Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEvelyn Neves Alterado mais de 10 anos atrás
1
Atividade de extensão USC Projeto de Pesquisa UNESP
Educação às mídias Atividade de extensão USC Projeto de Pesquisa UNESP Prof. Ms Lígia Beatriz Carvalho de Almeida Profa. Dra. Roseane Andrelo
2
O que é educação às mídias?
Ensinar e Aprender sobre os Meios de Comunicação Não confundir com ensino através dos meios de comunicação = uso de televisão ou computadores como um meio de ensinar. A utilização instrumental dos meios de comunicação é chamada de mídia educativa ou tecnologia educacional.
3
Preocupações Uso do espaço público de comunicação
Garantia do direito social à comunicação Uso do espaço público de comunicação Regulação social dos conteúdos da mídia As mídias são o principal meio de expressão cultural contem-porânea e de comunicação: tornar-se um participante ativo na sociedade implica, necessariamente, usar os modernos meios de comunicação. A mídia educação é capaz de fazer a educação mais relevante para a vida social das crianças.
4
Atuação das mídias As mídias não oferecem uma janela transparente para o mundo. Elas são um canal, através do qual, as representações e imagens do mundo podem ser apreendidas indiretamente. As mídias interferem: elas nos fornecem versões seletivas do mundo, em vez de um acesso direto ao mundo.
5
Proposta da Unesco Kit com um protótipo de currículo para mídia educação. pai - professor – profissional - investidor Desafio: adaptá-lo às condições da escola local em países que se interessem em adotá-lo.
6
Inquietações O kit propõe o envolvimento do professor do Ensino Médio.
Nas Oficinas iremos questionar: - Será a proposta adequada às necessidades locais? As técnicas pedagógicas propostas são compatíveis com a realidade da escola local? Quais das estratégias poderiam ser utilizadas em nosso contexto escolar? Que adequações são necessárias?
8
Conceitos-chave Representações (agenda setting, edição): realismo,
presença e ausência, esteriótipos, interpretações e influência. Produção: tecnologia, práticas profissionais, a indústria, conexão entre mídia, regulação, circulação e distribuição, acesso e participação. Linguagens multimídia: significado, convenções, códigos, gêneros, escolhas, combinações, tecnologias. Audiências: público alvo, endereçamento, circulação, usos, significados, prazeres, diferenças sociais.
9
Estratégias pedagógicas: a mídia educação na prática
Análise textual Estudo de caso Tradução Adaptação entre mídias Análise contextual Produção Simulação Avaliação da aprendizagem em mídia
10
Decisões e necessidades
Definir dia da semana e horário das oficinas; Participantes: preencher a avaliação diagnóstica preencher a autorização do comitê de ética
11
OBRIGADA PELA PRESENÇA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.