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E.S.E. cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

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Apresentação em tema: "E.S.E. cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS"— Transcrição da apresentação:

1 E.S.E. cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS
O Poder da Fé Definição de fé por Paulo de Tarso Quando ela surge em nós? Como a compreendemos? Que benefícios ela nos dá? A fé quanto à intensidade A fé religiosa A fé quanto à aplicabilidade

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Quando ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar. Jesus respondeu. dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. - E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio? - Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade (falta de fé). Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. Mateus cap. 17 vv. 14 a 20

3 VC TEM FÉ ?

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A Montanha VALORES MORAIS Dificuldades Resistências Má Vontade Preconceitos da rotina Interesse Material Egoísmo Fanatísmo Paixões Orgulhosas

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1 – Definição de fé pelo apóstolo Paulo de Tarso A fé consiste na firme confiança (certeza) daquilo que se espera, na convicção daquilo que não se vê. (Hebreus 11:1) 2 – Quando a fé surge em nós? No homem, a fé é o sentimento inato de seus destinos futuros; é a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente, e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade. Ela está presente nos seres humanos desde a sua criação, mas necessita ser desenvolvida. No princípio apenas acreditamos, depois compreendemos e, finalmente, vivenciamos.

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3 – Como a compreendemos? A maneira como compreendemos e vivenciamos a fé, depende do grau de maturidade espiritual que tenhamos alcançado: Fé ingênua ou infantil: Acredito simplesmente sem pensar a respeito, sem pedir provas. Acredito em tudo que me dizem, simploriamente, ingenuamente. Para alguns esta forma de crer é vista como uma virtude. Procurar compreender os fatos demonstraria falta de fé.

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Na fase do desenvolvimento das emoções a fé passa a ser um sentimento ou uma emoção que se acende ou apaga, aumenta e diminui, segundo o estado emocional da criatura. É a fé que se conquista diante de um ato de generosidade ou se perde, num segundo, diante de uma desilusão; mais baseada nos outros, com suas qualidades e defeitos, do que em si mesmos, em seu próprio conhecimento da verdade. Pode levar ao extremo da fé cega ou da descrença total.

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Na fase do desenvolvimento da razão e do intelecto a fé se torna um sinônimo das palavras convicção, certeza e confiança. Representa, então, uma virtude intelectual, um fruto da experiência, e não mais uma emoção. Supõe o conhecimento profundo do assunto: a certeza científica baseada nesse conhecimento é a fé. É a segurança do químico que, ao fazer as combinações de ácidos com bases, tem a certeza de que obterá um sal: fé absoluta, fé raciocinada e experimentada, com fundamento em fatos vividos e verificados sob controle. Nesta fase a fé não é oscilante de conformidade com o estado de humor.

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Na fase mais espiritualizada, quando já sintonizados com a presença divina dentro de cada um, a fé representa a fidelidade aos princípios divinos. Uma vez conhecido o caminho e encontrado o Mestre, não haverá mais esmorecimentos nem desvios, não se permanecerá mais no saber, nem no falar, mas se exigirá de si mesmo o máximo, o SER, o vivenciar com fidelidade os princípios divinos, havendo o ajustamento, a justeza, do modelado com o modelo, do cristão com o Cristo. Nesta fase há plena confiança nos princípios divinos.

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4 – Que benefícios ela nos dá? a) Transpor os obstáculos: No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças torna o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si. Aqui porém unicamente no sentido moral se devem entender estas palavras. As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo e as paixões orgulhosas são outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade.

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b) A certeza e a confiança de se atingir um objetivo: Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a desenvolve caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas.

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5 – A fé quanto a intensidade a) A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. b) Da fé vacilante resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se têm de combater; essa fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer. Sente a sua própria fraqueza. Quando é estimulada pelo interesse, tornar-se enfurecida e julga suprir, com a violência, a força que não tem. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.

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5 – A fé quanto a intensidade c) A fé robusta é a que dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos tanto nas pequenas como nas grandes coisas. d) A fé confiante é aquela na qual se tem a confiança no cumprimento de uma coisa, na certeza de atingir um objetivo. Obs.: O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível. Daí decorre que aquele que a um grande poder fluídico normal junta ardente fé, pode, só pela força da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros, tidos antigamente por prodígios, mas que não passam de efeito de uma lei natural. Tal o motivo por que Jesus disse a seus apóstolos: se não o curastes, foi porque não tínheis fé ESE Cap. 19 item 5

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6 – A fé religiosa Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. A fé nas verdades espirituais básicas não se receita, não se impõem. Ela é desenvolvida e ninguém esta impedido de possuí-la. Há os que mesmo tendo as provas chovendo ao seu redor, agem com descaso, ou por temor de serem forçados a mudar seus hábitos. Porém na sua maioria, há o orgulho negando-se a reconhecer a existência de uma força superior, porque teriam que inclinar-se diante dela. Sob esse aspecto, a fé pode ser:

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a) Fé cega: é aquela que nada examina, aceita tudo sem verificação, tanto o verdadeiro como o falso, e choca-se, a cada passo, com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Por estar apoiada no erro, cedo ou tarde desmorona. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; impor a alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão. b) Fé raciocinada. A fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer com o progresso do conhecimento, uma vez que o que é verdadeiro na sombra, também o é à luz do dia. Esta fé se apoia nos fatos e na lógica. É clara, não deixa atrás de si nenhuma dúvida. A pessoa crê porque tem certeza pois compreendeu. Fé inabalável é somente a que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade.

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Obs.: A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega é a que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé (a fé cega) que se levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se deve receitar a ninguém. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. 

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7 – A fé quanto à aplicabilidade Jesus procurou mostrar o que o homem pode realizar quando tem desenvolvida a sua fé, isto é, a vontade e a certeza. Os chamados milagres passam a ser vistos como efeitos naturais cujas causas hoje se explicam e são compreendidas, em grande parte. Com o estudo do Espiritismo e do Magnetismo se tornarão completamente compreensíveis. A fé é humana ou divina, conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras.

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7 – A fé quanto à aplicabilidade a) Fé humana: O homem de muita inteligência, que persegue a realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. b) Fé divina: O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé, não há tendências más que não possam ser vencidas.

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O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares, qualificados outrora de milagres. A fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, e se quisessem pôr a vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o a que, até hoje, eles chamaram prodígios e que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Um Espírito Protetor. (Paris, 1863.)

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A fé: mãe da esperança e da caridade FÉ PRESUNÇÃO A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa: não deve ficar adormecida. A esperança e a caridade são resultantes da fé. A fé desperta todos os sentimentos nobres que conduzem o homem para o bem e é a base de sua regeneração. É preciso que esta base seja forte e durável para que tudo o que se construa sobre ela não possa ser abalado. Bibliografia: Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec Sabedoria do Evangelho – Carlos Torres Pastorino


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