Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
CNG P A R N Í B SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
2
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Sistema digestório e suas respectivas funções O que é digestão? é a transformação dos alimentos em substâncias menores e mais simples para que possam ser distribuídas e absorvidas pelas células do nosso corpo.
3
O2 Por que temos que comer?
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções Por que temos que comer? Nosso corpo funciona como um carro; para que ele se mova, é preciso ter um combustível e um comburente. O2 Ou seja, sem o nosso combustível (alimento) e o comburente (oxigênio), nosso corpo não tem ENERGIA para funcionar.
4
VOCÊ USA PARA SUAS ATIVIDADES OU ARMAZENA
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções Quimicamente é isso que acontece. VOCÊ LIBERA NA RESPIRAÇÃO Glicose + oxigênio → gás carbônico + água + ENERGIA VOCÊ USA PARA SUAS ATIVIDADES OU ARMAZENA VOCÊ OBTÉM NA DIGESTÃO VOCÊ OBTÉM NA RESPIRAÇÃO
5
Anatomia do Sistema Digestório
O sistema digestório humano é dividido em duas partes: Tubo digestório. Órgãos anexos
6
O Caminho do Alimento - O Tubo Digestório
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções O Caminho do Alimento - O Tubo Digestório Boca Faringe Esôfago Estômago Intestino Delgado Intestino Grosso Língua Dentes Saliva Duodeno Jejuno Íleo Ceco Cólon Reto Ânus
7
Anatomia dos órgãos anexos
Dentes Língua Glândulas salivares: parótidas, sublinguais e submandibulares. Pâncreas Fígado - Vesícula biliar
9
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Sistema digestório e suas respectivas funções A Boca Abertura de entrada do Tubo digestivo, onde é rodeada pelos LÁBIOS (que auxilia a tomada de alimento). É formada por: Cavidade oral Dentes Língua Ingestão do alimento Mastigação do alimento Lubrificação do alimento Deglutição do alimento Ocorre a 1ª etapa da digestão química. Funções Boca Imagem : Zunge/GNU Free Documentation License
10
CAVIDADE BUCAL
11
Língua (órgão acessórios muscular)
Imagem : Zunge/GNU Free Documentation License CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções Língua (órgão acessórios muscular) funções deglutição; gustação (sentir o sabor dos alimentos); envolver (movimentar) o alimento na saliva .mastigação Úvula funções auxilia na deglutição; auxilia na fonação. Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Grook Da Ogerr/United States Public Domain
12
Na SUPERFÍCIE da LÍNGUA –PAPILAS GUSTATIVAS,
cujas Células IDENTIFICAM os 4 SABORES BÁSICOS; Percepção do GOSTO dos ALIMENTOS Doce – Salgado – Azedo – Amargo
13
DENTES São órgãos acessórios responsáveis pela FRAGMENTAÇÃO dos alimentos. Se diferem entre si quanto ao ASPECTO e a FUNÇÃO:
14
FUNÇÕES DOS DENTES PONTIAGUDO E RASGAM OS ALIMENTOS
EXTREMIDADE ACHATADA E PLANA FUNÇÃO CORTAR OS ALIMENTOS PONTIAGUDO E RASGAM OS ALIMENTOS ACHATADOS E ESPECIALIZADOS EM AMASSAR E TRITURAR ACHATADOS E ESPECIALIZADOS EM AMASSAR E TRITURAR
16
Glândulas Salivares Formadas por: 1 par de parótidas
1 par de sublinguais 1 par de submandibulares (maxilar) FUNÇÃO: Produção e Liberação na cavidade bucal de um fluído chamado de SALIVA.
17
Saliva- produzida pelas glândulas salivares;
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental Sistema digestório e suas respectivas funções Saliva- produzida pelas glândulas salivares; Solução aquosa, de consistência viscosa; Contém a enzima AMILASE SALIVAR ou PTIALINA (responsável pela DIGESTÃO do AMIDO) – TRANSFORMANDO-O em MOLÉCULAS MENORES (GLICOSE); Depois o alimento forma uma massa pastosa BOLO ALIMENTAR, depois é ENGOLIDA. Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Grook Da Tlusťa/Domínio Público e
19
. F A R I N G E
20
. Faringe Canal comum aos sistemas digestório e respiratório (porque se liga a laringe); LIGANDO a boca AO ESÔFAGO. Ajuda no processo de deglutição. Faringe e esôfago (25 cm):
21
O alimento passa pela faringe para entrar no esôfago.
* Por isso, é impossível respirar (ou falar) e comer ao mesmo tempo.
23
ESÔFAGO Tubo fino MUSCULAR (entre 20 e 25 CM de comprimento);
liga a faringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma. Na PARTE SUPERIOR (COMUNICA-SE A FARINGE) Na PARTE INFERIOR (COMUNICA-SE AO ESTÔMAGO); funciona através de movimentos peristálticos; Função: levar o alimento triturado até o estômago (Conduz o bolo alimentar ao estômago)
25
(Paródia: Música “Menina”, de Netinho da Bahia)
funções Saliva produzida pelas glândulas salivares; funções molhar e amolecer os alimentos; digerir o AMIDO pela enzima ptialina. Menina, na tua boca tem ptialina já no estômago tem pepsina pra proteínas degredar. (Paródia: Música “Menina”, de Netinho da Bahia) Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Grook Da Tlusťa/Domínio Público Fonte:
26
A língua empurra o alimento para a faringe
e movimentos musculares, denominados movimentos peristálticos, impulsionam-no para o esôfago; Nesse momento a epiglote (cartilagem) fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias, e depois o bolo alimentar segue para o estômago.
27
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Sistema digestório e suas respectivas funções Se comermos de cabeça para baixo, o alimento vai para o estômago ou para a cabeça? Professor, você pode mostrar esse movimento com uma mea fina e uma bolinha de isopor.
29
O Estômago Bolsa de parede musculosa; ORGÃO MUSCULAR OCO; REVESTIDO
. O Estômago Bolsa de parede musculosa; ORGÃO MUSCULAR OCO; REVESTIDO INTERNAMENTE pela MUCOSA GÁSTRICA (libera suco gástrico) Localizado: no lado esquerdo superior do abdome; Armazenamento de alimentos (adulto cerca de 1,5 a 2 litros de alimento) Ocorre a 2ª etapa da digestão química.
30
-onde apresentam um ANEL MUSCULAR (VÁLVULA/ESFÍNCTERES)
O local onde o ESÔFAGO e o ESTÔMAGO se UNEM, é chamada de CÁRDIA (ESFÍNCTERES)(porque fica muito próxima ao coração); -onde apresentam um ANEL MUSCULAR (VÁLVULA/ESFÍNCTERES) que permite ABRIR e FECHAR o acesso ao ESTÔMAGO; A região (porção inferior) que COMUNICA o ESTÔMAGO e o INTESTINO DELGADO é denominada PILORO (ESFÍNCTERES); -que também apresentam um ANEL MUSCULAR (VÁVULA/ESFÍNCTERES) que REGULA a SAÍDA de alimento do estômago.
34
A parede interna do estômago contém milhões de pequenas glândulas que secretam um líquido chamado de suco gástrico. SUCO GÁSTRICO - solução aquosa – ácido clorídrico HCL – e também várias enzimas, a mais importante é – a pepsina (atua na digestão de PROTEÍNAS); Produz cerca de 2 a 3 litros por dia; Esse VOLUME DE SECREÇÃO é CONTROLADO tanto por IMPULSOS NERVOSOS, como por ESTÍMULOS HORMÔNAIS (hormônio gastrina)
36
Mucosa Gástrica Esses milhões de pequenas glândulas também secretam muco; que ficam nas paredes INTERNAS DO ESTÔMAGO (protege o estômago dessas substâncias ácidas); Ou seja, é recoberta por uma camada de muco, que a protege de agressões do suco gástrico, que é bastante corrosivo. Por isso, quando ocorre um desequilíbrio na proteção, o resultado é uma inflamação da mucosa (gastrite) ou o surgimento de feridas (úlcera gástrica).
37
-Essa produção de muco é abundante e cobre totalmente a superfície interna do estômago, não permitindo o contato do suco gástrico com a parede estomacal. -Quando ocorre esse contato, forma-se no local uma inflamação denominada gastrite (que pode causar dor e muito desconforto); -Na década de 1980 foi descoberta uma bactéria que está sempre presente nos casos de gastrite crônica e de úlceras gástricas: a Helicobacter pylori.
38
O alimento pode PERMANECER no ESTÔMAGO por 4hrs ou mais;
O processo digestivo que acontece no estômago é chamado quimificação. Por esse processo, o bolo alimentar é transformado em uma massa quase líquida, esbranquiçada, chamada de QUIMO. O Peristaltismo do estômago facilita a ação do suco gástrico e empurra o quimo para o duodeno, a região anterior do intestino delgado. O ronco no estômago são os movimentos peristálticos.
40
Intestino delgado Órgão tubular, musculoso e membranoso;
MEDE cerca de 6m de comprimento e 4cm de diâmetro Localizado: cavidade abdominal. Dividido em: duodeno, jejuno e íleo. Ocorre a 3ª etapa da digestão química; Epitélio intestinal rico em Microvilosidades; Responsável pela absorção dos nutrientes;
42
O processo digestório se dá no DUODENO e nas primeiras porções do jejuno;
enquanto as porções mais inferiores e o íleo são responsáveis pela absorção dos nutrientes e algumas vitaminas; A parede do intestino é altamente vascularizada (dessa forma os nutrientes são absorvidos pelas vilosidades); que são pregas que aumentam a área de superfície absorvente.
44
DUODENO Parte INICIAL do Intestino delgado;
A DIGESTÃO do INTESTINO DELGADO acontece por AÇÃO conjunta de 3 SUCOS DIGESTÓRIOS: ENTÉRICO, PANCREÁTICO e BILIAR; -As células intestinais (mucosa intestinal)- secretam o suco entérico (rico em enzimas digestivas, que agem sobre as proteínas e carboidratos); -um vem do PÂNCREAS (suco pancreático); -outro vem do FÍGADO (bile).
45
PÂNCREAS Glândula mista que possui aproximadamente 15 cm de comprimento; LOCALIZADA: sob o estômago; na ALÇA formada pelo duodeno; Se COMUNICA com o DUODENO por um canal, na qual as SECREÇÕES PANCREÁTICAS, são LANÇADAS no INTESTINO; Também PRODUZ importantes hormônios e INSULINA (que controla taxa glicose no sangue) -Ilhotas de Langerhans: secreção endócrina da insulina e do glucagon.
46
SUCO PANCREÁTICO Formando por várias enzimas digestivas que AGEM sobre as PROTEÍNAS, GORDURAS E CARBOIDRATOS; Solução AQUOSA ALCALINA (BICARBONATO DE SÓDIO)- neutraliza a acidez do QUIMO e ELEVA o PH do conteúdo intestinal em torno de 8 a 8,5.
49
FÍGADO
51
Vesícula biliar
52
Outra SECREÇÃO que ATUA no DUODENO é a BILE (suco biliar)
PRODUZIDA pelo FÍGADO e ARMAZENADA na VESÍCULA BILIAR; É LIBERADA para o DUODENO pelo CANAL COLÉDOCO; É uma SECREÇÃO de cor ESVERDEADA, que NÃO contém enzimas; Contém os SAIS BILIARES ( que transformam as gorduras (lipídios) em gotículas (dissolvendo-as);
54
Cálculos biliares
55
JEJUNO E ÍLEO Compõem a MAIOR parte do intestino delgado;
Onde ocorre a ABSORÇÃO dos ALIMENTOS; Sua parte FINAL--- INTESTINO DELGADO--- COMUNICA-SE ---- INTESTINO GROSSO (tem uma válvula, o esfíncter ÍLEOCECAL);
57
Intestino Grosso Última porção do tubo digestório; NÃO APRESENTA MICROVILOSIDADES; NÃO SECRETA SUCOS DIGESTIVOS; Tubo muscular com parede mais espessa que o intestino delgado. Apresenta cerca de 1,5m de comp. e 7 cm diâmetro; Dividido em: - CECO - CÓLON – ASCENDENTE, TRANSVERSO, DESCENDENTE - RETO - ÂNUS FUNÇÃO de Reabsorção de água e sais minerais; Síntese das vitaminas k e B2 por ação microbiana (flora intestinal); Formação do bolo fecal;
59
Para que serve o apêndice?
Por muito tempo buscou-se entender a função do apêndice no organismo. serve de abrigo para bactérias intestinais que auxiliam na digestão; evitam infecções. em seu interior existe uma grande concentração de linfócitos (células de defesa); Isso indica que o apêndice tem alguma relação com o sistema imunológico. Os linfócitos começam a se acumular no apêndice logo após o nascimento do indivíduo; se o apêndice for retirado, a sua ausência não causa nenhum prejuízo, anomalia ou deficiência ao organismo; *Enquanto as funções do apêndice não eram conhecidas, ele foi considerado um órgão vestigial. Os órgãos vestigiais são aqueles que com a evolução ficaram fora de uso devido à adaptação aos novos estilos de vida, diferentes dos antepassados mais primitivos.
60
. Apendicite é uma doença que afeta o apêndice e desencadeia dor no quadrante inferior direito do abdome. O tratamento dessa inflamação é a cirurgia.
62
APENDICECTOMIA
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.