A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura"— Transcrição da apresentação:

1

2 INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura
Diferenciais para a Construção do Futuro Ozires Silva Presidente Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura Reitor UNIMONTE 08 Maio 2013

3 O MUNDO DESAFIADOR NO QUAL VIVEMOS
O “NOVO” está vencendo! Tudo está sendo mudado! Um produto ou serviço inovador VENCE E OCUPA NOVOS ESPAÇOS!

4 A NOVA SOCIEDADE MUNDIAL DO CONHECIMENTO
A COMPETIÇÃO ENTRE PAÍSES, NÃO SOMENTE ENTRE EMPRESAS!

5 O MUNDO GLOBAL E DIGITALIZADO!
Ozires Silva O MUNDO GLOBAL E DIGITALIZADO! A globalização atinge todos os setores! A digitalização, com a Tecnologia da Informação, tem sido o mecanismo mais presente nas atividades produtivas mundiais!

6 PAÍSES DO ORIENTE USARAM A EDUCAÇÃO PARA MUDAR
Produtos coreanos e chineses estão em todas cidades do Brasil e do Mundo Não há produtos brasileiros nas cidades chinesas e coreanas!!!

7 O QUE MUDOU? COMO CONSEGUIRAM?
Ozires Silva O QUE MUDOU? COMO CONSEGUIRAM? Manchetes do FINANCIAL TIMES (Londres): CORÉIA DO SUL “Fanatismo pela Educação!” CHINA “Maior Revolução Educacional do Mundo Moderno!”

8 O BRASIL NÃO ESTÁ BEM EM EDUCAÇÃO
Ozires Silva O BRASIL NÃO ESTÁ BEM EM EDUCAÇÃO ▪ 70% da população brasileira é analfabeta funcional ▪ Em 40 países os alunos do Brasil aparecem na 39ª colocação (PISA* 2012) ▪ Em primeiro lugar aparece a Finlândia, seguida da Coréia do Sul e de Hong Kong

9 NOSSA EDUCAÇÃO PRECISA GANHAR UMA REAL PRIORIDADE
▪ Eliminar a tributação sobre os Estudantes ▪ Instituir estímulos para as doações ▪ Eliminar os encargos sociais quando as empresas educarem os colaboradores Aberturas legais para as empresas e pessoas físicas contribuirem para Educação!

10 O LENTO AVANÇO TECNOLÓGICO
O FORUM ECONÔMICO MUNDIAL: “é preciso um ecossistema estimule o empreendedorismo e fortaleça as condições para que haja inovação” Mas isso não acontecerá enquanto tivermos tantos entraves aos negócios

11 OPORTUNIDADES DO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
▪ O comércio exterior mundial bate recordes de crescimento ▪ Oportunidades amplas para novos entrantes com produtos ou serviços inovadores O grande desafio das VENDAS!!!

12 AGREGAR VALOR AOS NOSSOS PRODUTOS
▪ Commodities – Somente uns US$ 50 ¢/Kg ▪Aviões e Eletrônicos – US$ 2,000.00/Kg ▪ Satélites – US$ 50,000.00/Kg ▪Produtos de novas tecnologias: US$ …milhões/Kg O valor da Proteína da PELE NOVA

13 A NOSSA INDÚSTRIA AERONÁUTICA
A nova e bem sucedida indústria brasileira de produção e vendas de aviões em todo o mundo, com a EMBRAER e suas subisidárias, nasceu com EXPRESSIVO APOIO DA FAB, e com base em criação, dedicação e foco nesses conceitos!

14 COMEÇAMOS PELA FAB ▪ O Aeroclube de Bauru e os aviões importados dos Estados Unidos ▪ Concurso de Admissão para a FAB em 1947 ▪ Éramos dois amigos, Zico e eu e nos graduamos como Oficiais Aviadores da FAB

15 O TAMBÉM AO FINAL DOS 1940 ▪ Um Coronel visionário, Casimiro Montenegro Filho sonhou e lutou para, em 1950, conseguir que a FAB criasse o ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica ▪ A primeira escola a formar Engenheiros Aeronáuticos no Brasil

16 A PERDA DO GRANDE AMIGO ZICO
▪ Zico faleceu num acidente, na Base Aérea de Santa Cruz, RJ Em 18 de Março de 1955 ▪ Sonhos pareciam esfacelados... ▪ Renasceram em 1958, criando uma oportunidade para uma nova etapa!

17 OPORTUNIDADES QUE REVIVERAM SONHOS
▪ Graduação como Engenheiro Aeronáutico no ITA em 1962 ▪ Começo do trabalho profissional no CTA – Centro Técnico Aeroespacial ▪ O local era o certo para se pensar em fabricar aviões, o Departamento de Aeronaves

18 O NICHO NO MERCADO: A AVIAÇÃO REGIONAL
▪ Tinha de ser algo novo, e em 1965, achamos o nosso nicho no mercado: O projeto de uma nova aeronave no CTA, que seria um avião de transporte turbo-hélice, para 16 passageiros, robusto para operar em aeroportos sem infra-estutura ▪ Nenhum fabricante mundial tinha imaginado!

19 Muitas dificuldades! Pouca credibilidade! O sonho do primeiro voo!
Esta é a foto original na manhã de 22 de Outubro de 1968 19

20 A LUTA PELA PRODUÇÃO ▪ Criação diferentes aeronaves para o Serviço de Transporte Aéreo Regional, que logo entraria em operação em todo o mundo! ▪ O projeto tinha de ser internacional, a demanda interna não era suficiente para justificar os pesados investimenos em projetos e produção!

21 A BUSCA DE SOLUÇÕES ▪ Muitas reuniões com empreendedores
privados foram realizadas, todas sem êxito. ▪ Os empresários não acreditavam que seria possível lançar um tão ousado projeto ▪ Mas, impunha-se uma nova iniciativa, e foi imaginada uma companhia com capital do Estado e do setor privado (PPP)

22 ▪ SJCampos funcionou como alternativa! criar uma nova empresa estatal
Num domingo, Abril de 1969 ▪ Presidente da República estava voando para Guaratinguetá, cujo aeroporto, fechado por forte nevoeiro, não permitiu sua aterrissagem. ▪ SJCampos funcionou como alternativa! ▪ Embora num domingo, estávamos trabalhando e pudemos receber o Presidente, surgindo a oportunidade para convencê-lo para criar uma nova empresa estatal

23 SUCESSO!!! Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.
Em 26 de Junho de 1969 Numa reunião Ministerial, pela primeira vez, foi pronunciado o nome da EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. criada sob a forma de uma Sociedade de Economia Mista, por Lei de 19 Ago 1969

24 ESTRATÉGIAS VENCEDORAS
“DECOLAMOS” EM 02 JAN 1970 ESTRATÉGIAS VENCEDORAS ▪ Criar produtos e marcas originais, respondendo aos requisitos internacionais; ▪ Desenvolver tecnologias e ganhar a cooperação de fornecedores internacionais; ▪ Investimentos contínuos em educação e treinamento da força de trabalho

25 OS DESAFIOS DAS PRIMEIRAS VENDAS
▪ Precisávamos de VENDAS!!! ▪ Na Comissão de Seleção do Primeiro Supersônico para a FAB, uma boa idéia! Um Jato Treinador Militar

26 Primeiro avião de Transporte
FAB encomenda 80 unidades do EMB 110 Bandeirante O BANDEIRANTE Primeiro avião de Transporte Aéreo Regional

27 Ministério da Agricultura contrata o projeto e
a fabricação do EMB IPANEMA Avião Agrícola hoje exportado para 17 países

28 Sob Licença da AERMACCHI - Itália
EMB 326 XAVANTE Avião de Treinamento Militar, para a FAB, Produzido Sob Licença da AERMACCHI - Itália

29 EMB 120 BRASÍLIA Avião de Transporte Pressurizado para 30 passageiros

30 EMB 312 TUCANO Avião de Treinamento Militar turboélice

31 AMX – Avião de Caça de Apoio
ao Solo produzido em cooperação com a ALENIA da Itália

32 A PRIVATIZAÇÃO DE ▪ Um passo corajoso, apesar da pesada oposição ▪ Deixar para trás uma legislação restritiva, acanhada e bloqueadora para um futuro de êxitos e de evolução ▪ O nascimento de uma nova EMBRAER

33 ▪ A Lei de Desestatização não permite investimentos durante o processo
UM NOVO JATO COMERCIAL ▪ No difícil início do período da privatização da EMBRAER, em 1991, a empresa precisava de um novo portfólio de produtos para vender! ▪ A Lei de Desestatização não permite investimentos durante o processo ▪ O financiamento dos fornecedores mundiais garantiu o lançamento do Projeto do EMB 145, primeiro jato comercial da Empresa!

34 EMB 145 Primeiro jato de Transporte Aéreo Regional Para 50 pax

35 linha de aviões de passageiros
Uma nova linha de aviões de passageiros EMB-170/195 Aviões de 70 a 120 assentos 2004

36 Novas aeronaves executivas
4 a 40 assentos

37 Força Aérea dos EUA seleciona o programa LAS (Light Air Support)
CRIAÇÃO DO SUPER TUCANO Força Aérea dos EUA seleciona o A-29 Super Tucano para o programa LAS (Light Air Support)

38 Cargueiro militar contratado pela FAB
KC 390 Cargueiro militar contratado pela FAB Primeiro voo programado para 2014

39 Uma Multinacional Latina
France Le Bourget Villepinte EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville CHINA Pequim Harbin Portugal Alverca Singapore BRAZIL Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

40 ESTA É UMA HISTÓRIA DE PENSAR GRANDE
▪ A competição mundial para o desenvolvimento obriga o ganho de espaços no mercado internacional ▪ Para tanto temos de viver no mundo e não somente dentro de nossas fronteiras ▪ Há enormes espaços para a COLABORAÇÃO entre empresas internacionais!

41 AVIÕES BRASILEIROS VOAM EM 90 PAÍSES
▪ Produtos globais com características e conteúdos, os melhores do mercado ▪ Intensa renovação de projetos e desenvolvimento de produtos ▪ Responsabilidade pela distribuição e vendas ▪ Inovação permanente com fortes estratégias para o futuro!

42 O ACELERADO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
▪ O comércio exterior cresce! ▪ Parece não haver consumidores para todos os produtos já em produção ▪ Vencem os mais inovadores e competentes ▪ Oportunidades amplas para novos entrantes com produtos novos e criativos

43 A MOBILIDADE SE ACENTUA
▪ Para atender os requisitos da mobilidade, novas alternativas e soluções são necessárias ▪ Oportunidades estão aqui, e agora, e não podem ser perdidas ▪ Estratégias, Planejamentos, Focos, Eficiência Administrativa e Gerencial

44 A PREVISIBILIDADE E OS INVESTIMENTOS
▪ Novas e agressivas políticas para a Educação, formando cidadãos de sucesso ▪ Garantir investimentos na Infra-Estrutura ▪ Estimular as Ciências e as Pesquisas Tecnológicas e seus mecanismos de transferência dos resultados para os empreendimentos ASSEGURAR COMPETITIVIDADE MUNDIAL

45 PARA AS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
▪ Inovar e vencer na Competição Global ▪ Gerar tecnologias e marcas próprias, nas suas linha de produtos ou serviços ▪ Posições nos mercados nacional e internacional, com produtos atrativos aos olhos dos consumidores mundiais! EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO CONTINUADOS DA FORÇA DE TRABALHO!

46 UMA MENSAGEM PARA A VIDA!
FINALIZANDO! UMA MENSAGEM PARA A VIDA! Numa aula o Professor entregou aos alunos uma folha de papel com um único, PONTO NEGRO, no centro! Pediu que cada aluno escrevesse um pequeno texto comentando o que via!

47 A VIDA É UMA PÁGINA EM BRANCO E FUJAM DO PONTO NEGRO
Todos alunos, sem exceção, fixaram-se no Ponto Negro O Professor comentou que a vida é um presente da Natureza, dado a nós e temos motivos para comemorar sempre, mas não deveríamos nos fixar no Ponto Negro!!!

48 ASSIM, COM DEDICAÇÃO Respondam aos desafios e
construam novas vidas através das: EDUCAÇÃO, TREINAMENTO, INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇAS E CAPACIDADE GERENCIAL

49 ABERTAS A TODOS, SÃO OPORTUNIDADES E NÃO PODEMOS PERDÊ-LAS
É POSSÍVEL FAZER MAIS EM FUTURO PRÓXIMO PODEMOS EMERGIR NO MUNDO COM PRODUTOS E SERVIÇOS DE SUCESSO ABERTAS A TODOS, SÃO OPORTUNIDADES E NÃO PODEMOS PERDÊ-LAS

50 A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU
Ozires Sva UM VALIOSO PENSAMENTO DE EINSTEIN A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL!

51 COM ENTUSIASMO, ESFORÇOS, PAIXÃO
E VENÇA!!!

52


Carregar ppt "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google