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Escola Secundária Serafim Leite

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Apresentação em tema: "Escola Secundária Serafim Leite"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Serafim Leite
Estratégias Concorrenciais Escola Secundária Serafim Leite Disciplina: Comunicação Publicitária e Criatividade Ano Letivo: 2012/2013 Nome: Ana Oliveira Carina Pinho Turma: 11º H Professor: Amaro Costa Nome do Curso: Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

2 1º Passo – Faça um diagnóstico da comunicação

3 Caracterização da empresa
Sumol uma marca criada em 1945 em Algés, por um grupo de amigos que decide abrir uma pequena empresa para o fabrico de gelo, limonadas e laranjadas. Atualmente a empresa cresceu, conseguindo hoje a posição de líder de refrigerantes no mercado, estando presente em todo o território nacional e internacional, patrocina muitos eventos, organiza passatempos e oferece aos portugueses este delicioso refrigerante.

4 Mercado Dentro de um mercado vasto, a nível global e de grande competitividade, vendendo com preços ajustáveis aos diversos mercados, a Sumol consegue destacar –se , sendo líder, a nível físico através do sabor único e refrescante e das suas famosas e criativas campanhas que fazem com que muitos consumam esta bebida. Todos os momentos que envolvem a sua publicidade fortificam a personalidade da marca, bem como as suas respectivas características.

5 Clientes O público –alvo desta marca atualmente é entre os 6-80 anos, que optam por Sumol em vez de outra marca devido ao original e refrescante sabor que este lhe proporciona.

6 Concorrência

7 Produtos Sumol ananás; Sumol de maracujá; Sumol de laranja;
Sumol de manga; Sumol de limão; Sumol bliss; Sumol zero.

8 Distribuição Os canais de distribuição do produto são:
Horeca nacional (estabelecimentos agrupados); Horeca tradicional ( estabelecimentos individuais); Alimentar moderno (Hiper e super) Alimentar Tradicional (Lojas de rua) Chash’s & Care (Lojas e armazéns) Mercados internacionais Pistas: O mercado alimentar moderno, tem mais força de distribuição do produto do que o mercado tradicional alimentar. Tanto o mercado Heureca, ambos são importantes. Os mercados internacionais têm a ver com a exportação do produto.

9 Vendas

10 Publicidade Esta estratégia de criatividade utilizada por esta empresa é uma das vantagens competitividade duradoura, que faz desta empresa uma líder no mercado e a abordagem à ressonância, pois utiliza locais e tipos de pessoas que provocam uma memorização positiva.

11 Promoção de vendas Promoção Peteca
De modo a aumentar as vendas da Sumol e reforçar a sua notoriedade, relacionamos a marca a um desporto original – a Peteca – bom de se jogar na praia e proporcionando agradáveis momentos de lazer. Desenvolvimento de peças comunicacionais e ações de apoio à promoção Peteca: Campos Peteca, Cocktail VIP e Ações de Verão nas praias do país.

12 Relações Públicas O inicio das aulas aproxima-se e começa a caminhada de muitos para as associações de estudantes, e a procura pela melhor viagem de finalistas possível. Ora nem mais...encontras-te o que precisas aqui!! Junta-te à nossa equipa de RP's e vai para a Sumol Snow Trip à borla com o teu grupo de amigos. É simples trazes pessoas para a viagem e nós damos-te a viagem. Só o ano passado este blog levou 4 pessoas à borla para a viagem pelo seu excelente trabalho como RP's juntando um total de cerca de 100 pessoas. Para além da viagem ainda te pagamos por cada pessoa que leves!!

13 2º Passo – Defina os alvos da comunicação

14 Iniciadores Como iniciadores entendemos, crianças com idades compreendidas entre os 6-12, que será um dos alvos a atingir através de publicidade.

15 Influenciadores A série dos morangos com açúcar foi um dos influenciadores da marca, ajudando assim a decisão de compra de muitos consumidores.

16 3º Passo – Estabeleça os objetivos da comunicação

17 Objetivo da Sumol Vender mais . YTD = 3%

18 4º Passo – Defina o mix da comunicação

19 Patrocínio e mecenato Eventos: 100.000 €
Mecenas: Temos formalizado um mecenato social de que nos orgulhamos e que se designa de “Quinta Essência – Qe Sintra”, cujo objectivo é de maximizar a autonomia e a integração social de pessoas com deficiência mental. é o objectivo de Qe Sintra, um novo complexo privado para pessoas com deficiência mental, maiores de 16 anos, que integra um pólo pedagógico e um pólo residencial, numa área total de 15 mil m2. (5.000 €)

20 Merchandising Custos: 1.000.000€ Distribuidores: 20.000€
Pessoal da empresa: € Transportes: €

21 5º Passo – Determina o Orçamento

22 A empresa tem “planeado” gastar :
Publicidade: € Distribuidores: € Transportes: € Eventos: € Pessoal da empresa:15.000€ Total de: €

23 6º Passo – Elabore uma estratégia criativa e um plano de media

24 Estratégia criativa A empresa proporciona-lhe mais um momento inesquecível no Summer Fest no próximo verão. Na compra de dois packs da sumol oferecemos-lhe um bilhete de graça para o melhor festival de verão.

25 Plano de media A empresa irá divulgar o seu produto através da televisão, rádio, outdoors e nas redes sociais.

26 7º Passo – Implemente, avalie e controle

27 Dia 1 – apresentação da estratégia criativa;
Dia 5 – reunião com o pessoal da empresa; Dia 10 – reunião com os distribuidores; Dia 15 – apresentação do produto a agências de publicidade; Dia 20 – lançamento do produto ao mercado.

28 Avaliação Final: 1. - A campanha assenta numa boa estratégia? Sim
- Os objetivos são realistas em função dos meios e recursos (financeiros, contexto, …)? Sim Que articulação existe ao nível do Mix de comunicação? Patrocínio e Mecenato; Merchandising A promessa é forte? Sim Qual o valor da estratégia de meios? televisão, rádio, outdoors e nas redes sociais Será o timming mais para a campanha? Sim

29 2. 3. 4. A campanha será vista? Terá impacto? Sim
A repetição média é suficiente? Sim - A conceção e o formato chamarão a atenção? Sim 3. - A criação será eficaz? Sim Existe uma ideia criativa? Sim 4. - A Campanha será aceite internamente? Motivará a força de vendas e a distribuição? Sim

30 - Como é que a campanha poderá durar e evoluir acompanhando
5. - Como é que a campanha poderá durar e evoluir acompanhando as evoluções da Ma rca e do mercado? A campanha irá durar cerca de 1 mês. Durante as primeiras duas semanas vamos utilizar como meio de comunicação a televisão e a rádio nas outras duas semanas iremos usar os outdoors e as redes sociais.


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