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TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

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Apresentação em tema: "TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Coordenadora: Profª. Monica Rocha Professora Substituta: Profª. Clara Esteves Monitora: Débora Antunes

2 Quais são os transtornos de aquisição de linguagem?
CLASSIFICAÇÕES Quais são os transtornos de aquisição de linguagem?

3 Tipo de Comprometimento (Spinelli, 1983)
Distúrbios Orgânicos: falhas nos órgãos periféricos e falhas no sistema nervoso central Distúrbios Não-orgânicos: questões ambientais e emocionais (privações de estímulos, questões relacionais nos diversos ambientes sociais da criança, imaturidade emocional)

4 Natureza do Transtorno (Silva, 1995)
Primários: afetando áreas diretamente relacionadas com a linguagem Secundários: alterações globais ou não específicas que interferem na linguagem – fatores afetivos e ambientais.

5 Severidade (Zorzi, 2002) RAL fazendo parte de atraso global do desenvolvimento:  Subgrupo A : ausência de condutas simbólicas, comportamento ao nível sensório-motor. Subgrupo B : algum grau de simbolismo em suas condutas, porém defasado em relação ao esperado para a idade.  Retardo simples de linguagem  Crianças ouvintes, com defasagem na aquisição (uso) da linguagem verbal, ainda que revelando um desenvolvimento adequado quanto às condutas simbólicas. Possivelmente associado à fatores sócio-culturais e interacionais.

6 Severidade (Befi-Lopes e Palmieri, 2000)
Retardo do Desenvolvimento da Linguagem: apenas um atraso do desenvolvimento dos diversos subsistemas da linguagem Fator Etiológico: extrínseco ao indivíduo Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem: alteração na sincronia do desenvolvimento dos diversos subsistemas da linguagem Fator Etiológico: intrínseco ao indivíduo

7 Severidade (Schirmer et. al., 2004 )
Atraso na Linguagem – evolução da linguagem segue os padrões normais, porém num ritmo mais lento; Dissociação – diferença entre a evolução da linguagem e as outras áreas do desenvolvimento; Desvio – outras áreas do desenvolvimento estão alteradas além da linguagem;

8 Especificidade (CID-10)
F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares F82 Transtornos específicos do desenvolvimento motor F83 Transtornos específicos mistos do desenvolvimento F84 Transtornos globais do desenvolvimento F88 Outros transtornos do desenvolvimento psicológico F89 Transtorno do desenvolvimento psicológico não especificado

9 Especificidade (CID-10)
Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem – F.80 F80.0: Transtorno Específico da Articulação da Fala Dislalia; Lalação; Transtorno Funcional de Articulação; Distúrbio Fonético... F80.1: Transtorno Expressivo da Linguagem Desvio Fonológico; Disfasia ou afasia de desenvolvimento do tipo expressivo F80.2: Transtornos Receptivo da Linguagem Agnosia auditiva congênita; Surdez verbal; afasia ou disfasia de compreensão (receptiva) F80.3: Afasia adquirida com epilepsia [síndrome de Landau-Kleffner] Perda progressiva das habilidades Expressivas e Receptivas, após ter iniciado o processo de aquisição

10 Especificidade (CID-10)
F84 Transtornos globais do desenvolvimento F84.0 Autismo infantil Fecha o tripé: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo F84.1 Autismo atípico Não fecha o tripé de características e ocorre após os três anos F84.2 Síndrome de Rett unicamente em meninas; desenvolvimento inicial adequado, com perda parcial ou completa da linguagem e das praxias globais e finas F84.3 Outro transtorno desintegrativo da infância Perda das habilidades globalmente F84.5 Síndrome de Asperger Autismo infantil com alto funcionamento

11 Especificidade (CID-10)
F83 Transtornos específicos mistos do desenvolvimento Categoria residual de transtornos nos quais existem ao mesmo tempo sinais de um transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem, das habilidades escolares, e das funções motoras, mas sem que nenhum destes elementos predomine suficientemente para constituir o diagnóstico principal. Esta categoria mista deve estar reservada aos casos onde existe uma superposição importante dos transtornos específicos do desenvolvimento citados anteriormente. Os transtornos mistos se acompanham habitualmente, mas sem sempre, de um certo grau de alteração das funções cognitivas. Esta categoria deve assim ser utilizada para transtornos que satisfazem aos critérios de ao menos duas das categorias F80.-, F81.- e F82.

12 Outras Síndromes SÍNDROME DE TOURETTE SÍNDROME DE DOWN
Começa na infância por volta dos 7 anos e se caracteriza por tiques motores e verbais/vocais (às vezes, acentuados) e também gestos e palavras obscenas, tais como, mexer no nariz das pessoas. SÍNDROME DE DOWN Uma série de características anatômicas espefícicas Desenvolvimento Psicomotor, Cognitivo e da Linguagem vão depender da estimulação e do grau de comprometimento

13 Outras Síndromes SÍNDROME DE WILLIAMS SÍNDROME PERISYLVIANA
déficit cognitivo, mas não linguistico características físicas, principalmente faciais Apesar do déficit cognitivo, elas conseguem acompanhar uma escolar regular com outras crianças que não tem a patologia. SÍNDROME PERISYLVIANA queixa principal de atraso de linguagem sinais pseudobulbares, sendo a epilepsia e o déficit cognitivo sintomas não freqüente Déficit motor

14 CLASSIFICAÇÃO UTILIZADA NO AMBULATÓRIO (ESPECIFICIDADE)
Síndromes variadas Atraso Global do Desenvolvimento Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Distúrbio Específico de Linguagem Desvio (ou Transtorno) Fonológico Atraso Simples de Linguagem


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