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- DSS - DIALOGO SEMANAL DE SEGURA NÇA Jonathan Justino.

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2 - DSS - DIALOGO SEMANAL DE SEGURA NÇA Jonathan Justino

3 DSS – Dialogo Semanal de Segurança Automanutençãoou Manutenção Preventiva

4 . AUTOMANUTENÇÃO O ato de inspecionar ou testar a condição do carro, ao passo que a manutenção representa substituição de peças e fluidos e esta manutenção regular é fundamental para garantir a segurança, confiabilidade, dirigibilidade, conforto e longevidade do carro. Durante a manutenção preventiva, peças são substituídas a fim de evitar danos importantes, ou por razões de segurança. Durante a manutenção preventiva, peças são substituídas a fim de evitar danos importantes, ou por razões de segurança. Conheça algumas dicas preventivas relacionadas com manutenção do seu veiculo e evite maiores dores de cabeça com os preços da manutenção. Conheça algumas dicas preventivas relacionadas com manutenção do seu veiculo e evite maiores dores de cabeça com os preços da manutenção.

5 Manutenção Preventiva - Carro Nível de óleo Como/o que Fazer? Verifique o nível do óleo semanalmente.Verifique o nível do óleo semanalmente. Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente.Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente. O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max" gravadas na vareta e se necessário complete com o óleo recomendado pelo de mesma marca e ou recomendado pelo fabricante.O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max" gravadas na vareta e se necessário complete com o óleo recomendado pelo de mesma marca e ou recomendado pelo fabricante. A maioria dos fabricantes considera normal um consumo de até 1 litro de óleo para cada quilômetros rodados.A maioria dos fabricantes considera normal um consumo de até 1 litro de óleo para cada quilômetros rodados.

6 Manutenção Preventiva - Carro FILTROS Tanque, bomba de combustível, mangueiras, filtros, carburador ou injeção eletrônica. São os componentes que fazem parte deste sistema. Para manter o sistema de alimentação em ordem a troca dos filtros é fundamental.

7 Manutenção Preventiva - Carro TIPOS DE FILTROS Filtro de Ar - Deve ser verificado periodicamente. Se estiver muito sujo deve ser substituído. Um filtro de ar sujo prejudica o desempenho do veículo, e aumenta o consumo de combustível. Filtro de combustível - Troque nos intervalos recomendados pelo fabricante, em média nos veículos a gasolina a cada quilômetros e nos a álcool entre a quilômetros, dessa maneira voçê preserva o sistema de alimentação contra as impurezas do combustível. Filtro entupido costuma deixar o motorista a pé!

8 Manutenção Preventiva - Carro VELAS DE IGNIÇÃO Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Em geral a cada / quilômetros. Carros turbinados de fábrica, com aumento de pressão de turbo (com chip instalado), verificar a cada quilômetros. Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

9 Manutenção Preventiva - Carro BATERIA As seladas, ou seja, não é preciso adicionar água, o que não significa que estejam totalmente livres de manutenção. Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida: Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida. Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida.

10 Manutenção Preventiva - Carro LIQUIDO DE ARREFECIMENTO Verifique o nível da água.Verifique o nível da água. Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx" do reservatório.Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx" do reservatório. Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, leve o veículo para um diagnóstico.Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, leve o veículo para um diagnóstico. Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo e/ou proporções incorretas de aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustível.Não confie 100% dessas tarefas rotineiras ao frentista do posto de gasolina, muitos motores apresentam problemas sérios ocasionados pelo excesso de óleo e/ou proporções incorretas de aditivos de radiador, adicionados sem critérios nos postos de combustível.

11 Manutenção Preventiva - Carro CORREIA DENTADA Utilizada em muitos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina. A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas. Sua troca ocorre em média a cada quilômetros, dependendo do modelo do carro( Informe-se no manual do proprietário sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente). Se quebrar causará sérios danos nas válvulas e até nos pistões.

12 Manutenção Preventiva - Carro PALHETAS DO PARÀ-BRISA As Palhetas é um dispositivo de fundamental importância e em alguns casos devido a falta ou pouca usualidade ficam esquecidas e nas hora de sua utilização você acaba sendo pego de surpresa.

13 Hora de Substituir- Manutenção Preventiva – Carro - Hora de Substituir-

14 -PNEUS E RODAS- Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. O estado de conservação e a calibragem correta garante a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. Se a pressão for insuficiente o pneu gasta principalmente nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro. Não esqueça de calibrar o estepe, que junto com o macaco, chave de roda, triângulo e extintor fazem parte dos equipamentos obrigatórios por lei. Manutenção Preventiva – Carro -PNEUS E RODAS- Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. O estado de conservação e a calibragem correta garante a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. Se a pressão for insuficiente o pneu gasta principalmente nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro. Não esqueça de calibrar o estepe, que junto com o macaco, chave de roda, triângulo e extintor fazem parte dos equipamentos obrigatórios por lei.

15 -PNEUS E RODAS- O limite legal de profundidade dos sulcos dos pneus é 1.6mm. Abaixo disso são considerados "carecas", podendo o veículo ser apreendido pelas autoridades de trânsito. Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada km, isso aumenta a vida dos pneus e mantém o conjunto da suspensão e direção equilibrados, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo. Manutenção Preventiva – Carro -PNEUS E RODAS- O limite legal de profundidade dos sulcos dos pneus é 1.6mm. Abaixo disso são considerados "carecas", podendo o veículo ser apreendido pelas autoridades de trânsito. Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada km, isso aumenta a vida dos pneus e mantém o conjunto da suspensão e direção equilibrados, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.

16 -FREIOS- Não brinque com a segurança, verifique regularmente: - O nível do fluído de freio. - A espessura das pastilhas a cada km. - A lonas de freio e ajuste do freio de estacionamento a cada km. Troque o fluído a cada 2 anos, ou conforme a recomendação do fabricante. A troca é necessária porque o fluído absorve umidade. A presença de umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, provocando ineficiência na frenagem. Não se esqueça de poupar os freios; ao descer uma ladeira nunca o faça em ponto morto. Manutenção Preventiva – Carro -FREIOS- Não brinque com a segurança, verifique regularmente: - O nível do fluído de freio. - A espessura das pastilhas a cada km. - A lonas de freio e ajuste do freio de estacionamento a cada km. Troque o fluído a cada 2 anos, ou conforme a recomendação do fabricante. A troca é necessária porque o fluído absorve umidade. A presença de umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, provocando ineficiência na frenagem. Não se esqueça de poupar os freios; ao descer uma ladeira nunca o faça em ponto morto.

17 -FREIOS- Não brinque com a segurança, verifique regularmente: Quando trocar as pastilhas evitar frear bruscamente nos primeiros 300 quilômetros para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio. Manutenção Preventiva – Carro -FREIOS- Não brinque com a segurança, verifique regularmente: Quando trocar as pastilhas evitar frear bruscamente nos primeiros 300 quilômetros para garantir o perfeito assentamento das pastilhas e discos de freio.

18 -AR CONDICIONADO- Outro equipamento que está se tornando indispensável nos dias de hoje é o ar condicionado. Para mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor. Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca anualmente Manutenção Preventiva – Carro -AR CONDICIONADO- Outro equipamento que está se tornando indispensável nos dias de hoje é o ar condicionado. Para mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor. Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca anualmente

19 -SUSPENSÃO- Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas! Faça uma revisão a cada km e mande examinar: - Amortecedores, molas e batentes quanto a ação e vazamentos; - Folgas nas bandejas, buchas e pivôs; - Folgas nos terminais e barras de direção. Manutenção Preventiva – Carro -SUSPENSÃO- Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas! Faça uma revisão a cada km e mande examinar: - Amortecedores, molas e batentes quanto a ação e vazamentos; - Folgas nas bandejas, buchas e pivôs; - Folgas nos terminais e barras de direção.

20 -CINTO DE SEGURANÇA- O cinto de segurança é um c omponente individual e fundamental a todos os ocupantes do veículo, os cintos de segurança dianteiros e traseiros devem ser inspecionados. Dê uma olhada nas tiras e se certifique que elas não tenham rupturas, fios soltos ou qualquer característica que possa vir a prejudicar a eficiência do componente. Teste também a colocação e soltura do cinto para saber se a trava libera-o facilmente. É importante mencionar que, após uma colisão forte todo o conjunto composto do fecho, retrator e cinto deve ser substituído. Manutenção Preventiva – Carro -CINTO DE SEGURANÇA- O cinto de segurança é um c omponente individual e fundamental a todos os ocupantes do veículo, os cintos de segurança dianteiros e traseiros devem ser inspecionados. Dê uma olhada nas tiras e se certifique que elas não tenham rupturas, fios soltos ou qualquer característica que possa vir a prejudicar a eficiência do componente. Teste também a colocação e soltura do cinto para saber se a trava libera-o facilmente. É importante mencionar que, após uma colisão forte todo o conjunto composto do fecho, retrator e cinto deve ser substituído.

21 -LUZES- Faça um teste para conferir se todas as luzes estão funcionando. Ligue os faróis dianteiros e veja se estão regulados adequadamente. Lanterna traseira, luzes de freios, setas e pisca-alerta também devem ser colocadas à prova. Lâmpadas queimadas podem ocasionar multas, além de prejudicar a sinalização e, por consequência, gerar acidentes. Manutenção Preventiva – Carro -LUZES- Faça um teste para conferir se todas as luzes estão funcionando. Ligue os faróis dianteiros e veja se estão regulados adequadamente. Lanterna traseira, luzes de freios, setas e pisca-alerta também devem ser colocadas à prova. Lâmpadas queimadas podem ocasionar multas, além de prejudicar a sinalização e, por consequência, gerar acidentes.

22 OBRIGADO. Manutenção Preventiva – Carro OBRIGADO.


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