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O Impacto da Gestão Integrada na Instituição

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Apresentação em tema: "O Impacto da Gestão Integrada na Instituição"— Transcrição da apresentação:

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2 O Impacto da Gestão Integrada na Instituição
APRESENTAÇÃO: CEPEP CASE: O Impacto da Gestão Integrada na Instituição APRESENTADOR: Cristina Toledo

3 Informações Gerais Nome da Instituição: Centro Educacional Professor Estevão Pinto Localização: Rua Dona Cecília, Serra - Belo Horizonte/MG Público-Alvo: Crianças da Educação Infantil e Programa Infanto Juvenil Número de Crianças Atendidas: 542 Presidente: José Eduardo Rubim de Moura Parceria com a FDG: 04/2008

4 Em 2011 o CEPEP completa seus 50 anos.
Nosso trabalho sempre foi reconhecido pela comunidade e parceiros. A Instituição sempre desempenhou bem o seu papel. Mas...

5 Com a parceria, o trabalho se tornou mais abrangente, consistente e os processos mais rápidos e objetivos. Registro das boas práticas: padronização Planejamento estratégico Programa ambiental Projeto de fortalecimento da liderança Avaliação formal qualitativa e quantitativa Metas definidas e planos de ação focados Indicador definido: Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS da Educação Infantil) Ferramentas gerenciais utilizadas no dia a dia da instituição Método Científico de Solução de Problemas: PDCA Gestão Integrada Currículo básico para a Educação Infantil e Infanto Juvenil Critérios de avaliação definidos e padronizados

6 Mas, a mudança, é feita pela própria Instituição.
O impacto nos resultados é visível! 100% das metas alcançadas Temos uma equipe de pessoas determinadas a implementar o que há de melhor no mundo do gerenciamento.

7 Por meio da GIDE! Como foi possível alcançar esses resultados?
Dimensão pedagógica Dimensão estratégica Dimensão gerencial integrando as dimensões pedagógica, estratégica e gerencial; proporcionando o alinhamento da equipe; e potencializando os resultados Por meio da GIDE!

8 A GIDE é orientada pelo método científico de solução de problemas, o PDCA...
(ACT) P (PLAN) D (DO) C (CHECK) Elaborar os Planos de Ação Estabelecer as metas 2 1 Executar o trabalho conforme os planos elaborados Educar e treinar para executar os planos 4 3 Avaliar a execução das ações Avaliar os resultados 6 5 Tratar os desvios de resultados Padronizar as ações bem sucedidas 8 7

9 E associada ao Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS.
O IFC/RS possibilita mensurar o cumprimento da missão da Instituição, indicando os pontos que precisam ser melhorados em busca da excelência. IFC/RS Variáveis relativas a resultados (45%) Variáveis relativas a condições ambientais (25%) Variáveis relativas à aquisição das competências requeridas (30%) 9

10 O Sistema GIDE, para a Educação Infantil, foi construído de acordo com o método PDCA.
Construção do Marco Referencial. Definição de um Currículo Básico Comum. Diagnóstico, definição de metas e elaboração de planos de ação. Execução das ações propostas. Acompanha- mento dos resultados e execução dos planos. Tomada de ações corretivas. Padronização.

11 Os objetivos do Marco Referencial.
É definido o que a Instituição busca para si e para a sociedade. (O QUE QUEREMOS) Para chegar ao que se quer, é necessário definir O CAMINHO, linhas específicas de ação, que nortearão as ações da Instituição. (DIRETRIZES) 2 MARCO DOUTRINAL MARCO OPERATIVO 3 A partir da análise da situação atual. (O QUE TEMOS) ... MARCO SITUACIONAL 1

12 Conteúdo a ser desenvolvido Competências requeridas
Nosso Currículo Básico Comum, padronizado, é um sucesso. Dimensões Conteúdo a ser desenvolvido Competências requeridas Atividades Recurso utilizado Cognitiva, Físico e Sócio Emocional. Conteúdo a ser trabalhado com as crianças ao longo do trimestre. Competências que as crianças devem adquirir no trimestre em questão. As crianças serão avaliadas nas competências requeridas para sua faixa etária. Atividades e/ou projetos que serão desenvolvidos para que as crianças consigam conquistar as competências requeridas. Recursos que serão utilizados para desenvolver as atividades.

13 Após o diagnóstico de 2009, novas metas foram estabelecidas.

14 Novos planos de ação foram elaborados
Novos planos de ação foram elaborados. Esse é o “caminho” que assegura o alcance das metas.

15 Os planos de ação são acompanhados mensalmente pelas coordenações.
Com a execução dos planos de ação, a equipe vem conseguindo promover melhorias significativas nos seus resultados. O que permite analisar a sua eficácia e, caso necessário, propor ações futuras. 15

16 Além de acompanhar os planos, os resultados também são monitorados trimestralmente.
Meta para dez/2010: 96%

17 E se esses resultados não são satisfatórios…
As coordenadoras se reúnem com as educadoras para identificar as causas do mau desempenho e definir contramedidas necessárias para que a meta seja alcançada. Os desvios de resultados em relação às metas são identificados.

18 POP: Passeio da formiguinha
O que fazer para assegurar a melhoria contínua da aquisição das competências requeridas? Padronizar e divulgar as práticas de sucesso para que elas não se percam e/ou fiquem restritas a um pequeno grupo de educadores. POP: Passeio da formiguinha 18

19 Uma gestão com foco nos fins, o que garante melhores resultados.
A GIDE nos possibilita... Uma gestão com foco nos fins, o que garante melhores resultados. 19

20 Mensagem Final “A parceria tem um importante papel na educação. A partir da implementação da Gestão Integrada, o método PDCA com todas as ferramentas promovem uma grande mudança no âmbito da Instituição e traz significativos ganhos que impactam diretamente na melhoria constante dos resultados.” Cristina Toledo

21 Fundação de Desenvolvimento Gerencial Alameda da Serra, 400 – 2º Andar
Nova Lima - MG - Brasil Telefone: (31) Fax: (31)


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