A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCAS."— Transcrição da apresentação:

1 LUCAS

2 MITO? Narração; fantasia; mágico; Não científico, acrítico.
Zeus: deus dos deuses na Grécia

3 Mitologia Grega Mito: Nenhuma fundamentação. Esquema do mundo.
Há em um miro várias contradições: quente e frio, vida e morte... POETA RAPTOSO: escolhido dos deuses. Tentativa de explicar e acalmar o homem. Presente na nossa sociedade: filmes, jogos, desenhos animados, personagens (Pelé, Elvis).

4 O que é filosofia??? Filosofia= etimologia: Philia (amor, sabedoria) e sophia (sabedoria), significa: AMOR PELO SABER. Discurso. Racional. Olha para o mundo de forma global, radical e com rigor.

5 Meus Chutes: Mito, Relação mito e Filosofia; Sócrates, Platão, Aristóteles; Maquiavel; Kant; Nietzsche; Foucault

6 História da Filosofia:
Linha do tempo: Antiga Medieval Moderna Contemp. Ano 1: JC Séc XV Séc XVIII Antiga: Porque o mundo e as coisas são assim? Medieval: Entender melhor sobre as coisas divinas. Moderna: Conhecimento, política, consciência, razão. Contemporânea: Revolução, luta, linguagem, interdisciplinaridade.

7 Filosofia Antiga Filosofos: SPA Sócrates, Platão, Aristóteles

8 Períodos da Filosofia Antiga
Período Pré Socrático: ARCHÉ – Origem. Características: Rompimento GRADUAL com o mito. O mundo não veio do nada. DEVIR. Heráclito: “Não se pode tomar duas vezes banho em um mesmo rio” Ser e não Ser. Parmênides: O ser é imutável, idêntico a si mesmo. Mudança é ilusória.

9 Períodos da Filosofia Antiga
Período Socrático: Com Sócrates a filosofia inicia sua preocupação com a antropologia (homem). SOFISTAS: Mestres no discurso. Oratória. “Prostitutos do conhecimento”. (Sócrates e Platão)

10 SÓCRATES: Ironia e Maiêutica. Ver além das aparências.
“Só sei que nada sei; conhece a ti mesmo” PLATÃO: Mito da caverna. Dualidade do mundo: Tudo neste mundo é cópia do mundo perfeito!

11 PLATÃO Mundo das ideias (verdade: EPISTEME) Luz / Bem Formas perfeitas Mundo das sombras (opiniões: DÓXA)  “Objetos” “Sombras”

12 ARISTÓTELES Ética: O que é virtude?
Virtude é o meio termo entre o excesso e a falta. Exige reflexão, questionamento. Metafísica: ciência das causas primeiras! 4 tipos de causas -> FORMAL, MATERIAL, EFICIENTE e FINAL.

13 Helenismo: ALEXANDRE, o Grande
Todas as escolas procuravam, estabelecer um conjunto de preceitos para dirigir a vida de cada um (a vida do indivíduo, não da pólis) e, através da ausência do sofrimento, chegar ao bem-estar. Estoicismo: O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade (indiferença) perante as tragédias e coisas boas.

14 Epicurismo: o maior bem é a procura de prazeres moderados de forma a atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, assim como a ausência de DOR através do conhecimento do mundo e da limitação dos desejos. Ceticismo: questionam o saber estabelecido, e vêem o dogmatismo como uma doença da mente. "Nada pode ser conhecido, nem mesmo isto". Os céticos pirrônicos negam as proposições evidentes e permanecem num estado de averiguação constante.

15 Cinismo: a vida dos cínicos baseia-se no impudor deliberado: comem sem utensílios, não usam vestimentas, etc., isto é, não se adaptam às conveniências sociais e à opinião. Desprezam o dinheiro, não querem posição estável na vida, não têm cidade, nem casa, nem pátria. Têm somente o necessário para sua sobrevivência.

16 Períodos da Filosofia Medieval
Santo Agostinho (Patrística) A razão é serva da fé. Sem fé o homem não vê a Verdade. Cidade de Deus e a cidade dos homens. MAL? Surge do Livre Arbítrio. (Antigo famoso: Platão). Santo Tomás de Aquino (Escolástica) Redescoberta de Aristóteles; A razão auxilia muito na fé do homem. Cinco Provas da existência de Deus. (Antigo famoso: Aristóteles).

17 Filosofia Medieval Agostinho: Deus=bom. De onde vem o mal? Mau é ausência de Bondade. “Enfiou Platão na água benta” Livre arbítrio. A vontade do homem fazer mal vem do pecado original.

18 Filosofia Medieval Tomás: A razão pode dar provas da existência de Deus. Harmonia entre Fé e Razão. Existem 5 provas: Primeiro motor; Causa eficiente; Contingência; Perfeição infinita; Inteligência ordenadora.

19 Filosofia Moderna Preocupação com a ciência, com o social, com a razão. Filósofos: Francis Bacon (No Brasil: Xico Toucinho) Empirista! Cuidados com os ídolos Atrapalham o conhecimento do homem. Indução: do particular ao geral

20 Filosofia Moderna Descartes: “Penso, logo, existo” Duvidar de tudo
Os sentidos nos enganam. A certeza vem da RAZÃO. Racionalista!

21 Filosofia Moderna Maquiavel: Verdade efetiva das coisas: olhar as
coisas como são! Os homens “são ingratos, volúveis, simuladores, covardes, ante os perigos, ávidos lucro” (O Príncipe, capítulo XVII). “Os fins justificam os meios”. Separação da moral cristã da política. Virtú (capacidade do indíviduo) X Fortuna (sorte).

22 Filosofia Moderna Contratualistas: -- Hobbes: o homem é mau (lobo). É
necessário um monstro para detê-lo. -- Rousseau: o homem é bom. A sociedade o corrompe, cria diferenças. Educação.

23 Filosofia Moderna Contratualistas: Montesquieu: Divisão dos
poderes. Se ficar só na mão de um fica=ditadura. Locke: governo: garantir o que é natural do homem. Propriedade privada, vida e liberdade.

24 Filosofia Moderna Hume: Causa e efeito= lógico, mas não é! Essa relação é invenção do homem. Para o psicológico existem POSSIBILIDADES. Ceticismo de Hume. Conceitos da Filosofia: INDUÇÃO X DEDUÇÃO. INTUIÇÃO: momento em que temos uma evidência. Ex. Dr. House, Shallot Homes. VERDADE: Veritas (exato), Alétheia (desvelado), Emunah ( confiança)

25 Filosofia Moderna Kant: os racionalistas e empiristas estão errados, pois a estrutura racional é inata e os conteúdos são aprendidos. Conhecer é dar forma: emitir um juízo Juízos: a priori (anterior a experiência), a posteriori (necessita da experiência), sintético (traz algo novo, inovador) e analítico (não traz conhecimento novo). Juízo que faz como que a ciência progrida: sintético a priori. Conhecemos apenas os fenômenos (aquilo que aparece) e não o noumênon (essência das coisas)

26 Kant (moral - ética) Ética do dever: baseada em algo a priori (que não muda) e não a posteriori. “Age sempre de tal maneira que a máxima de tua ação possa ser erigida em regra universal" "Age sempre de maneira a tratares a humanidade em ti e nos outros sempre ao mesmo tempo como um fim e jamais como um simples meio”.

27 Filosofia Contemporânea
Nietzsche: Moral cristã é uma moral de rebanho. Apolo X Dionísio. Super-homem.

28 Filosofia Contemporânea
Escola de Frankfurt: crítica a sociedade industrial. Os meios de comunicação e a linguagem dominam o homem fazendo dele uma peça de um sistema. Adorno, Marcuse Benjamim, Habermas.

29 Filosofia Contemporânea
Sartre: “O mundo é um teatro sem roteiro nem diretor”. Homem é condenado a ser livre e responsável por isso. Vive angustiado.

30 Filosofia Contemporânea
Foucault: disciplinar como poder. Panoptismo: VIGIAR e Punir


Carregar ppt "LUCAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google