A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL ASUNCIÓN – PARAGUAY DISCIPLINA: METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO PROFESSOR: DR. RICARDO BENITEZ RAMIREZ

2 CONCEITO Modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de certos aspectos da realidade (KUHN, 1994); A cada paradigma corresponde uma froma de entender a realidade e encarar os problemas educativos e a evolução processa-se quando srugem novas formas de equacionar as questões impulsionando a que os paradigmas fluam, entrem em conflito na busca de novas soluções para os problemas do ensino e da aprendizagem (COOUTINNHO, 2006)

3 PARADIGMA EDUCACIONAL Um paradigma é uma tentativa de compreender toda uma mutação na forma de produzir conhecimentos ao longo do desenvolvimento da ciência e como estas influenciam a nossa forma de pensar e investigador em educação; A educação, tratando-se de uma área com diversidade de linguagens e logicas no que compete a investigação sobre os seus fenômenos, comporta visões ontológicas distintas, apoiados em princípios teórico-filosóficos; Este espaço é influenciado por modelos da ciência que imperam em cada momento histórico.

4 PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO RESULTA DE VÁRIAS CORRENTES DE PENSAMENTO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E INDUSTRIAL; CARÁTER RECIONALISTA E QUANTITATIVO; ENFATIZA: Determinismo; Racionalidade ; Impessoalidade; Irreflexivilidade Previsão RESULTA DE VÁRIAS CORRENTES DE PENSAMENTO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E INDUSTRIAL; CARÁTER RECIONALISTA E QUANTITATIVO; ENFATIZA: Determinismo; Racionalidade ; Impessoalidade; Irreflexivilidade Previsão PRESSUPOSTOS BÁSICOS OIRGEM NO SÉC. XIX; TENDÊNCIA NATURALISTA E QUALITATIVO; IDEOLOGICAMENTE : deriva do Positivismo e do empirismo. ADOTA UMA POSIÇÃO RELATIVISTA; VALORIZA O PAPEL DO INVESTIGADOR; ADOTA NOÇÕES DE COMPRREENSÃO, SIGNIFICADO E AÇÃO SUJEITO E OBJETO OIRGEM NO SÉC. XIX; TENDÊNCIA NATURALISTA E QUALITATIVO; IDEOLOGICAMENTE : deriva do Positivismo e do empirismo. ADOTA UMA POSIÇÃO RELATIVISTA; VALORIZA O PAPEL DO INVESTIGADOR; ADOTA NOÇÕES DE COMPRREENSÃO, SIGNIFICADO E AÇÃO SUJEITO E OBJETO FILOSOFIA MARXISTA; NÍVEL CRÍTICO E PEDAGÓGICO; CARÁTER EMANCIPATÓRIO E TRASNFORMADORA DAS ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS EDUCATIVOS; IDEOLOGIA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; SABER É PODER; CADA ATOR SOCIAL VÊ O MUNDO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE. FILOSOFIA MARXISTA; NÍVEL CRÍTICO E PEDAGÓGICO; CARÁTER EMANCIPATÓRIO E TRASNFORMADORA DAS ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS EDUCATIVOS; IDEOLOGIA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; SABER É PODER; CADA ATOR SOCIAL VÊ O MUNDO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE.

5 PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO METODOLOGIA QUANTITATIVO MÉTODO DEDUTIVO; CIÊNCIAS FÍSICAS ADAPTADOS AS CIÊNCIAS SOCIAIS; O INVESTIGADOR FORMULA UMA TEORIA, SURGE PROBLEMAS, FORMULA HIPOTESES, RESULTA EM CONCEITOS E VARIÁVEIS; RECOLHA DE DADOS; ESTUDO EM SALA DE AULA; METODOLOGIA: questionários, testes, observação e experimentação. METODOLOGIA QUANTITATIVO MÉTODO DEDUTIVO; CIÊNCIAS FÍSICAS ADAPTADOS AS CIÊNCIAS SOCIAIS; O INVESTIGADOR FORMULA UMA TEORIA, SURGE PROBLEMAS, FORMULA HIPOTESES, RESULTA EM CONCEITOS E VARIÁVEIS; RECOLHA DE DADOS; ESTUDO EM SALA DE AULA; METODOLOGIA: questionários, testes, observação e experimentação. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TEORIA FUNDAMENTADA; DUPLA HERMENÊUTICA; CONSTRUÇÃO INDUTIVA DA TEORIA; O INVESTIGADOR PROCURA PADRÕES, REGULARIDADE RUMO À TEORIA; PAPEL CENTRADO NO INVESTIGADOR; UTILIZA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO; METODOLOGIA: investigação, estudo de caso, pesquisas etnográficas. TEORIA FUNDAMENTADA; DUPLA HERMENÊUTICA; CONSTRUÇÃO INDUTIVA DA TEORIA; O INVESTIGADOR PROCURA PADRÕES, REGULARIDADE RUMO À TEORIA; PAPEL CENTRADO NO INVESTIGADOR; UTILIZA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO; METODOLOGIA: investigação, estudo de caso, pesquisas etnográficas. DESMASCAR AS IDEOLOGIAS QUE SUSTENTAM O STATUS SOCIAL; INTERVIR DE FORMA ATIVA PARA MODIFICAR A SITUAÇÃO ANTERIOR; SEMELHANÇAS METODOLOGICAS COM O PARADIGMA FENOMNOLOGICO; METODOLOGIA: perspectiva a mudança e a tomada de decisões com base na investigação-ação. DESMASCAR AS IDEOLOGIAS QUE SUSTENTAM O STATUS SOCIAL; INTERVIR DE FORMA ATIVA PARA MODIFICAR A SITUAÇÃO ANTERIOR; SEMELHANÇAS METODOLOGICAS COM O PARADIGMA FENOMNOLOGICO; METODOLOGIA: perspectiva a mudança e a tomada de decisões com base na investigação-ação.

6 PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO PERDE FORÇA QUANDO APLICADO A CIÊNCIA SOCIAIS – IMPOSSIBILIDADE DE CONHECIEMNTO TOTALMENTE OBJETIVO; O CONHECIMENTO OCORRE POR FORÇA DOS SENTIDOS; RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO LIMITADO; PERDE FORÇA QUANDO APLICADO A CIÊNCIA SOCIAIS – IMPOSSIBILIDADE DE CONHECIEMNTO TOTALMENTE OBJETIVO; O CONHECIMENTO OCORRE POR FORÇA DOS SENTIDOS; RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO LIMITADO; LIMITAÇÕES NÃO INCLUI NOS SEUS OBJETIVOS EXPLICITOS A INTENÇÃO DE MOFICAR O MUNDO, RUMO À LIBERDADE, JUSTIÇA E DEMOCRACIA; TEMPO- DEDICAÇÃO AS VEZES INCOMPATÍVEL EM TERMOS PRÁTICOS E/OU FINANCEIRO; ENVOLVIMENTO DO INVESTIGADOR COM O SUJEITO QUANDO MUITO FORTE PODE INFLUENCIAR NOS RESULTADOS; QUESTÃO DA OBJETIVIDADE NÃO INCLUI NOS SEUS OBJETIVOS EXPLICITOS A INTENÇÃO DE MOFICAR O MUNDO, RUMO À LIBERDADE, JUSTIÇA E DEMOCRACIA; TEMPO- DEDICAÇÃO AS VEZES INCOMPATÍVEL EM TERMOS PRÁTICOS E/OU FINANCEIRO; ENVOLVIMENTO DO INVESTIGADOR COM O SUJEITO QUANDO MUITO FORTE PODE INFLUENCIAR NOS RESULTADOS; QUESTÃO DA OBJETIVIDADE LEITURA DOS FENÔMENOS CONDICINADA PELA RACIONALIDADE INDIVIDUAL; VISÃOANTI- ESSENCIALISTA; A LIGUAGEM UTILIZADA NA INVESTIGAÇÃO INFLUI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. LEITURA DOS FENÔMENOS CONDICINADA PELA RACIONALIDADE INDIVIDUAL; VISÃOANTI- ESSENCIALISTA; A LIGUAGEM UTILIZADA NA INVESTIGAÇÃO INFLUI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS Do ponto de vista metodológico, não há contradição nem continuidade entre investigações quantitativa e qualitativa, sendo apenas de natureza diferente. Do ponto de vista epistemológico, nenhuma das duas abordagens é ais científica do que a outra. A escolha por um paradigma parece estar na observação do objeto cientifico, defrontando as suas características e singularidades.

8 REFERÊNCIAS https://run.unl.pt/bitstream/10362/5287/1/V%C3%A1rios _2010.pdf


Carregar ppt "PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google