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Psicologia da Educação

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Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Autores importantes na Psicologia da Educação em Portugal Docente: Nuno Côrte-Real Discentes:Joana Martins Liliana Macedo João Paulo Lemos Miguel Tavares Ricardo Pereira Vítor Ferreira

2 João de Barros Nasceu a 4 de Fevereiro de 1881
Natural da Figueira da Foz Licenciado em Direito na Universidade de Coimbra Poeta, Pedagogo e Publicista Português 1908 Autor do livro A Escola e o Futuro: notas sobre a Educação 1909 Defendia a Reestruturação do Sistema Educativo Combater o analfabetismo; Promover a educação nacionalista; Preparar os indivíduos para o futuro e para a integração na sociedade. Pai do Professor Henrique de Barros Sogro do Primeiro Ministro Marcelo Caetano Faleceu a 25 de Outubro de 1960 (79 anos), Lisboa

3 Importância para a prática docente…
João de Barros Igualdade Liberdade Solidariedade Todos os alunos aprenderem de igual forma. Liberdade de ensinar (professores) e liberdade de aprender (alunos). Haver inter-ajuda entre todos os elementos da escola e transmitir esse conceito.

4 George Agostinho Baptista da Silva
Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação

5 Aplicabilidade prática
No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros.

6 João dos Santos B I O G R A F 1913 Nasce em Lisboa 1936
1913  Nasce em Lisboa 1936  Termina o curso de Ed. Física B I O G R A F 1939  Termina o curso de Medicina, especializando-se em psiquiatria Trabalha nos Serviços de Psiquiatria Geral do Hospital Júlio de Matos 1 9 4 5

7 71/73 participa na fundação de diversas associações 1951-52
Vai, então, para França, durante quatro anos, onde trabalha, com o estatuto de funcionário público, com grande vultos da Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise 1946 1955/56/58/ 71/73 participa na fundação de diversas associações Funda e dirige os dois primeiros Centros Psicopedagógicos em Portugal: na Voz do Operário e no Colégio Moderno. (nomeadamente no Centro de Pesquisas Científicas de França (C.N.R.S.), no Laboratório de Biopsicologia da Criança (H. Wallon e estágios com G.Heuyer, ª Thomas, J. Ajuriaguerra, S.Lebovici, H.Ey, J.Delay.) 1975  Cria um novo Serviço no Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa, a Casa da Praia

8 1979 É encarregado do Curso de Psicopatologia Dinâmica da nova Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde lecciona até 1982. 1987  Morre em Lisboa, no dia em que dá por terminada a sua última obra “Casa da Praia – um psicanalista na escola”. (nomeadamente no Centro de Pesquisas Científicas de França (C.N.R.S.), no Laboratório de Biopsicologia da Criança (H. Wallon e estágios com G.Heuyer, ª Thomas, J. Ajuriaguerra, S.Lebovici, H.Ey, J.Delay.)

9 J O Ã dos SANTOS QUEM FOI? síntese Médico e psicanalista português;
Foi investigador em Psicologia Genética e considerado um suprassumo na área da psicopedagogia; Teve como preocupações básicas a compreensão do funcionamento mental infantil, a origem das suas perturbações, as formas de revelação dos sintomas e seu significado, visando não só a terapia compreensiva das crianças como também a prevenção das situações perturbadoras. Deixou uma obra escrita plena de sabedoria e de muita originalidade, da qual se destaca:  A casa da praia - O psicanalista na escola; Se não sabe porque é que pergunta?; Eu agora quero-me ir embora, sobre crianças com problemas;  Ensaios sobre a Educação I - A criança quem é e  Ensaios sobre a Educação II - O falar das letras.


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