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GESTÃO DO CONHECIMENTO
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OBJETIVO O OBJETIVO GERAL DE TODO SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO É COMPARTILHAR E AUMENTAR OS CONHECIMENTOS INDIVIDUAIS, MUITOS DESTES TÁCITOS, FACILITANDO QUE SE CONVERTAM EM EXPLÍCITO EXPLÍCITO
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PRIMERO PROBLEMA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
O OBJETIVO GERAL DE UM SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO É MUITO POUCO OPERATIVO
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Exemplo: Aumentar o Capital Inteletual da Organização
RECOMENDA-SE GERAR OBJETIVOS OPERATIVOS ANTES DE COMEÇAR Exemplo: Aumentar o Capital Inteletual da Organização
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RECOMENDA-SE GERAR OBJETIVOS OPERATIVOS ANTES DE COMEÇAR
Exemplos: Diminuir 10% do tempo de resposta a petições de clientes Diminuir 15% do tempo para elaboração de projetos Aumentar 10% o número de visitas de clientes a locais Disminuir 15% do tempo que o serviço técnico tarda em reparar uma máquina de um cliente
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RECOMENDA-SE GERAR OBJETIVOS OPERATIVOS ANTES DE COMEÇAR
Facilitarão os processos de: Que conhecimentos são os que vão ser geridos e incluidos nas bases de dados Por onde convém começar a implantação do sistema Que informacções são necessárias
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GESTÃO DO CONHECIMENTO
Processo de implantação
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Processo de implantação
Definir objetivos Decidir a amplitude do sistema Criar a equipe de conhecimento Informar a todos os envolvidos Analisar a situação atual Formação de uma mudança e cultura Desenho do Sistema de Informação Desenvover um estudo piloto Implantar o modelo final Avaliação, seguimento e atualização constante
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FALTA DE TEMPO
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O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO SOMENTE SE PRODUZ QUANDO É PROPICIADO PELAS NORMAS E COSTUMES SOCIAIS
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DISPOR DE UM ESPAÇO A SER COMPARTILHADO
BIREME implementará uma ferramenta “espaço” para compartilhar conhecimento
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NECESITAMOS UMA INFRA-ESTRUTURA DE APOIO QUE GARANTA QUE O TRÁFICO DO CONHECIMENTO SE MOVA COM FLUIDEZ E SEGURANÇA
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AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA
EM UM PROJETO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
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Estratégia inicial de ação e seguimento
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Estratégia inicial de ação e seguimento IDENTIFICAR ÁREAS DE CONHECIMENTO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES OTIMIZAR ÀS PESSOAS DE FORMAÇÃO DOCENTE AVALIAR
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AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA
EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Incorporar docentes desde o início é fundamental O DOCENTE TEM UM EXERCÍCIO E MUITAS VEZES UMA CONDIÇÃO NATA DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS
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ORGANIZAÇÃO ANTES DE COMEZAR
PRIMERO EXERCÍCIO PRÁTICO DA COMUNIDADE ORGANIZAÇÃO ANTES DE COMEZAR IDENTIFICAR ÁREAS DO CONHECIMENTO Dentro da “Comunidade de Prática” identificar áreas do conhecimento a ser trabalhadas pensando no futuro com a “Comunidade Real” IDENTIFICAR POTENCIALIDADES Identificar no Grupo pessoas com maior condição de uso de tecnologia de Informação e/ou conhecimento em gestão do conhecimento e/ou temas afins Identificar no Grupo pessoas com maior facilidade a adotar novos paradigmas OTIMIZAR ÀS PESSOAS DE FORMAÇÃO DOCENTE Identificar às pessoas com experiência docente
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO OBTER Identificar fontes de informação, de preferência eletrônica. Isto deve incluir “bookmarks ou favoritos” dos respectivos navegadores de cada membro. Identificar especialistas, de preferência com CV
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZAR Organizar a informação do item anterior sob o esquema das áreas de conhecimento estabelecidas
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAR Colocar esta informação à lista de membros da Comunidade IDENTIFICAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA CONCRETO EM TEMAS DE INSPEÇÃO DE ALIMENTOS OU TEMAS AFINS
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAR UM ESTUDO DE CASO PARA QUE TODA A COMUNIDADE TENTE RESOLVE-LO A PARTIR DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO. (Um membro da Comunidade deve apresentar um caso a ser estudado por toda a Comunidade)
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO UTILIZAR Compartilhar com a Comunidade a experiência de haver utilizado novas fontes de informação obtidas a partir deste exercício e seu valor agregado sob a estrutura de GESTÃO DO CONHECIMENTO
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GESTÃO DO CONHECIMENTO
Quem criou a informação? Qual é a formação dos autores ? Onde e quando a informação foi criada ? Por quanto tempo a informação vai continuar a ser relevante e atualizada ? Quem mais pode ter interesse ou conhecimento relacionado ? Quando esta informação foi aplicada e/ou resultado útil ?
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Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO
AS RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM UM PROJETO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO Primeiras ações da Comunidade em GESTÃO DO CONHECIMENTO AVALIAR Até que ponto o projeto está gerando valor agregado para a ANVISA, comprovar como vão evoluindo as atitudes dos membros com relação ao IV
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Membros/Participantes do Instituto Virtual
Nível gerencial Comunidades de Pratica Redes de asseguramento de qualidade Redes de intercâmbio de experiências Geradores de conteúdo Usuários em geral (comunidade www) Solicitantes de serviço
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VERDADEIRO RETO: CONSEGUIR QUE TODOS OS MEMBROS DO INSTITUTO VIRTUAL, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE DE PRÁTICA, COMPARTILHEM E UTILIZEM A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL ESTABELECER UMA METODOLOGIA DE “CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO” PARA QUE POSSA SER UTILIZADA EM QUALQUER ÁREA TEMÁTICA ESTABELECER UMA METODOLOGIA DE “GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO” COM O MESMO ENFOQUE DO PONTO ANTERIOR DOCUMENTO
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O cohecimento sempre é bom?
Hoje todos dizem que sim, no entanto, muitos avanços científicos tem levado a grandes destruições na humanidade, como é o caso das bombas atômicas ou armas químicas. Todas foram feitas a partir de grandes “trabalhadores do conhecimento”. Existem autores que afirmam que o conhecimento nunca é ruim desde que os seres humanos tenham sempre a livre eleição do uso que podem dar.
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