A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
9º ANO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Unidade VI Capítulo 19 – Antártida

2 Região Antártica – Polo Sul
Observe o mapa. Região Antártica – Polo Sul Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Fonte: Leda Ísola e Vera Caldino. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 90.

3 Conversa Quais informações sobre o relevo o mapa apresenta?
Quais países têm estações de pesquisa na Antártida? Qual país tem mais estações? Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva

4 Antártida – Aspectos naturais
As regiões polares apresentam características bastante peculiares em termos: climáticos, biológicos, geológicos hidrológicos. Enquanto no verão as temperaturas médias oscilam em torno de 0ºC, chegam a 15ºC no norte da península Antártica. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva No inverno, as médias ficam em torno de -35°C, chegando a atingir -89ºC, temperatura registrada na estação de Vostok em 1983, a mais baixa do planeta.

5 John Foster/Masterfile/Other Images
Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Icebergs.

6 A Antártida encontra-se coberta por uma camada de gelo, cuja espessura varia entre 2 mil e 4 mil metros. Durante o inverno, a área da Antártida é o dobro da do Brasil, pois o continente fica circundado por uma enorme massa de gelo flutuante, que se forma devido ao congelamento das águas da superfície oceânica. Na primavera, o gelo começa a se derreter, fazendo com que, no verão, a Antártida tenha 73% da superfície do inverno. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva

7 Missão científica brasileira no continente antártico, em 2004.
Prof. Jefferson Cardia Simões/Departamento de Geografia, UFRGS. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Missão científica brasileira no continente antártico, em 2004.

8 Biodiversidade Devido ao clima muito rigoroso, a vegetação praticamente inexiste. Apenas em alguns lugares aparece a tundra, constituída por musgos e liquens. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Nas ilhas próximas, como as Malvinas, a abundância de plâncton possibilita a existência de grande número de peixes, que servem de alimento para pássaros, focas, pinguins, baleias, cachalotes e orcas. A biodiversidade é muito rica na região marinha situada no entorno do continente.

9 Espécie marinha encontrada no mar de Weddell.
Ingo Arndt/Minden Pictures/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Espécie marinha encontrada no mar de Weddell.

10 Controle e exploração da região
O interesse em manter pesquisas na região, além de uma possível posse de terras com apropriação de recursos minerais, fez com que diversos países procurassem estabelecer suas bases científicas na Antártida. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Em dezembro de 1959, foi assinado por doze países o Tratado da Antártida, que entrou em vigor em junho de 1961.

11 prioridade para a cooperação científica internacional;
O Tratado instituiu condições para pesquisas e explorações no continente, como: prioridade para a cooperação científica internacional; proibição de atividades militares; proibição da exploração de reservas minerais pelo prazo de 30 anos. Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Para ser admitido no Tratado, o Brasil teve que organizar expedições à Antártida, o que começou a ser feito regularmente a partir de 1982. Em 1991 Durante a 11ª Conferência Especial do Tratado Antártico, foi firmado um novo acordo, que proíbe a exploração mineral e o uso para fins militares por mais 50 anos (até 2047).

12 Navio Explorer naufragando na Antártida.
Ho New/Reusters/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Navio Explorer naufragando na Antártida.

13 Observe a imagem. JW/Masterfile/Other Images Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva

14 Conversa O que a imagem retrata?
O que acontece com eles quando se aproximam das latitudes baixas? Que tipo de perigo essas formações podem oferecer aos seres humanos? Segundo cientistas, o que tem colaborado para o aumento dessas formações? Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva

15 GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
9º ANO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO Parte integrante da obra Geografia Homem & Espaço, Editora Saraiva Unidade VI Capítulo 19 – Antártida


Carregar ppt "GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google