A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia."— Transcrição da apresentação:

1 REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia Leite Machado - EAD Laureate Alexsandra dos Santos Rodrigues - EAD Laureate Ângelo Gomes da Silva – EAD Laureate Magnus Henry da Silva Marques – EAD Laureate Osório Moreira Couto Júnior - EAD Laureate Danilo Santiago Gomes Valentim - EAD Laureate

2 Agenda de apresentação:
Introdução; Problema de Pesquisa; Objetivo; Metodologia; Resultados Obtidos; Considerações.

3 Introdução A ilusão de estar em outra realidade, de poder observar outros espaços com a possibilidade de acompanhar eventos históricos, permite pensar o processo de ensino-aprendizagem baseado na experiência vivida, que não é aquilo que acontece, e sim aquilo que acontece no indivíduo, que o transforma e que o toca. O artigo que aqui se propõe, tem como objetivo demonstrar a viabilidade e contribuição da utilização deste instrumento, a Realidade Virtual na educação - em especial para a modalidade a distância - pois permite a imersão e experimentação do estudante em relação ao conteúdo exposto.

4 Problema de Pesquisa Considerando a possibilidade e oportunidade da experimentação dos conteúdos acadêmicos pelo estudante por meio da Realidade Virtual, este artigo, a título de relato de experiência inovadora, objetivou apontar quais as contribuições deste recurso tecnológico aplicado no processo de ensino-aprendizagem na modalidade EaD.

5 Objetivo Apontar as contribuições deste recurso tecnológico aplicado no processo de ensino-aprendizagem na modalidade EaD. Desse modo, observar se existe uma percepção positiva em relação ao uso dos recursos da tecnologia Realidade Virtual, e se esta permite concluir que esses conteúdos geram imersão e experiências aos estudantes.

6 Metodologia Realidade virtual Segundo Lemos (2002, p. 155):
A RV é um ambiente simulado que permite interações, onde os usuários recebem estímulos corporais. O corpo real migra para um mundo de pura informação. Assim, as tecnologias da RV nos permitem não só olhar uma paisagem, por exemplo, mas experimentar uma interação tátil, como se estivéssemos dentro de um novo mundo. Na educação, a realidade virtual é algo relativamente novo e por se tratar de uma tecnologia que carece de altos investimentos sejam financeiros, sejam de tempo, além da composição de uma equipe especializada na produção dos conteúdos, algumas instituições já utilizam este recurso tecnológico aplicado à educação.

7 Metodologia Atualmente, a IES (Instituição de Ensino Superior) observada conta com vídeos de realidade virtual que são utilizados em diversas disciplinas e cursos, apresentando-se assim como mais um recurso tecnológico que a instituição e o corpo docente e tutorial podem utilizar para ampliar as potencialidades do processo de ensino-aprendizagem e fomento do percurso formativo da comunidade de estudantes em andamento.

8 Metodologia

9 Metodologia

10 Resultados Obtidos Na busca de mensurar os diversos resultados da utilização desta tecnologia, foram aplicados dois testes: um destinado ao corpo docente para identificar qual a percepção dos professores em relação a tecnologia; e outro, aos estudantes, para averiguar se a utilização da tecnologia colabora para uma melhor compreensão dos conteúdos.

11 Resultados Obtidos Todos os itens pesquisados apresentaram perspectivas positivas em relação à utilização da realidade virtual, com destaque no item “Recomendaria a tecnologia para seus colegas” com 92,86%. Isso demonstra que os professores percebem a contribuição que o uso da tecnologia pode trazer para o EaD.

12 Resultados Obtidos Dos estudantes que participaram da pesquisa e experimentaram a tecnologia, 66,67% recomendariam. Isso indica que eles percebem a contribuição da Realidade Virtual em seu processo de ensino-aprendizagem.

13 Considerações Objetivou-se saber com a pesquisa a relação com as potencialidades pedagógicas da realidade virtual. Partiu-se de um cenário contemporâneo que tem como características um fluxo veloz de informações e constantes mudanças de cenários, relacionando estes aspectos com um modelo de educação (baseado na transmissão de informações) que já não dá mais conta de atender aos desejos, anseios e expectativas dos estudantes, uma vez que eles já têm acesso às informações em tempo real. Direcionou-se então o estudo para uma educação que possibilita a experiência e é neste ponto que entra a realidade virtual e sua capacidade de proporcionar a imersão aos conteúdos apresentados.

14 Considerações O simples uso da tecnologia realidade virtual não esgota a questão, mas acredita-se que atualmente não é a distância que separa professor-estudante e estudantes-estudantes, e sim a qualidade do estímulo e possibilidade que este provoca no vivenciar e experimentação. Para o estudante é enriquecedor, uma vez que propicia uma experiência de contato com o conteúdo de modo diferente do habitual. É a oportunidade de compreender o que acontece, na prática, mas sem sair do seu espaço, seja sua casa ou a própria universidade. A metodologia atrai a atenção porque utiliza uma ferramenta nova, incorpora os conhecimentos teóricos e apresenta estes por meio de um processo criativo que estimula a imaginação.

15 Muito obrigada pela oportunidade!
Contato: Muito obrigada pela oportunidade!


Carregar ppt "REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google