) 35,6 ± 5,8 anos 17 Grupo de Jogo Dirigido (GD) 33,4 ± 4,4 anos Grupo de Controlo (GC) 35,8 ± 6,2 anos 12 E.E. Amostra Média ± Desvio Padrão n Idade dos Participantes 54,3 ± 2,9 anos 3 Grupo de Jogo Espontâneo (GE) 54,9 ± 2,9 anos Grupo de Jogo Dirigido (GD) 54,2 ± 3,0 anos Grupo de Controlo (GC) 53,6 ± 2,7 anos E.I.
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diferenças estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste ao nível do Grupo de Psicomotricidade Relacional e do Grupo de Controlo.
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Sem diferenças estatisticamente significativas.
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diferenças estatisticamente significativas no Grupo de Psicomotricidade Relacional entre o pré e o pós-teste.
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A espontaneidade da criança pode representar ganhos significativos quanto:
conhecimento da sua aparência; conhecimento das suas capacidades e competências; capacidade de saber gerir emoções e frustrações; diminuição de problemas de comportamento nos vários contextos.
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Obrigada!
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