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Expectativas e Contrato Psicológico de Trabalho

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Apresentação em tema: "Expectativas e Contrato Psicológico de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Expectativas e Contrato Psicológico de Trabalho
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França Núcleo GQVT FEAUSP EAD 521 Comportamento Organizacional Aula /08/2016

2 O que é O contrato psicológico é um fenômeno psicossocial que ocorre sempre que se constroem vínculos, em que entra em jogo a satisfação de necessidades de duas ou mais partes.

3 Mapeamento de Expectativas
O que eu quero da FEA? 1. 2. 3. Eu FEA Diferença TOTAL

4 Mapeamento de Expectativas
O que a FEA quer de mim? 1. 2 3. Eu FEA Diferença TOTAL

5 Mapeamento de Expectativas
Quem é a FEA?

6 O que são expectativas? O que se quer revelar? Como revelar as expectativas? Por que revelar o Contrato Psicológico. Legitimidade das Expectativas

7 Empresa Pacto Pessoa Predisposições físicas Normas História de vida
Características afetivas e emocionais Ambiente cultural e geográfico Vínculos familiares e sociais Empresa Normas Tecnologia Liderança e poder Valores Produtos/Serviços Clientes/Fornecedores Mercado COMPETÊNCIAS TAREFAS METAS RELAÇÕES FORMAIS RELAÇÕES INFORMAIS

8 Fundamentação Contrato Psicológico do Trabalho:
Duas partes envolvidas: a organização e o indivíduo; Interação e Influência mútua; Contrato informal; Conjunto de expectativas de ambas as partes sobre as ações da outra parte; Essas expectativas acabam regendo os comportamentos.

9 Contrato PSICOLÓGICO DE TRABALHO - Aspecto Individual
PREDISPOSIÇÕES FÍSICAS HISTÓRIA DA VIDA CARACTERÍSTICAS AFETIVAS E EMOCIONAIS EMPREGADO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL LAZER, DINHEIRO, HABITAÇÃO EDUCAÇÃO, FAMÍLIA 16

10 CONTRATO PSICOLÓGICODE TRABALHO - Aspecto Empresarial
NORMAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS TECNOLOGIA REALIZAÇÕES DE TAREFAS OCUPACIONAIS EMPRESA INTER-RELAÇÕES FORMAIS E INFORMAIS VALORES PODER 15

11 Objetivos do conhecimento C.P.T.
conhecer as expectativas relativas ao trabalho em uma determinada organização; aumentar o número de informações sobre as características recíprocas do trabalho; criar vínculos positivos entre a pessoa e a empresa que a contrata; negociar para reduzir expectativas; delimitar de forma clara os papéis e funções; e aperfeiçoar as condições de administração dos conflitos e frustrações.

12 Definições 1 “Trata-se de um conjunto de expectativas que se estabelecem com interesses comuns e, algumas vezes, conflitantes. Handy (1978) situa esse processo como sendo o de perceber quem dá o quê a quem e com referência a quê.”

13 Definições 2 “A idéia de um contrato psicológico denota que há um conjunto não explícito de expectativas atuando em todos os momentos entre todos os membros de uma organização e os diversos dirigentes e outras pessoas dessa organização. (...) Muitas dessas expectativas são implícitas e envolvem o senso de dignidade e valor da pessoa... (SCHEIN, 1996, p. 18).”

14 Satisfação do empregado (SCHEIN, 1968):
o grau em que as aspirações do indivíduo correspondem às aspirações da organização; Parte-se do princípio que cada um conhece as aspirações do outro e desta forma realiza-se um contrato informal em que o indivíduo entra com o tempo dedicado ao trabalho e lealdade e em troca recebe salário e segurança.

15 Natureza dos dados/resultados
conhecimento mais eficiente da cultura organizacional; aculturação mais rápida e menos tensa; melhoria no desempenho profissional; mais receptividade às mudanças; diminuição das especulações, dúvidas e sensações de ameaça; facilitação do projeto de vida no trabalho do empregado com relação à empresa e vice-versa; e fortalecimento do autoconceito e da imagem da empresa.

16 Tipos de Vínculos autoritário participativo aleatório fútil
Em um sentido abrangente, esses ajustes freqüentemente sofrem influências dos argumentos da vida. Isto é, das opções existenciais que as pessoas e as organizações buscam.

17 Questões intergeracionais e CPT
vimeo

18 cinco níveis básicos: o conhecimento; a atitude;
o comportamento individual; o comportamento do grupo; e a institucionalização.

19 Assim como em muitas situações de trabalho existe um contrato legal entre a organização e o indivíduo que declara quem dá a quem o que em consideração a que, também há um contrato psicológico implícito e normalmente não declarado entre o indivíduo e a organização, seja esta uma organização de trabalho, social ou familiar.

20 O contrato psicológico é essencialmente um conjunto de expectativas
O contrato psicológico é essencialmente um conjunto de expectativas. Nós temos um conjunto de resultados que esperamos da organização, resultados que demandarão certa soma de nossas energias e talentos. Similarmente a organização tem seu conjunto de expectativas e sua lista de pagamentos ou resultados que nos dará.” (HANDY, 1993:45)

21 O que mantém o Contrato Psicológico de Trabalho:
A manutenção ou quebra do Contrato depende do consentimento acerca do sistema de autoridade vigente, ética e autonomia entre as partes envolvidas.

22 A verdade em pesquisa é o que o sujeito revela

23 http://www. correiobraziliense. com

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25 O que voce vê? Um músico ou o rosto de uma moça?

26 Fontes bibliográficas:
Limongi-França, Ana Cristina. Comportamento Organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Editora Saraiva, págs. 11 a 22. Schein, Edgar. Psicologia Organizacional. Rio de Janeiro: Printice Hall. Cases apresentados pelos mestrandos


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