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Contexto Estratégico Atuação das Lideranças para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.

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Apresentação em tema: "Contexto Estratégico Atuação das Lideranças para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas."— Transcrição da apresentação:

1 Contexto Estratégico Atuação das Lideranças para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas

2 Global Entrepreneurship Monitor (Monitor Global do Empreendedorismo)
GEM 2010 Global Entrepreneurship Monitor (Monitor Global do Empreendedorismo)

3 Taxa de Empreendedorismo (TEA) – Brasil 2010

4 Histórico Oportunidade x Necessidade

5 58% Perfil do empreendimento inicial – Brasil - 2010
Valor do investimento % Menos de R$ 2 mil 18,4% De R$ 2 mil a R$ 10 mil 39,6% De R$ 10 mil a R$ 30 mil 23,1% Acima de R$ 30 mil 18,9% 58%

6 Razão para Empreender

7 Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil
Outubro/2011 7

8 Nova Metodologia: Erro ZERO
Antiga Metodologia Nova Metodologia Pesquisa de campo com empresas Análise do cadastro de empresas da Receita (censo) Entrevista com empresários Processamento de base de dados Amostra (2 mil a 10 mil/ano) Universo total de empresas (próximo a 500 mil/ano) Cadastro (diversos) Cadastro da Receita Federal Possui margem de erro Margem de erro zero Conferência em 4 bases cadastrais Taxa de Sobrevivência de 2 anos – Até dezembro/2008 Estabelecimentos do tipo “Matriz” Não agrícola Não estrangeiro Atividades mercantis (ex. não inclui Administração Pública) Origem 2005 Cadastros Origem 2006 Cadastros 8

9 Resultados – MPE no Brasil
Taxa de Sobrevivência 2 anos Taxa de Mortalidade 2 anos Fonte: Sebrae-NA

10 Taxa de Sobrevivência 2 anos - Setores
Fonte: Sebrae-NA 10

11 Taxa de Sobrevivência 2 anos - Regiões
Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006) 11

12 Taxa de Sobrevivência 2 anos Regiões e Setores
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste BRASIL Indústria 66,7% 71,8% 79,6% 73,9% 68,7% 75,1% Comércio 69,4% 72,6% 77,0% 72,2% 74,1% Serviços 60,1% 62,2% 75,6% 70,8% 66,8% 71,7% Construção Civil 54,8% 60,8% 70,9% 65,4% 64,1% 66,2% TOTAL 66,0% 69,1% 76,4% 68,3% 73,1% Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006) 12

13 Taxa de Sobrevivência 2 anos Unidades da Federação
10 Estados acima da média nacional Fonte: Sebrae-NA (MPE constituídas em 2006) 13

14 Evolução da Taxa de Sobrevivência
UF Empresas constituídas em 2005 Empresas constituídas em 2006 RR 73,7% 78,8% PB 77,0% 78,7% CE 77,9% MG 76,4% SP 74,4% DF 72,6% 75,0% PI 74,1% 74,6% AL 72,4% 74,5% RO 75,5% 73,9% ES 71,9% 73,1% RS 71,3% 72,9% SC 71,5% RJ 73,5% 72,2% AP 67,7% MA 67,9% 70,8% TO 67,1% 70,0% PR 68,6% 69,7% SE 67,8% 68,3% BA 69,0% GO 68,1% 67,6% MS 65,4% 66,7% MT 63,6% 65,1% PA 64,8% 64,4% RN 62,6% 62,1% AC 59,8% AM 59,5% 58,8% PE 62,9% 58,2% Evolução da Taxa de Sobrevivência 2 anos 18 Estados melhoraram taxa 1 manteve a taxa Somente 8 caíram 14 Fonte: Sebrae-NA

15 Comparações internacionais
Taxa de Sobrevivência 2 anos Países monitorados pela OECD + Brasil (origem 2005) Fonte: Sebrae-NA e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) Nota: MPE constituídas em 2005 15

16 Avaliação do MEI Reflexão Estratégica

17 Como aprendeu a atividade
Fonte: Sebrae.

18 Principal ocupação antes de ser EI
Fonte: Sebrae.

19 Escolaridade Fonte: Sebrae.

20 Principal motivo para a formalização
Fonte: Sebrae.

21 Como se formalizou Fonte: Sebrae.

22 Recomendaria a formalização como EI?
Fonte: Sebrae.

23 Pretende virar microempresa?
Fonte: Sebrae.

24 CONTEXTUALIZAÇÃO (Análise Estratégica)
Brasil, Governo e Pequenos Negócios:  Ampliação do universo de empresas pelo crescimento da economia, facilidade de entrada e da formalização ; Deficiência gerencial e de acesso as recursos - reduzida competitividade empresarial; Baixa organização associativa e cooperativa - reduzida competitividade estrutural; Ambiente de negócios ainda complexo e oneroso – baixa competitividade sistêmica

25 PPA SEBRAE 2012 – 2015 Os Clientes do Sebrae
Empreendedores Individuais Lei Complementar no 128/2008 Empresas Microempresas Pequenas Empresas Produtores Rurais Com registro próprio nos órgãos reguladores estaduais e/ou municipais. Potenciais Empresários Pessoas físicas, com ou sem atividade econômica (negócio próprio). Lei Complementar no 123/2006

26 PPA SEBRAE 2012 – 2015 Os Clientes do Sebrae Projeções sobre o universo de clientes
Numero de Optantes pelo SIMPLES NACIONAL (efetivo até 2010 e projetado até 2015)

27 PPA SEBRAE 2012 – 2015 Prioridades Nacionais
PÚBLICO-ALVO PRINCIPAL PRIORIDADES CLIENTE AMBIENTE Potenciais empresários Empreendedorismo Ênfase no fomento à formalização Melhoria do ambiente legal Ênfase na implementação efetiva da Lei Geral nos municípios Empresas Competitividade e Sustentabilidade Ênfase em gestão e inovação, através do desenvolvimento e aplicação de produtos, serviços e canais de atendimento adequados a cada segmento. Ênfase na ampliação de oportunidades de negócios gerados a partir de grandes eventos e investimentos (ex: PAC, Copa, Cadeias de valor etc.) INSTITUIÇÃO Clientes e Sociedade Gestão da Organização Ênfase na Qualidade da Gestão

28 PPA SEBRAE 2012 – 2015 Prioridades Nacionais
Contribuir para a formalização de empreendedores, através da disponibilização de mecanismos de apoio ao seu desenvolvimento, promovendo a inclusão produtiva. Aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios dos nossos clientes, através do desenvolvimento e aplicação de produtos, serviços e canais de atendimento adequados a cada segmento, com ênfase em gestão e inovação. Promover o acesso dos clientes do Sebrae às oportunidades de negócios geradas por grandes eventos e investimentos. Consolidar as melhorias no ambiente legal em favor dos nossos clientes, com ênfase na implementação efetiva da Lei Geral nos municípios.

29 PPA 2012 – 2015 Metas Mobilizadoras
Meta Mobilizadora Indicador Metas Propostas 2011 2012 2013 2014 2015 Meta 1 Ampliar o número de empresas atendidas pelo Sistema Sebrae Número de empresas atendidas Meta 2 Contribuir para a formalização de empreendedores individuais Número de empreendedores individuais formalizados Meta 3 Ampliar o número de empresas atendidas pelo Sistema Sebrae com soluções específicas de inovação Número de empresas atendidas com soluções específicas de inovação 30.000 35.000 40.000 45.000 50.000 Meta 4 Ampliar o número de pequenas empresas atendidas pelo Sistema Sebrae Número de pequenas empresas atendidas Meta 5 Ampliar o número de municípios com a Lei Geral implementada Número de municípios com a Lei Geral implementada ND 450 900 1.700 2.000

30 PPA 2012 – 2015 Metas do PPA Meta Mobilizadora Indicador Metas Propostas 2011 2012 2013 2014 2015 EI+ME+EPP Meta Mobilizadora 1 Ampliar o número de empresas atendidas Número de empresas atendidas Indicador Institucional Taxa de MPEs atendidas 19,0% 18,4% 18,3% 18,2%

31 Instituições e Serviços de Apoio e Desenvolvimento Empresarial
Reflexão Estratégica Instituições e Serviços de Apoio e Desenvolvimento Empresarial

32 SEBRAE Visão 2015 “Ter excelência no desenvolvimento das MPE, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, competitivo e sustentável”

33 FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE
EMPRESARIAL Custo/Preço Qualidade Inovação Marketing AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E QUAIFICAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE EVENTOS, CAMPANHAS, CAPACITAÇÕS E ASSESSORIAS) * Ação de Modernização Empresarial

34 Qual será o papel das lideranças?
QUESTÕES: Que tipo de atuação nos permitirá alcançar escala e alto impacto no apoio e desenvolvimento das ME EPP e MEI? Estamos preparados e articulados para atuar, com abrangência e consistência, no apoio aos pequenos negócios em todo o País? Qual será o papel das lideranças?

35 FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE
Dinâmica da concorrência Escala Cooperação Mercado (tamanho e acesso) DIMENSÃO ESTRUTURAL AÇÃO DE COOPERAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE NÚCLEOS, ARRANJOS E ALINHAMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS) * Ação de Associativismo e Integração Setorial

36 Qual será o papel das lideranças?
QUESTÕES: Já dispomos de uma rede de instituições de apoio estruturada, qualificada e integrada para informar, orientar e qualificar as MPE brasileiras, onde e quando necessitarem? Já dispomos da cultura associativa e de redes de cooperação e negócios para integrar e ampliar a competitividade das ME, EPP e MEI? Qual será o papel das lideranças?

37 FATORES E CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE
Conhecimento  Tributação Burocracia Financiamentos Tecnologia Compras Governamentais Marketing Regional DIMENSÃO SISTEMICA AÇÃO DE REPRESENTAÇÃO (ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS E SETORIAIS)

38 Qual será o papel das lideranças?
QUESTÕES: Temos do poder público o conhecimento, a estrutura e as medidas necessárias à promoção do ambiente favorável aos pequenos negócios, em especial nos Estados e Municípios? Somos sistemicamente integrados às políticas nacionais (e regionais) de desenvolvimento e às instituições parceiras? Qual será o papel das lideranças?

39 Sondagem para avaliação – 206 optantes
Gráfico 4 – Em que intensidade o pagamento do ICMS substituído ou antecipado está prejudicando a sua empresa? Gráfico 2 – Grau de conhecimento sobre a Substituição Tributária do ICMS Fonte: Sebrae

40 Sondagem para avaliação – 206 optantes
Gráfico 6 – O Sr.(a) sabia que o ICMS cobrado fora do SIMPLES NACIONAL é estabelecido por legislação estadual? Gráfico 5 – Se a Substituição Tributária acabasse, isso poderia viabilizar para sua empresa ...? Fonte: Sebrae

41 “Onde há uma vontade, há um meio” (Napoleão)
Afirmação... “Onde há uma vontade, há um meio” (Napoleão)

42 Recomendações Sebrae Orientações antes de abrir um negócio próprio
Identificação da oportunidade de negócio - identificar seu diferencial - ter afinidade e gostar de atuar no segmento escolhido - buscar conhecimento atualizado do ramo - avaliar oportunidades de negócios pertinentes Estudo de viabilidade - Mercado: estudar demanda, fornecedores, concorrência - Finanças: investimento inicial, preço justo para cobrir os custos e gerar lucro Capacitação Empresarial - profissionalização continuada da gestão - perfil empreendedor

43 Recomendações Sebrae 10 dicas para a sobrevivência da empresa
1) Planeje-se sempre; 2) Respeite sua capacidade financeira; 3) Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais; 4) Fique de olho na concorrência; 5) Prospecte novos fornecedores; 43

44 Recomendações Sebrae 10 dicas para a sobrevivência da empresa
6) Tenha controle do seu estoque; 7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias; 8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso; 9) Invista sempre na formação empresarial; 10) Seja fiel aos seus valores e do seu negócio 44

45 “O problema não é ser pequeno, mas estar sozinho...”
COMICRO: Caminho e a FORÇA dos Pequenos Negócios por meio da UNIÃO!


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