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POP 22.030 - Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012.

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1 POP Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012

2 AGENDA Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição
Registro da Ordem de Serviço de Aferição a Pedido do Consumidor

3 Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor
O que significa Aferição do Medidor? É o teste realizado pela distribuidora na unidade consumidora ou em laboratório, afim de apurar a precisão e o funcionamento do medidor de energia. Após a execução da aferição é gerado um relatório de aferição (informa os dados do padrão de medição utilizado, as variações verificadas, os limites admissíveis, a conclusão final e os esclarecimentos quanto à possibilidade de solicitação de aferição junto ao órgão metrológico) que é entregue ao solicitante. Para que serve uma Aferição no Medidor? O serviço de aferição do medidor de energia elétrica faz-se necessário nos casos em que há dúvida sobre o perfeito funcionamento do aparelho. O bom funcionamento do medidor de consumo é fundamental para que seu consumo seja medido e faturado corretamente;

4 Qual o seu contato telefônico, Sr.?
Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Qual o prazo para a execução do serviço de Aferição do Medidor? O prazo para execução do serviço será até 30 dias da solicitação e conforme disponibilidade do cliente. Qual a melhor data para que a equipe de campo possa realizar o serviço em sua UC, Sr.? Qual o seu contato telefônico, Sr.?

5 Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor
O serviço de aferição no equipamento de medição é cobrável ? Caso o Sr. solicite a aferição do equipamento de medição pelo órgão metrológico oficial, será responsável pelos custos de frete e de aferição. Além disso, o prazo da aferição será estabelecido pelo órgão competente. Porém, caso as variações excedam os limites percentuais admissíveis estabelecidos na legislação metrológica vigente, os custos serão assumidos pela CEMAR, e, caso contrário, pelo cliente. Sr, caso o erro encontrado esteja dentro da faixa de tolerância definida pelo INMETRO, conforme portaria nº 88/2006, será cobrado o valor do serviço e a mesma será incluída na conta de energia subsequente à execução do mesmo, conforme valores homologados pela ANEEL. O Sr. poderá solicitar uma aferição do equipamento de medição pelo órgão metrológico, 30 (trinta) dias após o recebimento do resultado fornecido pela CEMAR. Sr, caso seja verificado uma variação superior aos limites estabelecidos, será aberta uma análise para calcular os valores a serem ressarcidos nas próximas faturas e o medidor deverá ser substituído. O Sr. poderá solicitar uma aferição do equipamento de medição pelo órgão metrológico, 30 (trinta) dias após o recebimento do resultado fornecido pela CEMAR. Sr, os valores estabelecidos são: Monofásico = R$ 5,78 Trifásico = R$ 12,83 Grupo A = R$ 64,25 E se realmente for constatado que o medidor está com alguma alteração? Caso seja cobrado pelo serviço, gostaria de saber, qual o valor? E se eu não concordar com o laudo da distribuidora?

6 “Aferição de Equipamento”:
Registrando a Ordem de Serviço de Aferição a Pedido do Consumidor Finalizada a Solicitação, iremos retornar à tela Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e clicar no botão ‘SS’. Na aplicação ‘F5GACSS0 – Acompanhamento de Solicitação de Serviço’, iremos localizar a Solicitação (SS): AF AEQ – Aferição de Equipamento, selecionar esta OS e em seguida clicar no botão ‘Registro de Atendimento’. Em seguida será aberta a aplicação ‘F5GRGAM0 – Registro de Atendimento Manual’. Na ‘prancheta’ iremos informar os dados do agendamento para a realização da aferição. Registrar nome do cliente / solicitante que irá acompanhar a aferição, data desejada e contato telefônico. Para finalizar, clicar no botão ‘Salvar’. Para finalizar a solicitação escolha a área responsável pela execução do serviço e depois clicar em ‘Confirma’. Em seguida o sistema exibirá uma janela solicitando a confirmação dos dados da aferição de equipamento. Basta clicar em ‘Confirma’. Primeiramente realizamos o acesso ao sistema CS, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informamos o código da Unidade Consumidora. Em seguida, iremos clicar no botão “Serviços”. Na Aba “Medição”, clicar no botão “Aferição de Equipamento”: Na tela seguinte, iremos incluir os dados do solicitante, atualizando o ponto de referência e clicar em ‘Ok’. Logo depois confirmar se a solicitação foi, ou não, um pedido do cliente. Em seguida, clicar em ‘Sim’.

7 0800 286 0196 MUITO OBRIGADO (A)! Atendimento ao cliente
Gerência de Parceiros, Segurança e Meio Ambiente. Área de Relacionamento com Parceiros. Home: Atendimento ao cliente


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