A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo"— Transcrição da apresentação:

1 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo

2 Forças Competitivas Toda empresa está inserida num ambiente composto por um conjunto de forças competitivas que determinam o seu nível de retomo ou rentabilidade, sendo que a intensidade dessas forças varia de negócio para negócio. De acordo com Porter, as principais forças competitivas de um negócio são: • entrantes potenciais; • fornecedores; • compradores; • substitutos; • concorrentes.

3 Este conceito de forças competitivas expande a idéia de que a concorrência somente ocorre entre empresas que produzem o mesmo tipo de bem e serviço. De uma certa forma, e, considerando as características inerentes a cada ramo de negócio, compradores, fornecedores, substitutos, novos entrantes também devem ser vistos como concorrentes. É o que Porter denomina de rivalidade ampliada. A seguir está detalhado cada uma das força competitivas.

4

5 ENTRANTES POTENCIAIS São caracterizados por novas empresas que entram para um ramo de negócio com o objetivo de ganhar parcelas de mercado, implicando a diminuição da rentabilidade dos participantes do segmento de negócio.

6 FORNECEDORES Esta força competitiva é caracterizada pelo poder de barganha dos fornecedores sobre as empresas de um ramo de negócio, com ameaças de elevação de preços, diminuição de qualidade etc., implicando também a diminuição da rentabilidade.

7 COMPRADORES Analogamente aos fornecedores, os compradores em função de seu poder de barganha podem forçar a baixa dos preços da indústria vendedora, bem como a melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, fazendo com que o grupo de empresas vendedoras entre em concorrência acirrada

8 SUBSTITUTOS Esta força competitiva é caracterizada por empresas que fabricam produtos substitutos aos produzidos por urna indústria. Neste caso, a lucratividade pode ser reduzida a partir do momento em que os produtos substitutos ofereçam uma alternativa de preço e qualidade mais atraente para os consumidores.

9 CONCORRENTES Esta força competitiva, por sua vez, caracteriza-se por disputas por parcelas de mercado entre as empresas de um mesmo ramo de negócio, podendo assumir diversas formas, tais como: concorrência de preços, adição de valor a produtos e serviços, e assim sucessivamente. Como dito anteriormente, cada uma dessas forças competitivas tem intensidade variável em função do tipo de negócio no qual a empresa se encontra, podendo representar uma séria ameaça

10 Estratégias Competitivas
de Porter

11 As estratégias competitivas consistem em:
Liderança em custo; Diferenciação; Enfoque.

12 (A) LIDERANÇA EM CUSTO Na estratégia competitiva de liderança em custo, o custo baixo em relação às empresas concorrentes torna-se o ponto central.A vantagem competitiva baseada em custo pode ser atingida pelas seguintes formas: controlando os fatores de custo e reconfigurando a cadeia de valor.

13 Os principais fatores de custo da cadeia de valor de uma empresa são: • Economia de Escala • Aprendizagem • Padrão de Utilização de Capacidade • Ligações • Inter-relacionamentos • “Timing” • Políticas Discricionárias • Localização • Fatores Institucionais

14 (B) DIFERENCIAÇÃO A estratégia competitiva de diferenciação é utilizada pelas empresas para diferenciar o produto ou o serviço oferecido, criando algo que seja considerado único ao âmbito de todo o ramo de negócio. A vantagem competitiva de diferenciação pode ser atingida por uma empresa, através das seguintes formas: desenvolvimento dos fatores de diferenciação e criação de valor para os compradores.

15 (C)ENFOQUE A estratégia competitiva de enfoque reside na adoção da estratégia de liderança em custo ou de diferenciação ou ambas simultaneamente, em um determinado “nicho” de mercado, geralmente através de especialização.

16 O CONCEITO DA CADEIA DE VALOR A cadeia de valor, conceito proposto por Porter, desagrega uma empresa em suas atividades estrategicamente relevantes, com o objetivo de entender o comportamento dos custos e das fontes potenciais de diferenciação. Segundo este autor, uma companhia obtém vantagem competitiva se desempenha essas atividades de urna forma mais barata ou melhor que seus competidores. Conjunto de atividades, definido como SISTEMA DE VALOR, caracterizado pelo inter- relacionamento entre as cadeias de valores de FORNECEDORES, EMPRESAS, CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E COMPRADORES (ou clientes).

17 Prof. Flávio Toledo OBRIGADO Facebook. com/profflaviotoledo Instagram
Prof. Flávio Toledo OBRIGADO Facebook.com/profflaviotoledo Instagram.com/profflaviotoledo


Carregar ppt "FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google