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Visão Geral da Elektro 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO.

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0 Programa Comportamento pela Vida Programa Comportamento pela Vida
Titulo (Tahoma 28, branco, bold) Programa Comportamento pela Vida Elektro Programa Comportamento pela Vida Março 2012

1

2 Visão Geral da Elektro 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO OESTE Descontinuidade geográfica e grandes distâncias 223 municípios em São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul Empresa Dispersa, desafio de gerenciar equipes de campo em culturas diferentes (oeste e litoral), Descontinuidade.... Regiões com perfis socioeconômicos diferentes 120 mil km² (Santa Catarina + Alagoas)

3 Prêmios e Reconhecimentos
Entre as 20 melhores empresas para se trabalhar em 2011 Reconhecida pela Fundação Nacional da Qualidade (PNQ) em 2010 Prêmio ABRADEE de Melhor Distribuidora do Brasil por cinco anos – 2011, 2010, 2007, 2005 e 2004 Prêmio ABRADEE de Melhor Gestão Econômico Financeira por dois anos – 2010 e 2006 Prêmio ABRADEE de Melhor Distribuidora do País em Gestão Operacional por sete anos – 2011 a 2006 e 2004 Prêmio ABRADEE de Melhor Distribuidora do País em Responsabilidade Social – 2007 e 2010 Prêmio ABRADEE de Melhor qualidade da Gestão Prêmio ABRADEE de Satisfação do Consumidor – 2007 Prêmio IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor) Eficiencia, gestão por processos, foco nas pessoas, inovação

4 Programa Comportamento pela Vida
Ir além dos muros da Elektro

5 O Programa... Ir além dos muros da Elektro

6 O que queríamos do fornecedor
Processo de seleção a) Flexibilidade b) Adaptação à cultura c) Materiais personalizados d) Integração com a gestão de desempenho e) Complementar os valores da Elektro f) Capacidade de usar facilitadores da Elektro Valores: respeito, integridade, comunicação, excelência, segurança

7 Trabalho em time (interdependência)
Alavancas Senso de propriedade Trabalho em time (interdependência) Empowerment (fortalecimento) Realizado pelos funcionários Apoiado pela Liderança Valores: respeito, integridade, comunicação, excelência, segurança Alavanca de propriedade indicadores são meus- Gerencia de Saúde e Segurança é suporte Trabalho em time - interdependência Manter vivo é a base com apoio dos executivos e realizado pelos funcionários “virus” se espalhando nas regiões.

8 Objetivo do Programa Melhorar continuamente a segurança
Sedimentar uma cultura de segurança dentro da organização Transformar os colaboradores em guardiões da vida Como? De: Para: uma preocupação em evitar acidentes de trabalho e corrigir comportamentos de risco incentivo a comportamentos que garantam a vida dentro da organização, reforçando o que é positivo

9 1 2 3 Por que? Curva da evolução da segurança
Pesquisa de maturidade da segurança Modelo de desenvolvimento da cultura de segurança

10 Curva de Evolução de Segurança
1

11 Pesquisa de maturidade da segurança
2

12 Fase 1 - Avaliação da maturidade da cultura

13 Modelo de desenvolvimento da cultura de segurança
2012 2009 3

14 Time de Líderes Tributo ao time inicial
Alavanca de propriedade indicadores são meus- Gerencia de Saúde e Segurança é suporte Trabalho em time - interdependência Manter vivo é a base com apoio dos executivos e realizado pelos funcionários “virus” se espalhando nas regiões.

15 Programa Comportamento pela Vida
Observação de comportamento Palestras de sensibilização 5 Compromissos da Liderança com a Segurança

16 Programa Comportamento pela Vida

17 Palestras de Sensibilização
Público alvo: Total de colaboradores Objetivos: Sensibilizar colaboradores para a importância da segurança Iniciar o processo de mudança cultural, de reativa para pró-ativa

18 Observação de Comportamento
Público alvo: total de colaboradores estabelecimento de um canal franco de comunicação para que os colaboradores tirem suas duvidas Comportamentos críticos para segurança 1 Técnica: Permissão Observação Feedback 2 Tabulação dos comportamentos observados em campo 3

19 Formulário de campo

20 Guia para preencher o formulário

21 Indicadores do Programa
ITC – Índice de Taxa de Contato (%) ITC= número de pessoas observadas x 100% número total de pessoas da área Gráficos estratificados em: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro e Mensal Elektro. ICA – Índice de Controle de Ações Número de ações levantadas através do programa x ações concluídas. Gerenciamento das ações através do Sistema (Softaware SD 2000) IEO – Índice de Evolução das Observações Gráficos estratificados em: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro e Mensal Elektro.

22 Indicadores do Programa - 2012
 ICS – Índice de Comportamento Seguro (%) ICS= número de comportamentos seguros x 100% número total de Seguros + inseguros Gráficos: Acumulado por área/local e regional, Mensal por área/local e regional, Acumulado Elektro, Mensal Elektro, Acumulado por comportamento e Mensal por comportamento. Atualizar com Alcir

23 Resultados: Observações de Comportamento X Acidentes
O Programa Comportamento pela Vida busca criar um processo de mudança comportamental abrangente, consolidando elementos novos à cultura da Elektro. Tal objetivo é gradual, mas alguns resultados já podem ser contabilizados conforme gráfico abaixo que demonstra uma diminuição no número de acidentes enquanto as observações de comportamento são crescentes. Nota: Houve um aumento no índice de acidentes em 2010 devido à primarização do CEP, dos 05 LTI 02 foram com CEP.

24 Melhorias operacionais obtidas
Revisão do procedimento de treinamento e elaboração da APR Criação dos 5 Compromissos da Liderança com a Segurança, aumentando o engajamento dos líderes com a segurança; Desde o início do programa, foram realizadas mais de observações de comportamento; Eliminação dos placares/relógio de segurança (que computavam quantos dias a empresa não tinha um acidente) com objetivo de valorizar o esforço para a melhoria da segurança; Melhoria da confiança dos colaboradores na liderança. Redução dos acidentes ocorridos na empresa em 71% (LTI); Diminuição do comportamento de risco; Monitoramento das ações e condições seguras e inseguras continuamente; Melhoria no clima organizacional.

25 Melhorias operacionais obtidas
Melhora nas habilidades de comunicação dos líderes; Reforço de práticas do trabalho seguro; Aumentar a conscientização geral sobre segurança; Mudança de cultura com relação à Segurança, feedback e reportabilidade; Melhor planejamento das tarefas; Melhoria de processos operacionais (eficiência) a segurança.

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28 Prêmio SESI Qualidade de Vida no Trabalho
Reconhecimento Prêmio SESI Qualidade de Vida no Trabalho Categoria – Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável Tema: Cinco Compromissos da Liderança pela Segurança

29 Obrigado(a)! Fábio Mário 13 –


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