A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia das Relações Humanas Profª. Eleni Perotti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia das Relações Humanas Profª. Eleni Perotti."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia das Relações Humanas Profª. Eleni Perotti

2 MOTIVAÇÃO Aula 10

3 Para isso precisa estar motivada!
No trabalho uma pessoa deve ser capaz de: • iniciar uma tarefa, • persistir nela, progredir nela e, • ultrapassar quaisquer obstáculos. Para isso precisa estar motivada!

4 Empregado motivado: Requer menos controle; Tem menos períodos de baixa produtividade; Maiores probabilidades de ser esforçado e criativo.

5 Intensidade, Direção e Persistência
ROBBINS (1999) define motivação como o processo responsável pela Intensidade, Direção e Persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

6 Tecnicamente: Motivação é aquilo que o leva a dispender energia numa direção específica com um propósito específico;

7 Elementos da motivação comuns a todos nós:
• confiança; • otimismo; • tenacidade; • entusiasmo e • resistência.

8 Confiança Nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa.

9 Otimismo Nos dá a esperança de que o desfecho será uma solução positiva.

10 Tenacidade Nos mantém concentrados na tarefa.

11 Entusiasmo Nos permite ter prazer no trabalho.

12 Resistência Nos permite começar tudo de novo.

13 MOTIVO + AÇÃO Quais são os motivos que levam a uma pessoa praticar uma ação?

14 Você mesmo (pensamentos, excitação, atitudes/conceitos familiares);
WEISINGER (2001) destaca quatro fontes de motivação: Você mesmo (pensamentos, excitação, atitudes/conceitos familiares); Amigos, parentes e colegas solidários (o que o autor chama de Time de Ouro);

15 3. Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia);
4. Seu ambiente (o ar, a iluminação, os sons, as mensagens motivadoras dispostas em sua sala).

16 Você Mesmo Está em você é a força de motivação e, inversamente, de desmotivação mais poderosa! Porque é em você que tudo começa.

17 São seus pensamentos, sua excitação e seu comportamento Os componentes do seu S.E. que determinam como você irá utilizar essas outras fontes.

18 Pense Positivamente O recurso interior mais importante de que você dispõe para se motivar são os seus pensamentos. O raciocínio distorcido pode ser destrutivo; Afirmações positivas têm efeito oposto.

19 TÉCNICA: Use Afirmações Motivadoras São as afirmações que reforçam o seu otimismo, a sua tenacidade, a sua flexibilidade. Elas lhe dizem que você tem capacidade e empenho para cumprir determinada tarefa.

20 Crie o hábito de fazê-las.
“Aconteça o que acontecer, vou concluir este projeto!” Crie o hábito de fazê-las.

21 Bloqueio de Tempo e Bloqueio Focal
TÉCNICA: Bloqueio de Tempo e Bloqueio Focal Destinar um período de tempo para ser empregado no trabalho intensivo. Você dirá aos colegas que não quer ser perturbado, e não atenderá telefonemas.

22 TÉCNICA: Treinamento Mental Através da nossa visualização criamos a percepção de que podemos executar determinada tarefa, e em pouco tempo constatamos que realmente podemos:

23 O ato de imaginar-se fazendo alguma coisa pode muitas vezes induzir as mesmas reações fisiológicas provocadas pelo ato de fazer a coisa imaginada.

24 TÉCNICA: Treinamento Mental Imitação: Todos nós sabemos que em geral a maneira mais eficaz de aprender um novo comportamento é imitar alguém que consiga praticá-lo com sucesso.

25 TÉCNICA: Use a autocrítica construtiva Não há maior aniquilador da confiança e do entusiasmo do que a crítica negativa.

26 Não há melhor maneira de ajudar uma pessoa a sustentar o dinamismo e a confiança do que oferecer uma crítica construtiva

27 TÉCNICA: A autocrítica construtiva é um elemento essencial no processo de motivar-se:

28 • Proponha-se metas importantes;
• Utilize a excitação para produzir energia; • Mexa-se; • Relaxe; • Utilize atos e procedimentos produtivos; • Divida o trabalho em pequenas tarefas; • Observe suas atitudes.

29 GRUPO DE APOIO Aula 11

30 Relacionamentos Motivadores Escolhas das pessoas:
Boas idéias para sair de um impasse; Incentivo sempre faz você se sentir bem; você as encontra com freqüência e elas o compreendem.

31 Time de Ouro Você pode convocar e manterá longe o sentimento de solidão e evitará ter ocasião de pensar: "Não tenho com quem conversar, ninguém para me ajudar", pois esse pensamento negativo só vai servir como mais um empecilho.

32 Para desenvolver relacionamentos reciprocamente motivadores você precisa:
1) determinar o que deseja deles, caso contrário não saberá quem você quer no seu time; 2) saber como obter a motivação necessária mantendo o melhor relacionamento possível;

33 3) saber retribuir, pois se ficar apenas tomando o que precisa o relacionamento não será recíproco, e provavelmente não vai durar muito.

34 O Que Procurar ? As três características básicas dos seus relacionamentos motivadores deveriam ser:

35 • confiança, • conveniência e • disponibilidade.

36 O Que Pedir Crise: perdemos nosso senso de perspectiva e nossa capacidade de resolver problemas. Os amigos, parentes e colegas que estão de fora, que não estão totalmente consumidos pela crise, podem ajudar nessas ocasiões.

37 Time de Ouro • Pode lhe proporcionar alguma perspectiva; • Você deve contar exatamente o que aconteceu; • Dizer o que pensa da situação e perguntar o que eles pensam; • Reavaliar a situação.

38 Como Retribuir A reciprocidade é de maneira geral a base de qualquer relacionamento sólido. A retribuição não precisa ser sempre na mesma moeda: você pode receber um conselho e retribuir com guloseimas. O importante é que nenhum dos dois se sinta usado ou manipulado.

39 Mentores Emocionais Se você pensar na pessoa que gostaria de ser na sua vida profissional, ou num herói-modelo, essa é a pessoa a ser escolhida para seu mentor emocional.

40 "Que é que fulano faria nesta situação?”
“Como o meu mentor reagiria nesta situação?" Real ou fictício, ao escolher essa pessoa, o primeiro requisito é que ela consiga lhe trazer motivação.

41 Reação condicionada: Vai chegar o dia em que você não precisará rememorar a história motivadora, bastará simplesmente dizer o nome do seu mentor, ou fixar na mente a imagem dele, para que sua motivação ganhe novo impulso.

42 SUPORTES EMOCIONAIS Aula 12

43 Existem algumas coisas que podemos fazer para tornar nosso local de trabalho mais estimulante (torná-lo menos desestimulante).

44 Ambiente - torne-o o mais saudável e útil possível
O ar, a iluminação, os sons e objetos que o rodeiam no seu local de trabalho. Concentração e produtividade: esses quatro elementos precisam proporcionar-lhe o máximo possível de bem-estar.

45 Objetos Estimulantes Recortes de revistas, provérbios inspiradores ou frases que o motivem. Manter uma planta na sua sala também deixa o ambiente mais agradável. Lembretes e códigos visuais.

46 Sons Benéficos, Sons Prejudiciais
O som é estimulante; escolhendo os sons apropriados e eliminando os sons prejudiciais você poderá aumentar sua energia motivadora.

47 As cores também afetam nossa motivação!
Iluminação Pesquisas que demonstraram que a iluminação pode afetar a motivação. As cores também afetam nossa motivação!

48 5 "S" para melhorar a sua vida
Melhorar a qualidade significa, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. Empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização:

49 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação.
Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida.

50 Seiri - Senso de Utilidade
Fazer "SEIRI" significa: descartar o que não apresenta utilidade. Classifique objetos: documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:

51 1. Absolutamente necessários;
3. Pouco necessários; 4. Não necessários; 5. Absolutamente desnecessários.

52 Faça isso pelo menos uma vez por ano!
Seiri - Senso de Utilidade Defina então: a) O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza; b) O que deve ser doado ou jogado fora. Faça isso pelo menos uma vez por ano!

53 Seiton - Senso de arrumação
Fazer "SEITON" significa: organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos no uso, bem como no esforço.

54 a) Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo;
b) Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.

55 Seiso - Senso de limpeza
Fazer "SEISO" significa: manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. a) Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem; b) Envolva as outras pessoas nesse processo; c) Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

56 Seiketsu - Senso de asseio pessoal
Fazer "SEIKETSU" significa: preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal. Na prática:

57 a) Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários; b) Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; c) Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.

58 Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina
Fazer "SHITSUKE" significa: criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento!

59 Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina
Na prática: a) Incorpore os princípios dos 5S, como uma filosofia de vida; b) Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante.

60 c) Desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas. d) Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta!


Carregar ppt "Psicologia das Relações Humanas Profª. Eleni Perotti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google