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Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova

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Apresentação em tema: "Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
Visão Geral do RUP Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova

2 Visão Geral do RUP Introdução Casos de Uso Arquitetura de Software
Fluxo de Atividades da Metodologia Fases do RUP CONCEPÇÃO ->ELABORAÇÃO ->CONSTRUÇÃO -> TRANSIÇÃO Boas Práticas

3 Introdução ao RUP Conjunto das Melhores Práticas em Engenharia de Software Não Define uma Metodologia È uma Plataforma de Processos Metodologia é o resultado de uma Configuração ou instanciação dos processos Ferramentas sugeridas pelo RUP Ferramentas Rational A Linguagem UML

4 Rational Unified Process (RUP)
Características Iterativo e Incremental O Sistema é construído incrementalmente através de vários mini-projetos que se repetem (iterativos) Orientado a Objetos Guiado por Casos de Uso A Arquitetura tem papel central Planejado por Riscos Reduz riscos e aumenta a previsibilidade

5 Casos de Uso É uma forma específica de uso do sistema através da execução de alguma de suas funcionalidades É uma funcionalidade, mostrada por uma seqüencia de mensagens trocadas entre o sistema e um ou mais usuários externos(atores), junto com as ações executadas pelo sistema

6 Casos de Uso (por que usar?)
Descrevem o que acontece dentro do sistema Ajuda a comunicação entre clientes e desenvolvedores Mostram apenas o que o sistema faz, e não como. Capturam o comportamento do sistema, sem a necessidade de especificar como esse comportamento será implementado

7 Casos de Uso Representação Gráfica Solicitar Saldo Solicitar Estrato
Usuário da Internet Programa Navegador Solicitar Saldo

8 Casos de Uso Representação Gráfica 2 Solicitar Saldo Sacar Dinheiro
Cliente Transferir Entre Contas Uma Associação entre m ator e um caso de uso indica que há uma comunicação.

9 Casos de Uso Representação Gráfica 3 Realiza um pedido
Empresa de Entrega Cliente Transferir Entre Contas

10 Casos de Uso na UML Significa um caminho através de um Caso de uso
Uma instância de um caso de Exemplos Sacar Dinheiro Tentativa de Saque MAS senha Incorreta Tentativa de Saque MAS Saldo Insuficiente Realizar Login Login com Sucesso Longin Incorreto Esqueci minha Senha

11 Casos de Uso - Pacotes Servem para Agrupar Casos de Uso Relacionados
Critérios para Agrupamento: Ator Funcionalidade correlatas Processos Camadas

12 Casos de Uso Modelo que Descreve os casos de Uso do Sistema e Atores relacionados Modelos de Casos de uso Especificação de Casos de Uso

13 Arquitetura de Software
Nos Requisitos, a arquitetura aparece assim; “Nossa aplicação deve operar via WEB nas plataformas UNIX, Macintoch. OS/2 e Win”. “O produto deve ser Compativel com Corba”. “O Sistema deve garantir excelente tempo de resposta”.

14 Arquitetura de Software
O que é Arquitetura? Componentes de Software Suas Propriedades Visíveis externamente O Relacionamento entre os Componentes

15 Arquitetura de Software
Como Descrever a Arquitetura? Elemenos que tratam vários aspectos “Organização do Sistema em Termos de Componentes” Estruturas Globais de Controle Protocolos de Comunicação Interações entre Componentes Distribuição Física Escalabilidade e desempenho Evolução do Sistema

16 Arquitetura de Software
Elemenos a serem Representados em um documento de Arquitetura de Software Objetos Servidor Módulos Hardware Cliente Protocolos BD´s ATRAVÉS DE DIFERENTES VISÕES

17 Arquitetura de Software
Visões: Casos de Uso Lógica Implementação Processos Distribuição

18 Arquitetura de Software
Visões de Caso de Uso Ilustra os casos de Uso e cenários arquiteturalmente importantes extrato Transferencia Login

19 Arquitetura de Software
Visão Lógica Ilustra os Subsistemas, Pacoes ou Classes Envolve Diagramas Classes, Estados e Objetos Financeiro Estoque Contabilidade

20 Arquitetura de Software
Visão de Implementação Captura decisões de implementação Organização dos Componentes Arquivo Fonte Executavel

21 Arquitetura de Software
Visão de Processos Mapeamento de Classes e Subsistemas <Thread> <process> <Thread> <Thread> <Thread>

22 Arquitetura de Software
Visão de Distribuição Distribuição Física do Sistema Objetos Responsáveis pelo controle de Processamentos :Controle Transação :Controle Declarações :Browser

23 Arquitetura de Software
Importancia Abstrair informações detalhadas do Sistema Provem Informações como: Análise do Sistema como um todo Tomada de Decisões (técnicas ou Gerenciais) Redução de Riscos

24 Arquitetura de Software
0..N 0..N 0..N 1 1 Diagrama Exemplo 1 1 1 1 Repositorio OperadoraCartão 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Repositorio ContasInternet 1 1 Repositorio ContasCorrente Repositorio PagamentoCartão 1 1 1 1 1 1

25 Fluxo de Atividades Planejamento e Gerenciamento Iniciar Projeto
Estudar Viabilidade Aprovar Projeto Identificar Riscos Atestar Conclusão do Projeto Executar Plano de Iteração Avaliar Iteração Finalizar Projeto Reavaliar Riscos Desenvolver Plano de Iteração Desenvolver Plano de Projeto Priorizar Casos de Uso Contratante Gerente de Projeto Arquiteto

26 Fluxo de Atividades Modelagem de Negócio Analista De Processos
Localizar Processo No Ambiente Organizacional Descrever Processo de Negócio Identificação Oportunidade de Melhoria Re-projetar processos de baixa perfomance

27 Fluxo de Atividades Requisitos Prototipar Interface
Revisor de Requisitos Usuário Projetista da Interface Revisar Requisitos Homologar Requisitos Levantar Requisitos do Sistema Detalhar Especificação de Caso de Uso Estruturar Modelo de Casos de Uso Analista de Sistemas

28 Projetar Banco de Dados
Fluxo de Atividades Análise e Projeto Arquiteto de Software Projetar Arquitetura Revisor de Projeto Projetar Casos de Uso Projetar Subsistemas Analista de Sistemas Analisar Casos de Uso Homologar Requisitos Projetar Banco de Dados DBA

29 Implementar Componentes
Fluxo de Atividades Implementação Estruturar Modelo de Implementação Arquiteto Integrar Sistemas Planejar Integração Integrador Corrigir Defeitos Programador Implementar Componentes Realizar Testes Unitários Revisor de Código Revisar Código

30 Elaborar Plano de Testes
Fluxo de Atividades Testes Avaliar Testes Projetista De Testes Elaborar Plano de Testes Projetar Testes Implementar Testes Programador Executar Testes Testador

31 Fases do RUP Concepção Elaboração Construção Transição

32 Fases do RUP Gráfico do Fluxo de Processos do RUP

33 Fases do RUP Concepção Características
Justifica a Necessidade d Projeto Prove a Viabilidade do Sistema Sua Necessidade Definição de Limites (estimativas) para Orçamento, Cronograma e Retorno de Investimento

34 Fases do RUP Objetivos Concepção Definir o Escopo do Software
Visão do Projeto Definir os Critérios de Aceitação do Produto final O que faz parte e o que não faz parte do Sistemas Descobrir Casos de Uso Críticos Estimar por Alto o Custo e o Cronograma de todo o Projeto

35 Fases do RUP Objetivos (continuação) Concepção
Levantar os Potenciais Riscos Preparar o Ambiente de suporte do Projeto Definir e preparar os processos e ferramentas a serem utilizados Definir e, eventualmente demonstrar com protótipos

36 Fases do RUP Concepção Grafico

37 Fases do RUP Elaboração Objetivos Capturar a maioria dos Requisitos
Construir a Arquitetura do Sistema Na Forma de um Executavel Produzir protótipos Descartaveis Requisitos ou Projeto Reusabilidade de Componentes Viabilidade Técnica Implantar o ambiente de surpote Detalhar Planejamento

38 Fases do RUP Elaboração Grafico

39 Fases do RUP Construção/Implementação Características
Produzir Versões para Beta-Testes Ênfase na produção de um Software operacional Envolve Análise, Projeto e Implementação dos Requisitos Levantados na Elaboração 80% dos Casos de Uso já foram levantados A Implementação Finaliza o sistema, atingindo 100% das funcionalidades implementas

40 Fases do RUP Objetivos Construção
Finalizar 100% dos casos de uso implementados Testes Unitários Versão Beta para Intetrgação

41 Fases do RUP Construção Grafico

42 Fases do RUP Transição Garante que o Software estará Disponivel aos usuários Finais Garante a Confiança de que o Software pode entrar em Produção Beta-Testes Pequenos Ajustes Configuração do ambiente ou software Questões de Usabilidade ou Instalação

43 Fases do RUP Verifica se realmente atende às necessidades dos usuários e do negócio do cliente. Descobri riscos não identificados anteriormente Corrigir problemas de Documentação Focalizar áreas nas quais os usuários necessitam de melhor treinamento e informação

44 Fases do RUP Transição Grafico


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