A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
E DESAFIOS PARA BLENDED LEARNING Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande - FURG Presidente da Associação Universidade em Rede – UniRede A apresentação discorre sobre a Inovação em termos de ensino digital, o que transcende a EAD e caminha para a convergência de modalidades ou como se investiga na literatura – o blended learning – aprendizagem mista - metodologias presenciais suportadas pela tecnologia

2 INOVAÇÃO O ensino híbrido está emergindo como uma inovação sustentada em relação à sala de aula tradicional. Sustentada porque combina as vantagens da educação online com todos os benefícios da sala de aula tradicional.  Algumas propostas de organização da aula no modelo de ensino híbrido são consideradas disruptivas em relação às salas de aula tradicionais. Isso porque elas não incluem a sala de aula tradicional em sua forma plena e tendem a ser mais difíceis para adotar e operar. >>

3 DOMÍNIOS NORTEADORES MOBILIDADE CONECTIVIDADE COLABORAÇÃO TECNOLOGIA
GESTÃO PEDAGOGIA METODOLOGIA Quando se fala em INOVACAO, 3 dominios norteadores devem ser pensados: tecnologia, gestao e pedagogia – aspectos de mobilidade, conectividade e colaboração devem estar contemplados COLABORAÇÃO

4 INOVAÇÃO Etapas que devem ser planejadas para se pensar a inovação

5 QUAL CAMINHO?

6 Gestão, Pedagógica e Tecnológica
AUTONOMIA AUTOMAÇÃO INOVAÇÃO Gestão, Pedagógica e Tecnológica

7 COMO CHEGAR LÁ?

8 Inovação de Gestão

9 Estrutura SEaD/FURG Estrutura da SEaD/FURG

10 Inovação Pedagógica

11 Curso Ciências Interdisciplinar
Trabalho colaborativo entre as áreas do conhecimento e na organização da proposta pedagógica pelos docentes do curso O curso de Ciências na modalidade a distância apresenta inovações no que se refere ao trabalho colaborativo entre as áreas do conhecimento e na organização da proposta pedagógica pelos docentes do curso. O curso é organizado por interdisciplinas (conjunto de três disciplinas), em que os professores atuam coletivamente na produção de material e interação em um único espaço virtual de aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem do curso EaD possibilita que os professores atuem de forma interdisciplinar na construção da proposta pedagógica e realizem o processo de formação em conjunto na mesma “sala de aula”, superando o modelo fragmentado e convencional do ensino disciplinar.

12 Pesquisa-Formação Online de Professores em Ciências
Criação da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências – PPGEC/FURG Abrange uma comunidade de professores da Educação Básica e da Universidade. Atividades com os participantes geograficamente distantes Proposta emergente da tese de doutoramento sobre na EaD – Parceria entre PPGEC com a SEaD/FURG Disponível em:

13 PIBID a distância Cursos de Licenciatura em Ciências e
Letras – Espanhol na modalidade a distância envolvimento dos estudantes da EaD em projetos de ensino na FURG Encontros virtuais, atividades e relatos digitais das experiências de inserção na escola A experiência de oferta do PIBID nos cursos de Ciências e Letras – Espanhol na modalidade a distância tem se apresentado como uma proposta pedagógica inovadora de envolvimento dos estudantes da EaD em projetos de ensino na FURG. Os encontros são realizados semanalmente por web conferência e os relatos de experiência de inserção na escola são registrados no moodle através do webfólio. Os resultados preliminares desta experiência apontam para a contribuição desta ação inovadora para fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes e a diminuição da evasão do curso no polo em que o projeto é ofertado

14 Brinquedoteca Digital
Ateliê da Infância Virtual ) Brinquedoteca Digital Projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Educação da Infância – NEPE, em parceria com a SEaD Inicialmente um espaço físico com brinquedos, jogos e a organização de atividades pedagógicas para a formação inicial e continuada de professores, bem como para a promoção de interações lúdicas na infância O Ateliê da Infância é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Educação da Infância – NEPE, financiado pelo PROEXT. É um espaço físico com brinquedos, jogos e a organização de atividades pedagógicas para a formação inicial e continuada de professores, bem como para a promoção de interações lúdicas na infância. Este Ateliê está localizado no anexo do prédio 04 do Campus Carreiros da FURG. A partir da experiência do curso de Pedagogia na EaD, emerge a necessidade de criar um Ateliê da Infância em ambiente virtual para a formação dos estudantes EaD que não tem acesso ao espaço físico do Ateliê. Com a parceria entre o NEPE e a SEaD, este espaço está em processo inicial de construção e servirá de repositório de vídeos, atividades pedagógicas, jogos virtuais e ferramentas de criação de objetos virtuais para a infância. A construção deste ambiente virtual servirá como uma possibilidade diante da exigência de brinquedoteca nos polos presenciais, apontada como item na avaliação dos cursos de Pedagogia a distância e que ainda não se constitui como uma realidade nos polos parceiros da FURG.

15 Curso on line para professores do ensino superior
A experiência dos docentes nos cursos EaD tem proporcionado um novo olhar sobre o uso das tecnologias no ensino superior Transformação do AVA em um ambiente de criação e de mediação pedagógica, com Interação significativa entre docentes e estudantes Superação do uso instrumental do ambiente virtual como simples repositório de textos O interesse dos docentes da FURG em utilizar as tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino presencial e a necessidade de incentivar a produção de material e aperfeiçoar as metodologias de ensino nos cursos a distância, são algumas das demandas para a formação continuada de professores no ensino superior. Tendo em vista o envolvimento dos docentes em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e as dificuldades apontadas por estes profissionais na participação das oficinas promovidas pela SEaD, surgiu a necessidade de criação de um curso on line para professores do ensino superior. Este curso está em processo de elaboração, e terá como foco o uso das tecnologias digitais no ensino presencial e a produção de material para o ambiente virtual nos cursos e ações na modalidade a distância.

16 Inovação Tecnológica

17 RadioWeb Projeto que está sendo implementado para
diversificar os materiais midiáticos de comunicação com/entre os estudantes Programas com conteúdos, entrevistas. música, entre outros

18 Proposta de Inovação - Projeto Edital03-CAPES
HUMANO TECNOLOGIA INTELIGENCIA PRÁTICA Implantação de Curso On-line aberto e massivo Laboratórios Virtuais Jogos Educacionais interativos integrados ao AVA Rádio Web Atualmente o modelo de cursos a distancia é semi-presencial e operacionalizado via programa UAB – O Grupo de Pesquisas da Secretaria de Educação a Distância vem discutindo a elaboração de um curso online e totalmente a distância – no intuito de promover um modelo de educação aberta e online... Através de tecnologias de realidade virtual e mista estão sendo propostos em tese de doutorado e dissertação de mestrado Ambientes virtuais para experimentação laboratorial – a SEaD em parceria com o Centro de Ciências Computacionais pretende aplicar estes estudos em curso de EaD... Atualmente o ambiente virtual de aprendizagem Moodle restringe as possibilidades de interação e produção de material interativo, novas ferramentas vem sendo discutidas na Secretaria de Educação a Distância para prover cursos em plataformas interativas

19 Produção do Material Educacional Digital
Mapa estratégico para integrar e potencializar as ações de produção do Material Educacional Digital Implantação de Curso On-line aberto e massivo Laboratórios Virtuais Jogos Educacionais interativos integrados ao AVA Rádio Web Atualmente o modelo de cursos a distancia é semi-presencial e operacionalizado via programa UAB – O Grupo de Pesquisas da Secretaria de Educação a Distância vem discutindo a elaboração de um curso online e totalmente a distância – no intuito de promover um modelo de educação aberta e online... Através de tecnologias de realidade virtual e mista estão sendo propostos em tese de doutorado e dissertação de mestrado Ambientes virtuais para experimentação laboratorial – a SEaD em parceria com o Centro de Ciências Computacionais pretende aplicar estes estudos em curso de EaD... Atualmente o ambiente virtual de aprendizagem Moodle restringe as possibilidades de interação e produção de material interativo, novas ferramentas vem sendo discutidas na Secretaria de Educação a Distância para prover cursos em plataformas interativas

20 Discussões EDUCAÇÃO NÃO É ABERTA
GERAÇÃO DE DIFERENTES FORMATOS – (PORTABILIDADE PARA MOOCS) EDUCAÇÃO NÃO É ABERTA DISPOSITIVOS MÓVEIS VERSÃO OFFLINE ALTO NÍVEL DE INTERAÇÃO MATERIAIS INTUITIVOS NUVEM

21 QUAIS ESTRATÉGIAS PARA
Discussões QUAIS ESTRATÉGIAS PARA PROPICIAR A INOVAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM???

22 AUTORIA AUTONOMIA AUTOMAÇÃO

23 OBRIGADA! Contatos


Carregar ppt "INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google