A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia

2 Apresentando Max Weber
Prof. Everton da Silva Correa

3 Maximilian Carl Emil Weber
21 de abril de1864, Alemanha – 14 de junho de 1920, Alemanha. "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana." "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."

4 Pequena biografia Max Weber foi um sociólogo, economista e historiador alemão. É considerado, ao lado de Karl Marx e Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia. Serviu como conselheiro junto aos negociadores alemães do Tratado de Versalhes e junto à comissão encarregada de elaborar a Constituição de Weimar. Em sua vasta produção intelectual destacam-se os livros A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, publicado pela primeira vez em e reeditado com sua revisão em 1920, pouco depois de sua morte, e Economia e sociedade, também publicado postumamente, em 1925.

5 Lembrando... O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos , fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

6 Constituição de Weimar
A Constituição de Weimar, oficialmente Constituição do Império Alemão era o documento que governou a curta república de Weimar ( ) da Alemanha.

7 Os caminhos da racionalidade
O que Max Weber identificou como a principal característica das sociedades ocidentais dos tempos modernos foi aquilo que ele chamou de racionalidade. E isso ocorreu, basicamente, porque todas as relações das pessoas com o mundo ao seu redor – relações econômicas, políticas, sociais, religiosas e artísticas – foram sendo impregnadas por um jeito racional de agir. Trata-se de um jeito, como o nome diz, que faz uso da razão.

8 Mas de onde ele veio, e por que se tornou tão marcante?
Weber concorda que a racionalidade teve na economia seu ponto de partida. Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, ele transcreve conselhos de Benjamin Franklin ( ) a fim de mostrar com mais clareza as atitudes que a modernidade passaram a valorizar como mais capazes de conduzir ao sucesso.

9 Mas esse jeito de prever e de calcular não ficou restrito à economia nem aos homens de negócios. Por isso mesmo Weber se interessou tanto por ele. O comportamento racional também estava presente, por exemplo, no campo da ciência e da tecnologia. Foi exatamente nesse campo que a racionalidade alcançou seu apogeu.

10 Um novo cotidiano As descobertas científicas e os novos inventos se tornaram possíveis graças ao estímulo que as sociedades ocidentais deram à criação racional. Mas essa nova mentalidade também não ficou restrita aos cientistas. Não precisamos ser cientistas, como não precisamos ser homens de negócios, para valorizar o planejamento do nosso dia. Também não precisamos ser cientistas para respeitar os especialistas.

11 Por fim, As pessoas comuns foram sendo educadas para confiar especialistas, como médicos, advogados, engenheiros, que estudaram os assuntos que as afligem ou que lhes interessam. Palavras como especialização e competência, além de eficiência e cálculo, também são importantes para compreendermos o conceito de racionalidade tal como Max Weber o definiu.

12 Fim


Carregar ppt "Sociologia https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google