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Como escolher uma Plataforma de e-commerce
Os principais pontos e funcionalidades para escolher a melhor plataforma para o seu negócio
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Currículo Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Líder do Comitê de e-commerce da APADi (Associação Paulista das Agências Digitais) e do Guia de E-commerce, esta a frente da Sarraf Consultoria E-commerce e Marketing Digital e do projeto Dr. E-commerce (consultoria em e-commerce para PMEs), também é diretor de Desenvolvimento Tecnológico na ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Palestrante da Semana de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e do curso de e-commerce da ESPM, é também professor do curso de e-commerce da Universidade Buscapé, E-commerce School e do MBA de e-commerce da FIT (Impacta). Sarraf já desenvolveu mais de 90 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL e Agência Pukis. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.
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Pilares do e-commerce
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Desafios Escolha dos Parceiros Certos
Mão de Obra escassa e especializada Muitas vertentes de Tecnologia Projeto Grande e Complexo Dispersão (clientes) Atendimento Humanização
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Definição “Software utilizado para a criação de uma Loja Virtual”
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Suas partes Front-end Back-end
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Dashboard – Painel Administrativo
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Algumas soluções ?
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Mais algumas…
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Tipos de Plataforma Plataforma Pronta (on Demand)
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Tipos de Plataforma Plataforma Pronta (on Demand)
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Tipos de Plataforma Plataforma Proprietária (customizada)
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Tipos de Plataforma Plataforma Proprietária (customizada)
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Tipos de Plataforma Plataforma Open Source (código aberto)
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Tipos de Plataforma Plataforma Open Source (código aberto)
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Tipos de Plataforma Avaliação: ( )Plataforma Pronta (on Demand)
( )Plataforma Proprietária (customizada) ( )Plataforma Open Source (código aberto)
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Funcionalidades Indispensáveis
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Funcionalidades Indispensáveis
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Funcionalidades Avançadas
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Funcionalidades Lista de funcionalidades
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Mudança de Plataforma Impactos: Clientes SEO Histórico de Pedidos
Analytics % Conversão Tempo
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Principais Erros na Adoção
Escolher só por Preço Poucos Recursos Recursos fora da sua Categoria Modelo de Cobrança Falta de Pesquisa Integração Falta de Segurança Só por que é igual ao concorrente
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Escalabilidade de Plataforma
Como escolher um modelo escalável?
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O que devemos olhar? 1 – Clientes da Empresa 14 – Segurança
Quantidade e Credibilidade de clientes que a plataforma já possui hoje. Avaliar se a Plataforma possui clientes do mesmo segmento 14 14 – Segurança Vulnerabilidade Do sistema Integridade/Certificados/Níveis de acesso ao admin da Loja 15 15 – Estoque/Logística Integração com sistema de ERP Suporte ao controle de estoque e logística O que devemos olhar? 2 2 – Liberdade Liberdade na confecção de Wireframe/Layout – Projetos personalizados. Ex.: Criação de Hotsites e Landing Pages* Liberdade para adquirir e cancelar o serviço. 16 – WebAnalytics Possibilidade de integração total ao WebAnalytics para configurar toda a ferramenta e mensurar dados importantes para o projeto. Módulo Comércio Eletrônico 16 3 3 – Escalabilidade Até que momento a plataforma conseguirá te atender? Quantidade de Acessos Simultâneos Cadastro de Produtos Possibilidade de Integrações (ERP, Gateways, Fraudes, etc.) 5 5 – Suporte/Treinamento É oferecida capacitação para sua equipe de negócios melhor explorar as aplicações da plataforma? É oferecido manutenção técnica por uma equipe especializada, dedicada 24 horas/7 dias por semana? 4 4 – Recursos Nativos Quais recursos que a plataforma oferece por padrão para melhor experiência de seu usuário? • Listas de eventos (Casamento, Chá de bebê, etc); • Entrega programada; • Gestão de hotsites, FAQs e criação de lojas especiais; • Comparação de produtos; • Recomendação inteligente de produtos; • Cross-selling & Up-selling; • Sistemas de promoções; • Megazoom; Entre outros. 6 6 – Modelo de Cobrança Existe Setup? Qual o custo/benefício? Como é feito esse pagamento? Atualizações de Versões? Se sim, terá custos? Mensalidade • Fixa • Pageview (Páginas Visualizadas) • Participação nas vendas (Revenue Share) 9 9 – Sistema de Busca Facilidade em encontrar produtos com a menor quantidade de cliques • Busca Inteligente •“Auto Completa” • Busca Fonética 7 7 – Marketing/Promoções Qual a flexibilidade da plataforma para atender a sua demanda de promoções para a loja? • Desconto Progressivo • Cupom de Desconto • De Por • Vitrine • Campanha de Frete (por faixa de CEP, por valor, cadastro) • Newsletter (informações preciosas) 8 8 – Cadastro de Produtos Quais áreas de descritores são oferecidas para o cadastro de produtos? É possível utilizar otimização para SEO em Meta-Keywords/Meta- Description? • Quantidade de Imagens por Cadastro • Possibilidade de Vídeo por Produto • Skus por Produto • Atributos Especiais • Seleção de Cores e Tamanhos • Descrição e Breve Descrição • Social 13 13 – Compromisso com SLA Contrato entre um fornecedor de serviços de tecnologia e um cliente, especificando, em geral em termos mensuráveis, quais serviços o fornecedor vai prestar e o tempo máximo que a loja poderá ficar fora do ar (por problemas técnicos ou manutenção) Disponibilidade da Loja 10 10 – Gestão de Clientes • Cadastro Otimizado com informações relevantes • Segmentação de Listas • Formatação de Mailings Personalizados • Histórico de Pedidos • Comportamento de Compra • Cross de Pedidos (baseado no Histórico) 11 11 – Gestão de Pedidos Quais ferramentas à nível de plataforma é oferecido para a Gestão de Pedidos. • Produtos mais Vendidos • Categoria mais Vendida • Produtos mais Abandonados • Categorias mais Visitadas • Integração ERP* 12 12 – Integrações Quais sistemas de auxilio à loja virtual são integráveis à ferramenta da plataforma? Quais sistemas você irá precisar integrar?
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Referências APADi – Guia de E-commerce Ebit Webshoppers Wikipédia
Artigos - E-commerce Brasil
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Obrigado!! thiago@drecommerce.com.br www.doutorecommerce.com.br
@thiago_sarraf br.linkedin.com/in/thiagosarraf/ Inscreva-se na nossa Newsletter e receba artigos e conteúdos da área: Clique Aqui!
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