A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Manutenção 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Manutenção 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Manutenção 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna

2 Práticas Básicas da Manutenção Moderna O programa 5S Manutenção Produtiva Total(TPM) A manutenção e a segurança industrial Padrões técnicos na manutenção

3 Práticas Básicas da Manutenção Moderna O programa 5S: É derivado de cinco palavras japonesas, e o método por eles nomeado visa melhorar as condições de trabalho e criar um ambiente da qualidade propício a um gerenciamento mais eficiente.

4 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Os 5S: 1 – Seiri ( sorting) – Organização 2 - Seiton ( Systematization) – Ordem 3 - Seiso ( Sweeping) – Limpeza 4 - Seiketsu ( Sanitizing) – Asseio 5 – Shitsuke ( Self Discipline) - Disciplina

5 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Existe uma estrita relação entre o 5S e a manutenção autônoma. Alguns autores sustentam que o programa 5S é uma das bases da manutenção autônoma.

6 Práticas Básicas da Manutenção Moderna 5S – O que é? É um modo simples de melhorar as relações e o ambiente no trabalho, simplificando procedimentos, otimizando recursos e o seu tempo.

7 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Não é preciso mudar de trabalho. Mas sim, o seu modo de trabalhar. Quem ganha com isso, somos todos nós. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.

8 Práticas Básicas da Manutenção Moderna O Programa 5S foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente nas organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

9 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Implantação do 5S Preparar a organização Comprometimento dos níveis superiores; Divulgação da programação; Definição de coordenadores ou responsáveis.

10 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Treinar e Educar no 5S Preparar monitores; Treinar monitores e executantes.

11 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Levantar Problemas e Soluções no 3S Estabelecer diretrizes no 3S(organização, ordem e limpeza); Promover o máximo a participação do pessoal; Levantar e priorizar problemas; Elaborar um plano de ação; Fazer um cronograma com prazos e responsáveis; Implementar as soluções.

12 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Acompanhar a implementação Planejar e realizar auditorias, estabelecendo metas; Fazer inspeções de rotina e dar conhecimento a todo pessoal.

13 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Promover o 5S Promover as pessoas e locais onde o 5S está melhor; Promover visitas de outros Setores/ Departamentos àqueles que apresentam melhor desenvolvimento no programa.

14 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Seiri (Organização) – Senso de utilização - Saber onde e qual lugar de cada peça. - Analise locais de trabalho e classifique todos os itens(objetos, materiais, relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou freqüência de uso. - Retire do ambiente tudo que não precisa estar ali.

15 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Vantagens da organização: Elimina excessos e desperdícios; Libera espaço físico; Descarta informações e controles desnecessários ou ultrapassados; Facilidade de trânsito interno; Senso de organização e economia; Aumento de produtividade.

16 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Seiton (ordem) – senso de ordenação - Organizar objetos, materiais e informações úteis da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil.

17 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Vantagens da ordenação: - Fica mais fácil encontrar o que foi guardado; - utilização racional do espaço; - redução do cansaço físico e mental; - melhoria na comunicação.

18 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Seisou (limpeza) – Senso de limpeza - Significa ter compromisso em manter limpo o seu local de trabalho, antes, durante e após a jornada diária. - Significa também mostrar-se limpo.

19 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Vantagens da limpeza: - Ambiente mais agradável e sadio; - Prevenção de acidentes; - Preservação de equipamentos; - Redução de desperdícios; - Evita poluição. - Melhora a imagem interna e externa da empresa ou do local.

20 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Seiketsu( asseio)- Senso de saúde - É preciso ter preocupação com a saúde de todos os níveis: físico, mental e emocional. - Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias. Tem que ter plena consciência dos aspectos que afetam sua saúde e agir sobre eles.

21 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Vantagens do asseio: - Satisfação pessoal; - Motivação pessoal; - Previne e controla o estresse; - Danos e acidentes; - Melhora a qualidade de vida.

22 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Shitsuke (disciplina) – Senso de auto-disciplina - Pratique os S anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento. - É a busca do autodesenvolvimento.

23 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Vantagens da disciplina: - O Senso de autodisciplina traz a conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam. - Os serviços são realizados dentro dos requisitos de qualidade. - Há consolidação do trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal.

24 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Manutenção Produtiva Total(TPM) A Manutenção Produtiva Total tem como conceito básico a reformulação e melhoria da estrutura empresarial a partir da reestruturação e melhoramento das pessoas e equipamentos.

25 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Para a manutenção isso significa promover uma revolução junto à linha de produção através da incorporação de idéias como a quebra zero nas máquinas.

26 Práticas Básicas da Manutenção Moderna O Programa TPM é aplicado para aumentar e garantir a disponibilidade dos equipamentos e processos industriais. Ele tem como linha mestra o treinamento e a habilitação dos operadores em técnicas de manutenção autônoma e o planejamento das atividades de manutenção.

27 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Se as pessoas forem desenvolvidas e treinadas, é possível promover as modificações nas máquinas e equipamentos. Modificando as máquinas e os equipamentos podemos obter melhoria no resultado global final.

28 Práticas Básicas da Manutenção Moderna As grandes perdas: - Perdas por quebras; - Perdas por mudança de linha; - Perdas por operação em vazio e pequenas paradas; - Perdas por queda de velocidade de produção; - Perdas por produtos defeituosos; - Perdas por queda no rendimento;

29 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Quebra ZERO A máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar. Isto é diferente de dizer: A máquina nunca pode parar.

30 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Medidas para obtenção da quebra ZERO: - Estruturação das condições básicas para a operação; - Obediência às condições de uso; - Regeneração do envelhecimento; - Sanar os pontos falhos decorrentes de projeto; - Incrementar capacidade técnica.

31 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Os oito pilares do TPM. - Melhoria focada - Manutenção autônoma - Manutenção planejada - Educação e treinamento - Controle inicial - Manutenção da qualidade - TPM office - Segurança e meio ambiente.

32 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Implantação do TPM - Comprometimento da alta administração - Divulgação e treinamento inicial - Definição do órgão responsável - Definição da política e metas - Elaboração do plano diretor de implementação - Melhorias em máquinas e equipamentos - Estruturação da manutenção autônoma - Estruturação do setor de manutenção e condução da manutenção preditiva - Desenvolvimento e capacitação do pessoal - Estrutura para controle e gestão dos equipamentos numa fase inicial - Realização do TPM e seu aperfeiçoamento

33 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Ganhos do TPM Melhoria na disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, melhorias de qualidade e produtividade, envolvimento,comprometimento e motivação das equipes e melhor atendimento aos clientes.

34 Práticas Básicas da Manutenção Moderna A Manutenção e a Segurança Industrial A função da manutenção está diretamente ligada à segurança dentro de uma organização tanto no que se refere à segurança de equipamentos e máquinas quanto à segurança das pessoas.

35 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Trabalhar na prevenção de acidentes é tão ou mais importante que trabalhar na prevenção de falhas. Os fundamentos da prevenção de acidentes incluem as recomendações de segurança e a análise prevencionista de tarefas na prevenção de acidentes.

36 Práticas Básicas da Manutenção Moderna Padrões técnicos na manutenção Os padrões técnicos estão diretamente relacionados com a execução de tarefas operacionais na manutenção. Eles podem e devem ser elaborados para definir os procedimentos do sistema de tratamento de falhas, planejamento da manutenção, gestão do orçamento, mão-de-obra e peças de reposição.


Carregar ppt "Gestão da Manutenção 8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google