A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROF. CAROLINA SPINOLA 2012.1

2 QUEM SOU EU? Formada em Administração de Empresas pela Ucsal
Mestrado em Administração pela UFBA Doutorado pela Universidade de Barcelona Professora da Unifacs desde 1995, lecionando as disciplinas Desenvolvimento de Negócios,Empreendedorismo e Planejamento Estratégico Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs (Mestrado e Doutorado) Contato:

3 ESTRUTURA DA DISCIPLINA
EMENTA: Perspectivas em Administração Estratégica. Estratégia e Planejamento. Etapas do Planejamento Estratégico. Estratégia e Vantagem Competitiva. Posicionamento Estratégico. JUSTIFICATIVA Mudanças no mercado empresarial e a necessidade da conquista de posições sustentáveis reforçam a importância do planejamento estratégico para as organizações. Entendimento da relação entre o planejamento do composto de produto e o planejamento estratégico.

4 ESTRUTURA DA DISCIPLINA
OBJETIVOS 3.1 Gerais Propiciar uma visão sistêmica das organizações, como também habilitar o aluno a entender o processo de planejamento estratégico de um negócio e suas interfaces com o desenvolvimento de novos produtos. 3.2 Específicos *Discutir a necessidade do Planejamento Estratégico para as organizações * Analisar o macro e microambiente da organização * Desenvolver as fases do Planejamento Estratégico * Introduzir noções de competitividade empresarial * Discutir as estratégias de posicionamento mercadológico das organizações

5 ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO
1. Perspectivas em Administração Estratégica e a necessidade do Planejamento Estratégico 1.1 Os mercados mutantes e os imperativos organizacionais 1.2 Estratégia, Administração Estratégica e Planejamento Estratégico 1.3 Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional 2. Fases do Planejamento Estratégico 2.1 Fase I - Diagnóstico estratégico 2.2 Fase II – Estabelecimento do Perfil Estratégico da Organização 2.3 Fase III - Instrumentos prescritivos e quantitativos 2.4 Fase IV - Controle e avaliação 3. Diagnóstico Estratégico 3.1 Avaliação da Estratégia Vigente (visão, missão, objetivos, metas, valores, estratégias....) 3.2 Análise das oportunidades e ameaças do ambiente externo (análise macroambiental e setorial) 3.3 Análise do ambiente interno

6 ESTRUTURA DA DISCIPLINA CONTEÚDO
4. Estabelecimento do perfil estratégico da Organização 4.1 Análise de Cenários 4.2 Modelos de Análise de Negócios: Ciclo de Vida do Produto, Matriz SWOT, Matriz BCG, Matriz McKinsey/GE, 4.3 Formulação de Estratégias Empresariais e vantagens competitivas 5. Instrumentos prescritivos e quantitativos 5.1 Objetivos e metas (importância, hierarquia, interações verticais e horizontais, processo de estabelecimento) 5.2 Planejamento departamental 5.3 Projetos e planos de ação 6. Controle e Avaliação 6.1 Fases do processo de controle e avaliação 6.2 Verificação da consistência do planejamento estratégico 6.3 Revisões do planejamento estratégico

7 ESTRUTURA DA DISCIPLINA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO A disciplina contemplará os enfoques teórico e prático, sob a forma de aulas expositivas, leitura e discussão de estudos de caso.

8 ESTRUTURA DA DISCIPLINA
AVALIAÇÃO Trabalhos em grupo (Estudos de Caso Pontuados -3) – peso 2,0 Prova Individual – peso 3,0 Trabalho Final – peso 2,0 Prova Final – peso 3,0 (*) Os trabalhos realizados em sala de aula constituirão uma nota de participação (no máximo 1,0 ponto) que será somada à nota da Prova Individual. (**) Trabalhos em sala não admitem segunda chamada.

9 ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS BÁSICAS
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégias: um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000 OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas ed. São Paulo: Atlas, 2007 SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto;MARTINS, Tomás. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2007

10 ESTRUTURA DA DISCIPLINA REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
AAKER, D.A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001 CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: como transformar os gerentes em gestores de pessoas. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003 FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997

11 ESTRUTURA DA DISCIPLINA OUTRAS REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Administração de Marketing – análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998 PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para a análise da indústria e da concorrência. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google