A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mito e a Técnica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mito e a Técnica."— Transcrição da apresentação:

1 O Mito e a Técnica

2 Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior
Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior? E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria?

3 Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior
Qual a semelhança entre os três BMW’s e o Jaguar da figura anterior? Todos os 4 estão em condição de derrapagem com o eixo traseiro, em piso molhado

4 E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria
E qual a semelhança entre os quatro e o Fusquinha da Dona Maria? Os quatro estão com pneus novos na dianteira e usados na traseira, assim como pensa ser o “certo” a grande maioria dos motoristas, inclusive a Dona Maria do Fusquinha

5 O Mito: ”Se precisar trocar apenas 2 pneus do meu carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras"

6 A Técnica Quer você tenha um sistema de tração dianteira ou traseira, todos os grandes fabricantes de pneu (Pirelli, Goodyear, Michelin, Continental, etc) e de automóveis recomendam colocar os pneus mais novos no eixo traseiro, para maior segurança em situações imprevistas e difíceis como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada.

7 Por que colocar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro do veículo?

8

9 Em FRENAGENS no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em cerca de 65% na dianteira e 35 % na traseira (estes números oscilam de acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e portanto maior performance de frenagem.

10 Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma PERDA DE ADERÊNCIA dianteira do que traseira. Se os pneus dianteiros derraparem, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo. O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo pode permitir o restabelecimento do controle do veículo.

11 Ao contrário, se a PERDA DE ADERÊNCIA ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá dar um “cavalo-de-pau”. O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva. Somente um motorista muito experiente e especialmente treinado possui esse reflexo.

12 Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos no eixo traseiro:
Para uma boa estabilidade na frenagem; Para uma melhor aderência nas curvas.

13 Como está o seu carro?

14 Outras dicas: 1) Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu
Outras dicas: 1) Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu. Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm (TWI). Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a “regra da meia-vida” (4 mm) e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário. São justamente os pneus trocados com meia-vida que chegavam (ou ainda chegam) ao mercado brasileiro para serem usados até o limite de 1,6 mm.

15 Outras dicas: 2) Pneu tem data de validade
Outras dicas: 2) Pneu tem data de validade! A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos. Não convém utilizar os fabricados há mais de 5 anos. Depois disso ocorre ressecamento da borracha, com perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao famoso “estouro”. A data de fabricação está marcada na lateral do pneu com o código “DOT”. Exemplo: DOT 472 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de Um pneu “vencido”. DOT 360 significa semana 36 de Um pneu “válido”.

16 Veja algumas referências na internet: http://www. pirelli. com


Carregar ppt "O Mito e a Técnica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google