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SI, organizações e estratégia

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Apresentação em tema: "SI, organizações e estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 SI, organizações e estratégia
Capítulo 1 SI, organizações e estratégia

2 Conceitos Apresentados
Entender a diferença entre tecnologia da Informação (TI) e Sistemas de Informação (SI). Entender o Modelo das Cinco Forças de Porter. Analisar a tecnologia e os Sistemas de Informação sob a perspectiva do Modelo das Cinco forças de Porter. Introduzir os conceitos emergentes de tecnologia à luz da estratégia das organizações.

3 A importância da tecnologia e dos seus sistemas de Informação na gestão dos negócios atuais
Fenômeno da convergência. Uniformização. Tecnologias de comunicação e computação. Transição de sistemas analógicos para digitais. Novas ferramentas e formas de colaboração entre pessoas, organizações e entidades.

4 Conceitos de SI, TI, dado, informação e conhecimento
TI – componentes de hardware e software de um sistema SI – conjunto inter-relacionado de partes que coletam, processam e distribuem informações, de forma organizada e coordenada para apoiar a tomada de decisões. Dado– representações de fatos (letras, números, imagens, sons, nomes, etc., desprovidos de significado. Informação – capacidade de relacionar ao contexto a que pertence, podendo estar associada a uma ação ou regra. Conhecimento é algo intangível, não podendo ser manuseado fisicamente, portanto é necessário transformá-lo em estruturas físicas para que possam ser tratados dentro de processos.

5 Componentes de um Sistema de Informações

6 Fonte: Nonaka e Takeuchi, 1997

7 A elaboração da estratégia de TI baseada no Modelo das Cinco Forças de Porter
As forças podem ser monitoradas por meio da TI, a qual se torna um elemento essencial na manutenção das características da indústria. A TI e o Poder dos Compradores / Fornecedores A TI e a Ameaça de Novos Entrantes A TI e as Barreiras de Entrada A TI e a ameaça de novos produtos ou serviços substitutos A TI e as ameaças da rivalidade entre players existentes no mercado presente

8 As Cinco Forças do Modelo de Porter
Fonte: Porter (1979,2008)

9 A TI e o Poder dos Compradores / Fornecedores
Os sistemas EDI e os sistemas interorganizacionais permitem que o varejista monitore continuamente, junto aos fornecedores, os níveis de estoque de produtos acabados, com o intuito de assegurar as demandas inesperadas. O poder de barganha dos compradores apresenta uma situação similar a dos fornecedores, pelo fato de que em geral o poder é elevado quando: a indústria compradora é mais concentrada que a dos seus fornecedores; as compras são feitas em grandes volumes; os produtos adquiridos têm baixa diferenciação; os clientes detêm muita informação sobre alternativas de mercado; ou quando os clientes têm alta sensibilidade ao preço do produto adquirido.

10 A TI e a ameaça de novos entrantes
A existência de produtos com alto potencial no mercado faz com que as empresas passem a sofrer constantes ameaças de concorrentes oferecendo produtos e serviços similares. A inovação propiciada pela tecnologia pode ser um fator decisivo do novo concorrente para agir sobre a indústria, pois um novo processo tecnológico, seja da produção, seja da comercialização, pode tornar obsoletas as barreiras de entrada criadas pela indústria e inverter as condições determinantes pela represália.

11 A TI e a Barreira de Entrada
As barreiras de entrada na indústria de tecnologia passam a crescer devido à exigência do investimento pesado. Por exemplo, software complexo, elevado nível de rede de computadores e treinamento qualificado são requeridos para a computação em nuvem. Uma característica preponderante da barreira de entrada bem-sucedida é aquela que oferece peculiaridades que levam o cliente a permanecer com determinado serviço ou produto, ou melhor, quanto mais difícil de copiar o serviço mais altas serão as barreiras para a competição. Outra característica é a que estabelece pressão sobre a concorrência como por exemplo, a adoção de tablets para o pessoal de vendas proporcionando velocidade na tomada de decisões.

12 A TI e a ameaça de novos produtos ou serviços substitutos
Os principais elementos de entrada de substitutos são as novas tecnologias e novos conceitos, pela substituição de tecnologia e conceitos ultrapassados, levando a um consequente aumento na lucratividade. Um exemplo representativo disto seria o downloading ilegal de música, substituto aos serviços das gravadoras de músicas que, por sua vez, impulsionou a criação do novo modelo de negócios pela loja virtual iTunes da Apple e pelo seu inovador reprodutor de música iPod. Na indústria automobilística, a introdução de novos modelos requer especificações cada vez mais avançadas com um sistema de produção flexível, e isto só pode ser obtido com a ajuda das novas tecnologia (EDI, RFID) e dos novos sistemas de informação (ERP, SCM, B2B).

13 A TI e as Ameaças da Rivalidade entre players existentes no mercado presente.  
Este cenário é demonstrado pela rivalidade entre os players existentes, muitos players sem diferenciação nos produtos, pela existência de monopólios, operando em um nicho de mercado e pela falta de core capabilities(*) para expandir em outros setores. Neste ambiente de concorrência intensa, a rápida adoção da tecnologia e dos sistemas de informação permite alcançar uma vantagem competitiva por um curto período de tempo até que os seus concorrentes invistam nas tecnologias similares para permanecer na competição. Os sistemas de Informação podem levar os produtos de melhor qualidade a um custo menor e com velocidade maior de entrega aos seus clientes, atendendo as suas necessidades específicas. (*)PORTER, M. E. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, 57, 137, 1979.

14 Impactos Organizacionais e Comportamentais ocasionados pelos Sistemas de Informação
Competitividade e economia global Mudanças constantes Mudanças comportamentais ocasionadas pela introdução da TI Impactos Organizacionais – perda de autonomia, centralização ou perda de mecanismos de controle, flexibilidade x inflexibilidade Criação x diminuição de poder Governança


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