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CENTRO DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS

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Apresentação em tema: "CENTRO DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS
MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO CENTRO DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS Quebrando as barreiras ao investimento

2 O Que é o Centro de Informação de Negócios :
Implementado no MIC Instrumento usado pelo Governo nas suas diferentes estratégias de combate a pobreza absoluta Melhorar os lugares que o país ocupa no “Doing Business” Responder as expectativas do sector privado Captação dos investimentos nacionais e estrangeiros, dinamização da produção e promoção de PME´s

3 O Centro de Informação de Negócios
O CIN não é um instrumento apenas ao serviço do MIC, é veículo no interesse comum, envolve outros Ministérios e Instituições públicas; O seu sucesso depende da colaboração de todas instituições envolvidas. Apela-se a uma coordenação e colaboração inter-ministerial

4 Finalidade Números Prestar informações via telefone e por e-mail
Das 7:30h as 15:30h

5 Como funciona Base de dados com a informação sobre os procedimentos e outros requisitos de licenciamentos de actividades económicas; 2. Telefone : Cada operador tem disponível a base de dados no seu computador e acede através de uma aplicação informática; Questionado sobre determinado assunto; Com um click visualiza a informação; 3. As questões recebidas por esta via são respondidas diariamente.

6 O que o investidor pretende saber?
Para Licenciamento É preciso requerimento? Ou existe um formulário? Se sim, a quem é dirigido e onde submeter? Se não, como fazer? Os Documentos a juntar ao requerimento O Tempo necessário até á resposta As Taxa a pagar e onde pagar Validade da licença Renovação (passos)

7 O que temos na aplicação
CENTRO DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS Serviço de atendimento ao investidor BOM DIA/BOA TARDE, Em que lhe podemos ser ùteis ? Minas Ministérios Turismo Vistos Alfândegas Industrial Comércio Ambiental Municípios Energia Transportes Expl. Florestal DUAT Obras públicas Legislação Constit. da sociedade Pescas Expl. Pecuária Caça KEBRANDO AS BARREIRAS AO INVESTIMENTO FluxJustiça Endereços++ M.Trabalho Impostos Fom.Pecuário

8 Porquê Um Centro de Informação de Negócios ?
Primeiro contacto dos potenciais investidores (via telefone ou ), sem precisar de se deslocar. Centralização da informação e seu fornecimento em tempo útil, de forma breve e pouco onerosa. Potenciar aos operadores económicos de um espaço de reserva de informação. Eliminar ambiguidades que possam remeter a situações de discriminação, encorajamento a corrupção

9 Registo de Chamadas telefónicas/E- Mails
Registo de até ao dia 30/03/07 Registo de Chamadas telefónicas/E- Mails N/O Período Número de Chamadas Telefónicas Numero de E -Mails Total de Pedidos % 1 Agosto 2006 206 - 32 2 Setembro 96 16 3 Outubro 101 10 111 18 4 Novembro 44 06 50 8 5 Dezembro 100 08 108 17 6 Janeiro 2007 35 02 37 7 Fevereiro 43 53 Marco 40 TOTAL 665 709 Fonte: CIN

10 Chamadas de Agosto2006/Fevereiro 2007
Evolução das chamadas telefónicas Evolução de de e - mails

11 Constrangimentos a ultrapassar
Prazos injustificadamente longos : Fraco domínio pelos funcionários das disposições que norteiam os processo (demora na tramitação do processo) Centralização dos poderes, a maior parte de processos ainda são decididos pelo Ministro de tutela (demora na decisão) Requisitos e procedimentos desajustados a ideia de melhoramento do ambiente de negócios: As Legislações densas e com bastantes requisitos Incompatibilidade de alguns requisitos e procedimentos com o actual estágio de desenvolvimento do mercado

12 Alternativas de simplificação e melhoramentos
Supressão dos passos desnecessários Eliminação dos requisitos desajustados a política de melhoria do ambiente de negócios Descentralização dos poderes (poder de decisão para as Direcções Provinciais) Cruzamento da informação nas diferentes fontes (Portal do Governo, BAÚs e Sites dos diversos Ministérios) Compatibilização das legislações com o actual estágio de desenvolvimento do mercado

13 Desafios Harmonização e uniformização de procedimentos
Maior coordenação e Colaboração inter-sectorial Cruzamento da informação nas diferentes fontes (Portal do Governo, BAÚs e Sites dos diversos Ministérios) Mudança de atitude e mentalidade dos funcionários públicos Definição de uma estrutura única e estratégia comum na implementação dos programas Reduz o tempo que se levaria para juntar toda a documentação; Reduz os custos de investimento (desonera o investidor da realização de viagens e outras delongas ).

14 E-mail de trabalho: infonegocios@mic.gov.mz
Muito obrigado de trabalho: M. Hortense Uetela


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