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CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – AULA 1

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Apresentação em tema: "CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – AULA 1"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – AULA 1
PROFESSOR JOSÉ VEIGA DE CARVALHO Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2011 AULA 1

2 CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

3 OBJETIVOS Mostrar a relevância da disciplina na formação do Pedagogo.
Inaugurar uma discussão reflexiva sobre o corpo humano e suas potências histórico-sociais, numa visão de totalidade, e relacioná-lo a uma concepção de Educação Física Escolar de prática de liberdade para sentir, falar,pensar, amar, agir... AULA 1

4 Como perspectiva de estudo, é importante destacar que a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física vislumbra uma favorável compreensão do corpo humano como lugar de aprendizagem e, sobretudo, que ser um corpo é integrar-se nesse mundo de exigências e de possibilidades. AULA 1

5 A disciplina preconiza o envolvimento real dos alunos do Curso de Pedagogia na problematização dos temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais. AULA 1

6 O corpo é o fundamento da Educação Física e ratifica a relevância da disciplina para uma melhor integração de saberes adquiridos e revela, a partir da sua memória, como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social. AULA 1

7 Do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história. Isso porque cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e de participar do mundo. AULA 1

8 A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física, como perspectiva de estudo, busca, em suas proposições: Vislumbrar uma favorável compreensão do corpo humano como um lugar de aprendizagem. - Ratificar que ser um corpo é integrar-se nesse mundo de exigências e possibilidades. AULA 1

9 Pensar a inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso de pedagogia significa criar possibilidades para uma ação pedagógica que favoreça as manifestações corporais vinculadas à história da humanidade e ao papel social do ser humano como produtor da história da existência humana. AULA 1

10 OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA
1- Reconstruir conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas da Educação Física no contexto escolar; 2- Desenvolver uma consciência da prática reflexiva e criadora sobre o lugar do corpo na aprendizagem e na relação crítica e participativa na realidade sociocultural; 3- Definir a Educação Física como cultura corporal do movimento. AULA 1

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
1- Refletir sobre a evolução histórica da Educação Física Escolar e sua implicação no processo pedagógico-educacional; 2- Ressignificar saberes sobre a prática da Educação Física Escolar e sua contribuição curricular para a reconstrução do conhecimento contextualizado e interdisciplinar; 3- Desvelar o sentido humano do corpo como expressão legítima da manifestação do seu pensamento, do seu sentimento e do seu movimento; AULA 1

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
4- Debater como o corpo concreto, presente no espaço escolar, participa das atividades pedagógico-educacionais; 5- Compreender a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem. AULA 1

13 A problematização dos conteúdos da disciplina integrará conceitos estruturantes para a reconstrução das práticas corporais que, a partir da Educação Física Escolar, desconstruirá a idéia dominante do aprendizado corporal enquanto técnica adestradora de corpos objetos. AULA 1

14 Importa para esta disciplina desnaturalizar a idéia de corpo-máquina e ratificar a relevância da Educação Física como área do conhecimento capaz de refletir e promover a educação pelo resgate da história e da cultura corporal, favorecendo o desenvolvimento ecológico humano frente às contradições sociais, promotoras de desejos e fazeres que necessitam ser, cada vez mais, desejos e fazeres mais humanizados. AULA 1

15 As imagens dos corpos nos contextos educativos favorecem refletir e compreender a sua inserção nas diversas situações em que estes se movimentam. Conheça algumas definições de Corpo baseadas na concepção de Gaiarsa (1986). José Angelo Gaiarsa, formado em Medicina e especializado em psiquiatria AULA 1

16 “Corpo é o que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho
“Corpo é o que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho...); alma é o que eu sinto, misturado com o que penso, imagino, quero, desejo, temo e mais coisas, todas elas fundamentalmente ligadas e dependentes do corpo.” (p. 15). AULA 1

17 “Se é verdade que meu corpo me obedece bastante em matéria de movimento, gestos e habilidades manuais, é mentira que eu tenha poder sobre as minhas vísceras, minhas emoções, meus desejos e temores.” (p. 17). AULA 1

18 “O corpo, além de ser um escravo relapso, é deveras um delator. ” (p
AULA 1

19 “Nossa negação do corpo pode nos ser fatal, pois é dele que emergem todas as criações espontâneas da vida.” (p. 80). AULA 1

20 Imagens que contextualizam a frase acima:
Como já dito anteriormente, as imagens dos corpos nos contextos educativos favorecem a reflexão e compreensão de sua inserção nas diversas situações em que estes se movimentam. Imagens que contextualizam a frase acima: AULA 1

21 Calcio Fiorentino A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana. Assim, assimila marcas de cada período histórico que a antecedeu, reconstruindo novas base e referências de expressões e manifestações culturais, favorecendo a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade. AULA 1

22 As discussões e as práticas fundamentadas na Cultura Corporal possibilitam a problematização de questões importantes para o desenvolvimento crítico do aluno e a desnaturalização de alguns conceitos como, por exemplo, o de que a competitividade individualista dos tempos atuais é inata ao ser humano (PARANA, 2006, p.11) AULA 1

23 Importa para esta disciplina desnaturalizar a idéia de corpo-máquina e ratificar a relevância da Educação Física como área do conhecimento capaz de refletir e promover a educação pelo resgate da história e da cultura corporal, favorecendo o desenvolvimento ecológico humano frente às contradições sociais, promotoras de desejos e fazeres que necessitam ser, cada vez mais, desejos e fazeres mais humanizados. Peter Bruegel, A dança do casamento, Óleo sobre tela,119,4x157,7 cm.Detroit Institute of Art detroit. AULA 1

24 O corpo em movimento que vive, percebe e representa sua condição de existente no mundo está em constante processo de aprendizagem, fundamentada em concepções distintas sobre a política, a ética, a estética... que compõe o cenário social que prescreve a prática pedagógica. SEURAT, GEORGES. O Circo, 1891. Óleo sobre tela, 180 × 148 cm; Louvre, Paris ( ou museu do Louvre) AULA 1

25 Ninguém escapa da educação
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. (BRANDÃO, 1985, p. 7.) AULA 1

26 Pode-se afirmar que a inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do Curso de Pedagogia compreende a reflexão crítica sobre o processo do ensino e da aprendizagem dos conteúdos da Cultura Corporal no tempo e no espaço do desenvolvimento ecológico humano. Acredita-se que o corpo em movimento está inserido nas estruturas do desenvolvimento da história do mundo e suas implicações relacionais marcadas pelos diferentes períodos da evolução humana. AULA 1

27 SÍNTESE DA AULA: Nesta aula, você:
Diferenciou a existência de um corpo que em si mesmo é biológico e social, individual e coletivo; Observou que o corpo não é único, que conta diferentes histórias e que se produz e se reproduz mediante aos encontros sociais; - Identificou que o corpo como objeto da Educação Física pode se constituir como sujeito da história. AULA 1


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