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GfK. Growth from Knowledge

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Apresentação em tema: "GfK. Growth from Knowledge"— Transcrição da apresentação:

1 GfK. Growth from Knowledge
Gfk  multinacional; apresentação corporativa; apresentação da empresa; apresentação do grupo GfK  Crescer a partir do conhecimento; conhecer para decidir; Conhecer os mercados; liderar por/ com conhecimento GfK  olhar os mercados; ver mais além; ver de fora para dentro; ver pelo “óculo”  focar a atenção Esta é a apresentação do Grupo GfK. Nos próximos slides vamos dar-lhe a conhecer a empresa, falar-lhe do que fazemos e mostrar-lhe qual é a nossa proposta de valor para si / a sua empresa / a sua actividade. Apresentação Institucional

2 1 2 Agenda Grupo GfK GfK em Portugal
Este novo índice que propomos pretende ser flexível para o grupo e as diferentes empresas. Pretende dar uma visão do geral para o particular, no mundo e em Portugal. Dar a conhecer as áreas de actividade e dar exemplos dos nossos estudos e das nossas análises, de forma genérica. O capítulo Retail and Technology pretende apresentar de forma simples e conveniente a metodologia aplicada nos painéis de retalho da GfK, os produtos explorados em cada área, os canais auditados e os relatórios e serviços disponíveis. O capítulo outros serviços pretende dar a conhecer outras ferramentas de forma detalhada e estudos ou projectos de interesse na SBU Retail and Technology, como o Encodex, o Total Store Report e outros.

3 1 Grupo GfK Vamos então agora falar um pouco do grupo GfK no contexto global…

4 Missão As empresas precisam de tomar decisões. O conhecimento é a base do processo de decisão. A nossa informação fornece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. O nosso objectivo é estar a par dos mercados globais em que operamos - no interesse dos nossos clientes, colaboradores, empresa, accionistas e do público em geral. Este slide condensa o nosso posicionamento preferido e como nos devemos ver: -- Como especialistas das áreas que estudamos, dando não dados de mercado, nem sequer apenas informação, mas transferindo para os nossos clientes o conhecimento que guia as suas decisões -- Como uma empresa full service e global que é especialista e tem como única actividade os estudos de mercado

5 Uma forte herança nos Estudos de Mercado
1925 Fundação do „Institut für Wirtschaftsbeobachtung der deutschen Fertigware“. 1984 Fundação GfK- Adquire o estatuto de organização sem fins lucrativos. Setembro 1999 Cotação da GfK na bolsa de Frankfurt. 1934 Fundação como GfK-Nürnberg e.V. 1990 Inicio da Internacionalização. Maio 2005 Aquisição da NOP World. Growth from Knowledge adquire uma nova dimensão. Este slide mostra que a GfK é uma empresa com uma longa história, que começou na Alemanha nos anos 20 e quase um século volvido culmina numa das maiores empresas do mundo na sua indústria. Devemos reter que o Grupo GfK é controlado maioritariamente por uma Fundação (composta por entidades e indivíduos), sem fins lucrativos. Também que o processo de internacionalização tem sido a nota dominante dos últimos 20 anos e a principal fonte do crescimento do grupo, tornando obviamente necessária a entrada em bolsa. O maior exemplo desta evolução é a recente compra do grupo NOP.

6 Grupo GfK: Algumas informações
Facturação1) 2007: milhões EUR Crescimento: 5.8% Empregados Mais de 9000 empregados Mais de 80% dos quais fora da Alemanha Serviços Fornecemos informação ao nível de produtos de grande consumo, farmacêutica, media e serviços Especialistas em Estudos de Mercado Consultoria de Marketing Crescimento orgânico acima da média do sector tem pautado a evolução nos últimos anos. Apesar da forte ligação à Alemanha, o grupo é hoje verdadeiramente internacional (mais de 100 empresas em mais de 100 países) e caminha para uma sociedade europeia. Com os nossos serviços cobrimos uma extensa gama de mercados e produtos, como especialistas em estudos de mercado e actuando também como consultores de marketing junto dos nossos clientes. Network 115 empresas em mais de 100 países 1) Números Preliminares 2007

7 Grupo GfK : Algumas informações
Core business Empresa de estudos de mercado, prestadora de serviços às grandes empresas de serviços, media, bens duráveis e indústria farmacêutica. Posição A maior empresa de estudos de mercado da Alemanha, a 4ª maior na Europa e no mundo. USP Serviço completo no mundo: o Top 50 de clientes pedem-nos informação, sobre vários mercados, em mais do que um país. Especialistas em estudos de mercado, todos os tipos de estudos, todos os tipos de recolha, todos os tipos de clientes. Uma das maiores empresas do mundo no nosso sector de actividade. A nossa USP “unique selling proposition” passa pela nossa capacidade ímpar, em particular no Retail and Technology, de oferecer informação e conhecimento sobre vários mercados, numa perspectiva global e com uma metodologia homogénea.

8 GfK - Crescimento 1991-2007 Facturação EURm1) Empregados
Este gráfico demonstra bem a importância da globalização e internacionalização no grupo e também o fantástico desempenho em termos de crescimento, reforçando a cada vez maior importância do volume global face ao da Alemanha, quer em facturação, quer em número de funcionários. Por outro lado o facto do crescimento ser feito através da internacionalização e aquisição faz com que a evolução de ambos os indicadores seja mais equilibrada. Alemanha Total Alemanha Total 1) Números antes de 2001 são fornecidos por HGB, enquanto que os valores de 2001 a 2004 são fornecidos por USGAP e os valores desde 2005 são fornecidos por IFRS. 2007: dodos preliminares

9 GfK Grupo: Cobertura mundial
Algeria Argentina Australia Austria Azerbaijan Bahrain Bangladesh Barbados Belgium Belize Bolivia Bosnia-Herzegovina Botswana Brazil Bulgaria Cambodia Canada Chile Neste gráfico podemos comprovar que o Grupo GfK é realmente global e capaz de acompanhar a internacionalização dos nossos clientes, como tem sido o caso do desenvolvimento do painel na América Latina ou em África. China Colombia Costa Rica Croatia Cyprus Czech Republic Denmark Dominican Republic Ecuador Egypt El Salvador Estonia Finland France Germany Greece Guatemala Honduras Hong Kong Hungary India Indonesia Iran Ireland Israel Italy Ivory Coast Jamaica Japan Jordan Kazakhstan Kenya Korea Kuwait Latvia Lebanon Libya Lithuania Malaysia Mexico Montenegro Morocco Mozambique Netherlands New Zealand Nicaragua Nigeria Norway Oman Pakistan Panama Paraguay Peru Philippines Poland Portugal Puerto Rico Qatar Romania Russia Saudi-Arabia Senegal Serbia Singapore Slovakia Slovenia South Africa Spain Sweden Switzerland Syria Taiwan Tanzania Thailand Trinidad and Tobago Tunisia Turkey Uganda Ukraine United Arab Emirates United Kingdom Uruguay USA Venezuela Vietnam Yemen

10 Vendas por Região 1) Qualquer empresa global tem as suas raízes presentes e as da GfK são bem visíveis já que a Alemanha ainda representa um quarto da facturação e junto com o resto da Europa, fazem 2 terços da facturação total, mas claro que o maior crescimento está nos territórios mais recentes. 1) Números preliminares de 2007

11 Top 10 da indústria de Estudos de Mercado
2007 facturação em EUR m1) 1. AC Nielsen, EUA 3,197.5 2. IMS Health, EUA 1,489.4 3. Taylor Nelson Sofres, UK 1,453.0 5. Grupo Kantar, UK 1,155.0 7. Synovate, UK 589.3 8. Information Resources, EUA2) 474.2 9. Westat, EUA2) 303.6 6. Ipsos, France 927.2 4. Grupo GfK, Alemanha 1,162.1 Companhia 10. Arbitron, EUA 229.9 1) Vendas na unidade monetária do país onde o respectivo escritório está registado; taxa de câmbio de acordo com o IMF em 31 de Dezembro de 2007: EUR 1 = USD , GBP 1 = USD 2) Números divulgados pela Information Resources e Westat com base numa estimativa de crescimento para o sector de 5% Fonte: Dados publicados pelas empresas e estimativas GfK

12 5 Estrelas: a estratégia para os próximos anos (i)
Consultoria Baseada em Factos Top 3 Dimensão Global Serviço Completo Excelência Financeira

13 5 Estrelas: a estratégia para os próximos anos (ii)
Consultoria baseada em factos Competência e consultoria; Focalização nos clientes; Inovação na liderança. Top 3 Como player mundial; Nos sectores individuais; Nos grandes países. Dimensão Global Reforçar a nossa presença nos países em que já nos encontramos; Expandir para novos países. Serviço Completo Especialização em todos os mercados e regiões relevantes; Estudos de apoio a decisões estratégicas e operacionais de marketing; Uso de padrão, alta qualidade, métodos de análise multi-variados. Objectivos da 1ª Expandiro nosso serviço para oferecer constantemente um produto alta qualidade: Dar informação precisa e actualizada . Fortalecer a nossa posição de forma a sermos o parceiro essencial para a tomada de decisões dos nossos clientes. Objectivos da 2ª É nossa ambição chegarmos ao número 3 dos estudos de mercado Trabalharmos para estarmos no Top 3 desta indústria, tanto por sectores como nos grandes países. Objectivos da 3ª Reforçar a nossa presença, nos países em que já estamos presentes. Expandir em países em que ainda não temos subsidiários. Objectivos da 4ª Capacidade de oferecer uma abrangência de estudos universal a qualquer tipo de cliente em qualquer área de negócio Objectivos da 5ª A GfK orgulha-se de ter rácios financeiros de excelência e usar os seus proveitos para remunerar os accionistas, mas principalmente garantir um futuro de crescimento e rentabilidade. Excelência Financeira Margem elevada; Facturação EUR milhões; Endividamento Liquído/EBITDA ~ 2.

14 2 GfK em Portugal Voltemos agora para o nosso mercado para falar da GfK em Portugal…

15 Grupo GfK em Portugal: O nosso negócio – 3 sectores / 3 fontes
Custom Research Retail and Technology Recolha contínua de informação HealthCare Grupos alvo específicos, consumidores ex., médicos, etc. Grupos alvo específicos, consumidores ex., médicos, etc. Tipo de Pesquisa Serviços específicos de acordo com estratégias de marketing Informação dos mercados de electrónica de consumo Serviços específicos de acordo com estratégias de marketing Serviços Proporção de estudos regulares A GfK estrutura-se em 3 grandes áreas que correspondem a diferentes mercados e diferentes formas de recolha de dados/ informação. O maior em termos de facturação, engloba no fundo todos os estudos de mercado quantitativos e qualitativos em que as fontes são essencialmente declarações e estatísticas recolhidas junto de grupos alvo como por exemplo os consumidores. A proporção de estudos regulares é menor do que noutras áreas, bem como a margem associada a este tipo de estudos. A área do Retail and Technology engloba os painéis de retalho e é a área com maior rentabilidade do grupo. São estudos regulares que cobrem diversas áreas de produto, essencialmente bens duráveis e tecnológicos. Na área dos media, onde é feita a medição de audiências e consumo de media, não estamos presentes directamente em Portugal. ~43% 100% ~95% 15

16 Custom Research Mercados Automóvel, tecnologia, consumo, comunicação, financeiro, media, FMCG Soluções de Marketing Estruturas de mercado, marca/comunicação, satisfação do cliente, pricing, conceito/ testes de produtos, posição do mercado. Vantagens do Cliente Minimiza o risco da tomada de decisão no negócio e assegura o crescimento sustentado num potencial lucro. Presença Em mais de 90 países a nível mundial. É a área mais importante para os estudos de mercado e para a GfK. É onde englobamos todos os estudos de mercado e opinião, qualitativos e quantitativos, feitos junto de consumidores ou prescritores, na sua maioria. É uma das áreas mais globais na GfK e no mercado e onde se aplicam uma enorme variedade de metodologias quantitativas e qualitativas. 16

17 Exemplo 1: Tendências do Consumidor a Nível Internacional
O que leva consigo? % Carteira 94 B.I/ Carta Condução 73 Telemóvel 63 Cartões Crédito/ Débito 50 Pastilhas/ Doces 29 Maquilhagem 23 Snacks ou garrafas de água 21 Creme/ Loção mãos 17 Bilhetes para Transportes Públicos 17 Exemplo dum estudo sobre hábitos do consumidor. Livro, Revista, Jornal 14 Diário/Organizer (formato papel) 13 Em média, os consumidores levam consigo 4,3 destes 15 itens quando saem de casa. MP3/Walkman 5 Câmara Digital 3 PDA/Agenda Electrónica 2 Consolas Jogos 1 Fonte: Relatório GfK Roper 2006

18 Exemplo 2: Mercados Internacionais de Consumo em 2006
Estudo do movimento do consumo corrente Mudança no ano anterior Lidl +2.5 45.0 Aldi +1.9 38.5 Carrefour -0.7 26.7 Edeka +9.5 23.1 Rewe +0.5 21.8 Tengelmann +2.9 17.9 Wal-Mart 0.0 16.5 Tesco +3.2 Exemplo dum estudo sobre comportamento de compra do consumidor. 15.9 Auchan -0.7 15.2 Números em % Metro -4.4 15.1 10 20 30 40 50 Estudo = Número de famílias que fizeram compras na loja relevante, pelo menos uma vez durante o ano indicado Fonte: Europanel, 2007; o gráfico abrange Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha e Países Baixos 18

19 HealthCare Mercados Medicamentos, materiais e produtos para dentistas e laboratórios. Soluções de Marketing Estruturas de mercado, marca/comunicação, satisfação do cliente, pricing, conceito/ testes de produtos, posição do mercado. Vantagens do Cliente Minimiza o risco da tomada de decisão no negócio e assegura o crescimento sustentado num potencial lucro. Presença Em mais de 90 países a nível mundial. É a área mais importante para os estudos de mercado e para a GfK. É onde englobamos todos os estudos de mercado e opinião, qualitativos e quantitativos, feitos junto de consumidores ou prescritores, na sua maioria. É uma das áreas mais globais na GfK e no mercado e onde se aplicam uma enorme variedade de metodologias quantitativas e qualitativas. 19

20 Exemplo: Quantas vezes foi a uma farmácia nos últimos 12 meses? em %
Áustria Bósnia/Herzegovina Croácia República Checa Hungria Cazaquistão Polónia Roménia Rússia Eslováquia Eslovénia Ucrânia Mais do que 10 vezes/ano 3 a 5 vezes Uma vez 6-10 vezes Duas vezes Nunca L.ppt Fonte: GfK CEE Basic HealthCare Factos

21 Retail and Technology Mercados Mais de 350 produtos auditados em: electrónica de consumo, entretenimento, material de escritório, equipamento fotográfico e óptico, aparelhos domésticos, informática e telecomunicações, DIY, turismo, equipamento desportivo. Soluções de Marketing Produto e política de preços, anunciantes, distribuição, vendas e logística. Vantagens do Cliente Acesso a base de dados e/ou transferência de análise padronizada de informação sobre tendências, volume, vendas, canais de vendas e segmentos nos nossos mercados de clientes. Recolha no ponto de venda de informação dos mercados de bens tecnológicos e duráveis, com uma metodologia harmonizada a nível internacional. Possibilidade de analisar os mercados agregados ou mesmo ao nível do modelo, cruzando com canais, regiões, etc. Presença Em mais de 70 países nos 5 continentes. 21

22 Exemplo 1: Telemóveis com/sem câmara Q4/2006
Suécia Polónia Rússia África Sul Marrocos Japão Alemanha China Brasil India 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% KR JP DK SE GB SG HK AT GR SK LB CH PL IR TW ES DE CZ IT RU FR AE JO NL KW MY SA SY FI PT QA UA ZA CN BG OM CL BE ID VN YE TH BR RO BH TR EG TN PK DZ IN MA Com Câmara Sem Câmara Fonte: GfK Marketing Services

23 Exemplo 2: Telemóveis com/sem câmara Dez. 2007 (Unidades)
Uganda Coreia Reino Unido Polónia Brasil Rússia Alemanha China Egipto Índia 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% KR NO DK HK LB CY SE IR GR GB PL AT LV ES SG EE JO SY IT TR AR SK TW KZ AE CZ BR CH SA MY RU QA LT UA DE CL NL OM IL PH KW FI PT KH FR BG BE CN BH RO ID ZA TH VN EG MA PK DZ YE TN NG SN MZ KE CI HU IN TZ UG Com Câmara Sem Câmara Fonte: GfK Marketing Services

24 Grupo GfK em Portugal Facturação: 13,377 milhões EUR (2007)
3 Empresas GfK Marketing Services GfK Metris Intercampus Posicionamento 3º maior grupo de empresas de estudos de mercado em Portugal A GfK em Portugal ultrapassou como grupo os 13 milhões de € de facturação, tendo 3 empresas: GfKMetris, Intercampus e GfK MS, que exploram as áreas de negócio do grupo do Custom Research e do Retail and Technology. ESCRITORIOS EM LISBOA E PORTO Empregados Mais de 100 colaboradores

25 Top 10 da indústria de Estudos de Mercado
Empresa 1. IMS 2. AC Nielsen 3. Marktest 4. GfK Metris 5. TNS Euroteste 6. Intercampus 7. GfK Marketing Services 8. Millward Brown 9. Marktest Audimetria 10. Motivação Total Mercado (estimativa 2007) / T EUR

26 Uma forte herança nos Estudos de Mercado
1996 Recolha de informação para o Painel, com o apoio da Intercampus 2006 Participação nas actividades do Grupo em África 2004 Participação nas actividades do Grupo na América Latina 1997 Aquisição de 10% do capital da Intercampus 2005 Desenvolvimento da Divisão de HealthCare 2001 Aquisição maioritária no capital da GfK Metris Este slide mostra que a GfK é uma empresa com uma longa história, que começou na Alemanha nos anos 20 e quase um século volvido culmina numa das maiores empresas do mundo na sua indústria. Devemos reter que o Grupo GfK é controlado maioritariamente por uma Fundação (composta por entidades e indivíduos), sem fins lucrativos. Também que o processo de internacionalização tem sido a nota dominante dos últimos 20 anos e a principal fonte do crescimento do grupo, tornando obviamente necessária a entrada em bolsa. O maior exemplo desta evolução é a recente compra do grupo NOP.

27 GfK Metris Key Services Desenvolvimento de estudos Ad Hoc qualitativos e quantitativos junto dos segmentos individual e empresarial, bem como oferta de produtos harmonizados e padronizados Cerca de 60 colaboradores 94 postos de CATI, 60 postos de CAPI Estudos Quantitativos e Qualitativos (metodologias complementares) entrevistas face-to-face entrevistas telefónica focus-group entrevistas em profundidade Salas de vidro duplo em Lisboa e Porto (visionamento e interacção com o moderador através da Internet) Escritórios de apoio ao campo em lisboa e porto, membro fundador da APODEMO, mais de 15 anos de história. Empresa full service. Medição fiável e validada Modelos únicos e técnicas estatísticas avançadas Análises de marketing estratégico e recomendações operacionais

28 Intercampus Key Services
Experiência de mais de 14 anos na recolha de dados, utilizando as metodologias qualitativas e quantitativas, em todas as áreas do Market Research. Cerca de 30 funcionários, além de uma larga equipa de entrevistadores em todo o território nacional. Equipas com experiência indicada para realizar estudos mais específicos: Cliente Mistério; Auditorias; Pricing; Entrevistas com públicos diferenciados (crianças, médicos…). Escritórios de apoio ao campo em lisboa e porto, membro fundador da APODEMO, mais de 17 anos de história. Uma forte especialização na recolha de informação e uma equipa de campo de grande capacidade, bem como um dos maiores CATI para os estudos de mercado, fazem da Intercampus uma empresa de referência na recolha de informação. 124 postos de CATI 60 postos de CAPI Escritórios em Lisboa e no Porto

29 GfK Marketing Services
Key Services Informação de marketing, vendas e logística da área de retalho e indústria, para empresas a operar no mercado de bens duráveis. Permite ao cliente ter acesso directo a bases de dados e/ou transmissão estandardizada de análises para apoio a decisões de curto, médio e longo prazo, em termos de políticas de produto, preços, publicidade, distribuição, vendas e logística. Mercados Electrónica de consumo, entretenimento, material de escritório, equipamento fotográfico e óptico, utensílios domésticos, informática e telecomunicações, DIY, turismo, equipamento desportivo. Painéis de Retalho com abrangência nos bens duráveis e tecnológicos, informação detalhada sobre os mercados e sua evolução segmentada por região e canal ao nível da referência individual. Soluções de Marketing Produto e política de preços, anunciantes, distribuição, vendas e logística. Vantagens do Cliente Acesso a bases de dados e análise de informação sobre tendências, volumes, vendas, canais de vendas e segmentos nos diferentes mercados.

30 Ligações Institucionais
A GfK Metris e a Intercampus são membros fundadores da APODEMO. A GfK Marketing Services é membro da APODEMO desde 1998 e o seu director geral assumiu a Presidência desta Associação até Abril de 2006. São membros da ESOMAR vários colaboradores da Intercampus, da GfK Metris e da GfK Marketing Services. O Grupo GfK promove e cumpre os códigos e directrizes internacionais desta Associação. Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião European Society for Opinion and Marketing Research

31 Contactos GfK Metris - Luís Valente Rosa
Intercampus - António Salvador GfK Marketing Services - Carlos Figueiredo Director Geral Grupo GfK: António Salvador Morada: Rua Carlos Testa Nº 1 1º B Lisboa T: F: @:

32 GfK. Growth from Knowledge
Liderança através do Conhecimento A GfK é o seu parceiro na busca e implementação do conhecimento do seu mercado, da concorrência, do seu negócio. GfK. Growth from Knowledge


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