Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Bacharelado e Licenciatura em História
Instituto Multidisciplinar Nova Iguaçu
2
Radiografia do Curso a) Fundação: 2006/1
b) Atualmente com 9 semestres (será de 8) c) Número atual de professores: 11 d) Número de alunos ativos: 181
3
Relação candidato X vaga
2006: 5,69 2007: 5,55 2008: 5,49 História é o terceiro curso mais procurado no IM.
4
Importância sócio-política-econômico-cultural do curso.
Identidades: História da África Memória: incentivo à História Regional Patrimônio: Centro de Memória da Baixada Fuminense e coleta de fontes
5
Empregabilidade Magistério em escolas públicas e privadas;
Pesquisa em arquivos, bibliotecas e empresas; Patrimônio Público e Memória
6
Evasão, retenção, trancamento e conclusão:
181 alunos ativos 22 trancamentos 39 Abandonos 0 Concluintes
7
Aspectos positivos do curso
Docentes Reconhecimento acadêmico nacional e internacional Excelente produção acadêmica (3 livros neste ano) Bolsistas de IC e curso de Mestrado
8
Programas e projetos aprovados e financiados
Pensa Rio (Faperj); Primeiros Projetos (Faperj); Procad (Capes); Pronex (Cnpq/Faperj). Edital Ciências Humanas (CNPq) Jovem Cientista (CNPq)
9
Realização de Eventos (2008):
Palestras internacionais John French (Duke university – EUA) Bert Barickman (University of Arizona- EUA) Hendrik Kraay (University of Calgary – Canadá)
10
Semana de História Tema: anos de escravidão: cadê a Abolição? Participação de dezenas de historiadores da região e do Rio de Janeiro – Organização do CA de História
11
Nova Grade curricular Autonomia para especialização;
Ciclo básico forte; Enxuta, flexível e altamente especializada; Bacharelado e Licenciatura em 4 anos;
12
Problemas de infra-estrutura
a) Alunos são rotineiramente impedidos de freqüentar o prédio fora do horário das aulas; b) Os livros da bibliografia básica ainda não chegaram, devido a morosidade na catalogação pelo sistema de bibliotecas. c) Usamos os auditórios para eventos, gentilmente emprestados pelo CDL de NI e pela Faetec;
13
Problemas de infra-estrutura
d) O SCAG funciona de forma desastrosa; e) A internet é desesperadoramente lenta; f) A comunicação entre a sede e a coordenação ainda é falha e insegura; g) A segurança nas instalações é reprovável (faltam: extintores de incêndio, luzes de emergência, fitas anti-derrapantes nas escadas).
14
Problemas de infra-estrutura
As instalações sanitárias de alunos e alunas, docentes e funcionários deveriam ser interditadas. Falta iluminação adequada nas instalações internas e externas;
15
h) Temos a expectativa de que a avaliação do MEC ocorra a partir de março de Atualmente a nota atribuída seria na faixa de 1 a 2, numa escala que varia de 1 a 5
16
Demanda de docentes para o curso.
Para atendermos ao bacharelado, à licenciatura, à pós-graduação, às três disciplinas externas (duas para Economia e uma para o Turismo) e às 1000 horas determinadas pelo MEC, no que tange à Prática de Ensino e à Pesquisa do futuro professor-pesquisador, precisaremos de... Mais 5 professores
17
Métodos e técnicas de pesquisa Ensino de História
Nessa estimativa, o curso de História teria 16 professores doutores, em diferentes áreas: História do Brasil América África Contemporânea Antiga Medieval Moderna Métodos e técnicas de pesquisa Ensino de História
18
QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E ACADÊMICO DO CURSO DE HISTÓRIA
SISTEMATIZAÇÃO QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E ACADÊMICO DO CURSO DE HISTÓRIA
28
Dados para análise 87,6% dos alunos cursa a pela primeira vez a universidade; 77,6% têm entre 17 e 25 anos. 9,7% está na faixa de 26 a 30 anos; 49,0 % são mulheres e 49,7% homens; 95% nasceram no estado do RJ 80% são solteiros e 16,6 são casados; 35,9% são católicos e 9% protestante
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.