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Unidade 3 – Liderança e Motivação

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Apresentação em tema: "Unidade 3 – Liderança e Motivação"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 – Liderança e Motivação
Chiavenato, Idalberto. Teoria Geral de Administração Unidade 3 – Liderança e Motivação

2

3 “Que sorte para os ditadores que os homens não pensem.” Adolf Hitler

4 Conceitos de liderança

5 (ROBBINS, 2002, p. 168) Um dos conceitos de liderança muito conhecido é verificado com a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos como diz: “A origem desta influência pode ser formal, como a conferida a um alto cargo na organização, ou não. A liderança não sancionada é aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização é geralmente tão importante quanto a influência formal, ou até mais.”

6 (SOUZA, 2000, p. 35) “É necessário aprender a liderar em situações nas quais não temos a autoridade formal do comando. O teste de fogo do líder está em comandar pessoas fora da sua equipe. Quando tiver que liderar seus pares. Ou o seu chefe. Ou seja, quando tiver que liderar para os lados ou para cima.”

7 (RATTNER, 1998, p. 49) “(...) apesar da escala e extensão da ação do líder poder variar de um contexto ao outro, de acordo com a tradição cultural, religião, costumes, problemas sociais e econômicos específicos de sua região, forte ênfase deve ser colocada nas tecnologias de comunicação e habilidades motivacionais e organizacionais dos futuros líderes, para capacitá-los a agir como "formadores de equipes", animadores e mediadores de conflitos.”

8 (SROUR, 1998, p. 28) “(...) enquanto o mando, em última instância, opera com meios físicos para obter apoios e obediências, e acena sempre com o espantalho da imposição, a influência opera com meios cognitivos para obter adesões e conformidade, e corresponde à persuasão e ao convencimento. Assim, a influência depende sempre do consentimento dos outros.”

9 (BLANCHARD, 1995, p. 56) Abordagem sobre a flexibilidade como um dos fatores de eficácia da liderança. “Deve-se atuar de acordo com a situação. A Liderança Situacional reconhece a existência de dois comportamentos envolvidos na liderança: o comportamento autocrático ou diretivo e o comportamento democrático ou de apoio.” Considera quatro estilos de liderança dentro da Liderança Situacional: Direção, Treinamento, Apoio e Delegação. A aplicação de cada um dos quatro estilos depende do grau de maturidade da equipe ou do colaborador. A liderança sob conceito de Empowerment foi introduzida por Blanchard et al. (1996. p. 39 e 47). O Empowerment: conceito através do quais os gerentes gradualmente, transferem às equipes de trabalho a responsabilidade e a autoridade condições essenciais para um desempenho superior. O Empowerment não é dar poder às pessoas, mas, antes liberar as pessoas para que possam fazer uso do poder, dos conhecimentos, das habilidades e da motivação que já têm.

10 Premissas para a Liderança Eficaz
Os estudos pioneiros isolaram duas variáveis ou dimensões que determinariam a liderança eficaz, a consideração e a estrutura, sintetizando duas tendências bastante claras das ciências da administração, ou seja, os aspectos humanos (consideração) e aspectos técnicos (estrutura). O estilo ideal seria aquele em que o líder apresentasse alta consideração (relacionamento e comunicação) e alta estruturação (papel ativo no planejamento e direcionamento do grupo).

11 Tipos de Liderança De acordo com Chiavenato (2005), existem três tipos de liderança, que são: Liderança autocrática Liderança democrática Liderança liberal

12 Comparativo de atuação dos líderes ► TIPOS x PROJETO (trabalhos)
Correlação entre os tipos de líderes e sua atuação nas seguintes atribuições: Tomada de Decisão Programação dos Trabalhos Divisão dos Trabalhos Participação do Líder

13 Tomada de Decisões Autocrática: Apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo. Democrática: As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder. Liberal: tal liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

14 Programação dos Trabalhos
Autocrática: O líder determina providências pra a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível pra o grupo Democrática: O próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates. Liberal: A participação do líder no debate é limitada apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitada.

15 Divisão do Trabalho Autocrática: O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho. Democrática: A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas. Liberal: Tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos colegas ficam por conta do grupo. Com absoluta falta de participação do líder.

16 Participação do Líder Autocrática: O líder pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Democrática: O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas. Liberal: O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar o curso das coisas. Faz apenas comentários quando perguntado. Fonte: CHIAVENATO, 2005.

17 Líderes e Liderados nas Organizações
Cenário dinâmico de interações. Objetivos que se desdobram em metas. Busca de resultados através da alocação de ativos tangíveis e intangíveis. Avaliação do desempenho da organização como um todo, verificando o cumprimento dos objetivos. “Uma das alternativas para a análise da eficácia dos estilos de liderança considerados é verificar como os atos de influências em termos da energia despendida pelo líder e grau de controle que esse tem sobre o liderado, atuam no grau de envolvimento desse último.”

18 A Comunicação entre líderes, liderados e organização
Constitui-se como um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. Expressa-se através de códigos (formulação de mensagem e seu envio). Comunicação interpessoal: diversos meios.

19 Enfoque das Relações Humanas sobre a Comunicação
Demonstra graves falhas no processo da comunicação nas organizações, apontando necessidades: ►cultura da participação dos empregados, independentemente do seu nível hierárquico, na solução de problemas da empresa; ►clima de franqueza e de confiança entre todos da organização, visando a melhor condução das tarefas e atividades;

20 Comunicação como atividade administrativa
Principais propósitos: ►Informar e proporcionar às pessoas a compreensão do trabalho, das tarefas; de suas responsabilidades e objetivos determinados pela organização e seus líderes. ►Proporcionar o desenvolvimento e prática de atitudes relacionadas à motivação, cooperação e interação das pessoas com os seus cargos, contribuindo para sua satisfação e conhecimento sobre seus resultados na organização.

21 Redes de Comunicação Pesquisadas pelos autores humanistas a fim de concluir sobre a melhor maneira (the best way) de comunicar. Conclusão: a melhor maneira depende de fatores situacionais, levando às organizações ao desenvolvimento de diversos canais e formas de comunicação para a eficácia nesse processo. Cada rede apresenta diferentes características de eficiência, eficácia, rapidez, ligação, acuracidade, feedback etc.


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