Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA
FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA FÁBRICANTES DE COMPONENTES INDÚSTRIA PRINCIPAL ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES PRODUTO ACABADO VAREJISTAS CONSUMIDOR FINAL
2
Lojas de departamentos
A EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO Armazéns gerais Comercialização por Catálogos Drugstores Lojas de departamentos Super e hipermercados Especialização do Varejo Lojas Shopping centers Outlets Comércio Eletrônico Lojas de conveniência Shopping temático
3
VAREJO SEM LOJA Vendas através de máquinas.
Vendas porta à porta, com catálogos e amostras. Mala-direta: cliente recebe material promocional por correio. Telemarketing. E-commerce (comércio eletrônico via Internet).
4
O CONSUMIDOR (CLIENTE FINAL)
PESSOA FÍSICA X EMPRESA O QUE IMPULSIONA O CONSUMIDOR A COMPRAR UM BEM OU SERVIÇO A INFORMAÇÃO O PRODUTO A POSSE NO MOMENTO DESEJADO O PRAZER A RELAÇÃO DE CONFIANÇA E PARCERIA A CONTINUIDADE O ATO FÍSICO DA COMPRA ENVOLVE: DINHEIRO TEMPO DISPÊNDIO DE ENERGIA ESFORÇO DE TRANSPORTAR (QUANDO HOUVER) QUAL É O PAPEL DA LOGÍSTICA EM TODOS ESSES FATORES?
5
O COMERCIANTE VAREJISTA
FATORES E CONDICIONANTES DA SUA ATUAÇÃO MARGEM MIX DE PRODUTOS VANTAGENS DIFERENCIAIS LOCALIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO AVANÇOS TECNOLÓGICOS CONHECIMENTOS SOBRE A EVOLUÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR RESTRIÇÕES GOVERNAMENTAIS E INSTITUCIONAIS QUAL É O PAPEL DA LOGÍSTICA NESSES FATORES?
6
PRINCIPAL TENDÊNCIA VERIFICADA NA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO
TRANSFERÊNCIA DE PODER DOS FABRICANTES PARA AS GRANDES CADEIAS VAREJISTAS EXEMPLO: WAL-MART E PROCTER & GAMBLE ( FRALDAS DESCARTÁVEIS) ALGUMAS TENDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO: EM SUPERMERCADOS (ELIMINAÇÃO DE FILAS E OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE PREFERÊNCIAS DE CONSUMO) EM LOJAS DE VESTUÁRIO (CHIP COM MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E ESTÉTICAS DOS CLIENTES) EM LIVRARIAS (POSTPONEMENT NA FABRICAÇÃO DE LIVROS) SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE FORMA CUSTOMIZADA IMPLICA EM DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E REDUÇÃO DE ESTOQUES USO DO MÉTODO ABC PARA IDENTIFICAR QUE PRODUTOS, FORNECEDORES E CLIENTES SÃO REALMENTE LUCRATIVOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.