A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA 10S HISTÓRICO HISTÓRICO EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS IMPLANTAÇÃO IMPLANTAÇÃO AUDITORIA AUDITORIA ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO TQM WWW.TQM.COM.BR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA 10S HISTÓRICO HISTÓRICO EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS IMPLANTAÇÃO IMPLANTAÇÃO AUDITORIA AUDITORIA ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO TQM WWW.TQM.COM.BR."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA 10S HISTÓRICO HISTÓRICO EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS IMPLANTAÇÃO IMPLANTAÇÃO AUDITORIA AUDITORIA ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO TQM (27) T ÉCNICAS DE Q UALIDADE E M ARKETING LTDA.

2 CURSO 10S - HISTÓRICO JAPÃO BRASIL MUNDO

3 PROGRAMA 10S - HISTÓRICO KAORU ISHIKAWA KAORU ISHIKAWA F.C.O./FALCONI/JOSÉ MARTINS (5S) F.C.O./FALCONI/JOSÉ MARTINS (5S) JOSÉ ABRANCHES (8S) JOSÉ ABRANCHES (8S) 9º S (?) 9º S (?) JOSÉ AILTON B. DA SILVA (TQM-10S) JOSÉ AILTON B. DA SILVA (TQM-10S)

4 PROGRAMA 10S - HISTÓRICO HOUSEKEEPING (MANTENDO A CASA) (3 S) (?)

5 PROGRAMA 10S - HISTÓRICO CONCEITOS DOS 3 MU 1.MURI (INSUFICIÊNCIA) 1.MURA (INCONSISTÊNCIA) 1.MUDA (DESPERDÍCIO)

6 PROGRAMA 10S - EVOLUÇÃO PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S PROGRAMA 8S PROGRAMA 8S 9º S 9º S PROGRAMA 10S PROGRAMA 10S ?

7 PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S SEIRI - Senso de Utilização SEIRI - Senso de Utilização SEITON - Senso de Ordenação SEITON - Senso de Ordenação SEISOH - Senso de Limpeza SEISOH - Senso de Limpeza SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene SHITSUKE - Senso de Autodisciplina SHITSUKE - Senso de Autodisciplina

8 PROGRAMA 8S Filosofia do Programa 8S : Filosofia do Programa 8S : centrada na mudança de hábitos e comportamentos, centrada na mudança de hábitos e comportamentos, através da: através da: educação, educação, qualificação e qualificação e treinamento dos recursos humanos treinamento dos recursos humanos

9 PROGRAMA 8S PROGRAMA 8S 6ºS - Shikari Yaro : 6ºS - Shikari Yaro : Determinação, comprometimento da alta administração e união de todos. Determinação, comprometimento da alta administração e união de todos. 7ºS - Shido : 7ºS - Shido : Educação do cidadão, qualificação do profissional e treinamento. Educação do cidadão, qualificação do profissional e treinamento. 8ºS - Setsuyaku : 8ºS - Setsuyaku : Economia e combate aos desperdícios. Economia e combate aos desperdícios.

10 PROGRAMA 10S PROGRAMA 10S 9ºS - SHISEI RINRI : 9ºS - SHISEI RINRI : Senso dos Princípios Morais Senso dos Princípios Morais e Éticos e Éticos 10ºS - SEKININ SHAKAI: 10ºS - SEKININ SHAKAI: Senso de Responsabilidade Social Senso de Responsabilidade Social

11 PROGRAMA 10S PROGRAMA 10S Proposta que visa: Proposta que visa: reeducar as pessoas, reeducar as pessoas, recuperar valores, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, aumentar a produtividade, cuidar da saúde e segurança, cuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações. modernizar as organizações. E, acima de tudo: E, acima de tudo: buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania. buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania.

12 PROGRAMA 10S EVOLUÇÃO PROGRAMA 10S EVOLUÇÃO SEIRI - Senso de Utilização SEIRI - Senso de Utilização SEITON - Senso de Ordenação SEITON - Senso de Ordenação SEISOH - Senso de Limpeza SEISOH - Senso de Limpeza SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene SHITSUKE - Senso de Autodisciplina SHITSUKE - Senso de Autodisciplina SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União SHIDO – Senso de Treinamento SHIDO – Senso de Treinamento SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

13 PROGRAMA 10S BENEFÍCIOS

14 1º S- Senso de Utilização (SEIRI) 1º S- Senso de Utilização (SEIRI) O ponto inicial do 1º Senso é saber o que é essencial estar presente no ambiente de trabalho. O ponto inicial do 1º Senso é saber o que é essencial estar presente no ambiente de trabalho. Eliminar tudo que não agrega valor. Eliminar tudo que não agrega valor. Utilizar os recursos disponíveis de acordo com as necessidades e adequação. Utilizar os recursos disponíveis de acordo com as necessidades e adequação. Lembrar sempre que aquilo que não serve para você pode ser útil para outros. Lembrar sempre que aquilo que não serve para você pode ser útil para outros.

15 1ºS - Senso de Utilização (SEIRI) 1ºS - Senso de Utilização (SEIRI) Benefícios: Benefícios: - maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis; - maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis; - liberação de espaço para diversos fins; - liberação de espaço para diversos fins; - aumento da produtividade; - aumento da produtividade; - menos riscos de acidentes no local de trabalho; - menos riscos de acidentes no local de trabalho; - evita compras desnecessárias; - evita compras desnecessárias; -combate a burocracia.

16 2º S- Senso de Ordenação (SEITON) 2º S- Senso de Ordenação (SEITON) O 2º Senso significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material, ferramenta ou equipamento. O 2º Senso significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material, ferramenta ou equipamento. Ter o que é necessário, na quantidade certa, na hora que se precisa e no lugar adequado. Ter o que é necessário, na quantidade certa, na hora que se precisa e no lugar adequado. É preciso descobrir formas para que todos possam achar as coisas com facilidade, usá-las e guardá-las nos seus devidos lugares. É preciso descobrir formas para que todos possam achar as coisas com facilidade, usá-las e guardá-las nos seus devidos lugares.

17 2º S- Senso de Ordenação (SEITON) 2º S- Senso de Ordenação (SEITON) Benefícios: Benefícios: - reduz o tempo de busca; - reduz o tempo de busca; - diminui a necessidade de controle de estoques; - diminui a necessidade de controle de estoques; - facilita a movimentação interna; - facilita a movimentação interna; - evita danos aos objetos estocados; - evita danos aos objetos estocados; - aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico e mental; - aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico e mental; - evacuação rápida em caso de perigo. - evacuação rápida em caso de perigo.

18 3º S- Senso de Limpeza (SEISOH) 3º S- Senso de Limpeza (SEISOH) 0 3º Senso significa deixar tudo limpo, com o cuidado de não varrer só por varrer, espanar só por espanar. 0 3º Senso significa deixar tudo limpo, com o cuidado de não varrer só por varrer, espanar só por espanar. A melhor interpretação para o senso de limpeza é que cada um, após utilizar determinado instrumento de medição, veiculo, máquina ou ferramenta deixe-os limpos nas melhores condições de uso possível. A melhor interpretação para o senso de limpeza é que cada um, após utilizar determinado instrumento de medição, veiculo, máquina ou ferramenta deixe-os limpos nas melhores condições de uso possível.

19 3º S- Senso de Limpeza (SEISOH) 3º S- Senso de Limpeza (SEISOH) Benefícios: ambiente mais agradável e sadio; ambiente mais agradável e sadio; ajuda na prevenção de acidentes; ajuda na prevenção de acidentes; preservação dos equipamentos; preservação dos equipamentos; maior vida útil; maior vida útil; prevenção da poluição; prevenção da poluição; melhoria da imagem da empresa. melhoria da imagem da empresa.

20 4º S - Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU) 4º S - Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU) Considerar a higiene mental; Clima organizacional; Saúde e segurança; Relações saudáveis entre todos os setores da organização.

21 4º S- Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU) 4º S- Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU) Benefícios: - prevenção de acidentes; - elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal; - prevenção e controle do estresse; - melhoria da qualidade de vida. - economia em combate a doenças.

22 5º S- Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) 5º S- Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) O 5º Senso significa cumprir os procedimentos operacionais, código de ética, normas, instruções, métodos e padrões estabelecidos. O 5º Senso significa cumprir os procedimentos operacionais, código de ética, normas, instruções, métodos e padrões estabelecidos.

23 5º S- Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) 5º S- Senso de Autodisciplina (SHITSUKE) Benefícios: Benefícios: - conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam; - conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam; - cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos; - cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos; - serviços executados dentro dos requisitos de qualidade; - serviços executados dentro dos requisitos de qualidade; - desenvolvimento pessoal e profissional; - desenvolvimento pessoal e profissional; - aumenta a possibilidade de resultados de acordo com o planejado; - aumenta a possibilidade de resultados de acordo com o planejado; - incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais. - incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.

24 6ºS – Senso de União e Determinação (Shikari Yaro ) Determinação, comprometimento da alta administração e união de todos. Determinação, comprometimento da alta administração e união de todos. Motivação, liderança e comunicação são as chaves do Senso. Motivação, liderança e comunicação são as chaves do Senso.

25 BENEFÍCIOS - aumento da confiança dos empregados perante a organização; - aumento da confiança dos empregados perante a organização; - maior compromisso dos empregados na busca de resultados; - maior compromisso dos empregados na busca de resultados; - melhora nas relações interpessoais ; - melhora nas relações interpessoais ; -retêm talentos; -espírito de equipe. 6ºS – Senso de União e Determinação (Shikari Yaro)

26 Educação do cidadão, qualificação do profissional e treinamento do funcionário. Educação do cidadão, qualificação do profissional e treinamento do funcionário. Estas ações qualificam o profissional e engrandecem o ser humano, que passa a ter maior empregabilidade. Estas ações qualificam o profissional e engrandecem o ser humano, que passa a ter maior empregabilidade. 7ºS Senso de Treinamento e Aprendizado (Shido)

27 BENEFÍCIOS - maior empregabilidade; - maior empregabilidade; - desenvolvimento de talentos; - desenvolvimento de talentos; -aumento da produtividade e resultados; -Cria o ambiente para a gestão do conhecimento.

28 8ºS Sendo de Economia e Combate aos desperdícios (Setsuyaku) Modificações e melhorias que combatem os desperdícios, reduzindo os custo e aumentando a produtividade. Modificações e melhorias que combatem os desperdícios, reduzindo os custo e aumentando a produtividade.

29 8ºS Senso de Economia de Combate aos Desperdícios (Setsuyaku) BENEFÍCIOS - economia para a empresa com a redução dos desperdícios de materiais e serviços; - economia para a empresa com a redução dos desperdícios de materiais e serviços; - redução de horas extras; - redução de horas extras; - reeducação das práticas de aquisição de materiais; - reeducação das práticas de aquisição de materiais; - preservação do meio ambiente. - preservação do meio ambiente.

30 9ºS Senso dos Princípios Morais e Éticos (SHISEI RINRI) Ser ético é ser capaz de voltar esforços de gestão para objetivos nobres, como o de aumentar Ser ético é ser capaz de voltar esforços de gestão para objetivos nobres, como o de aumentar a produtividade, a produtividade, a eficiência e a eficiência e a qualidade a qualidade de um produto ou serviço. de um produto ou serviço.

31 9ºS Senso dos Princípios Morais e Éticos (SHISEI RINRI) BENEFÍCIOS: BENEFÍCIOS: empregados mais compromissados com os resultados da empresa, com atitudes éticas perante todos os interessados. empregados mais compromissados com os resultados da empresa, com atitudes éticas perante todos os interessados. (clientes, acionistas, fornecedores,sociedade e com as equipes de trabalho da qual fazem parte). (clientes, acionistas, fornecedores,sociedade e com as equipes de trabalho da qual fazem parte).

32 10ºS Senso de Responsabilidade Social (SEKININ SHAKAI) Compromisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte devem ter para com a sociedade. Compromisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte devem ter para com a sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

33 Benefícios: Benefícios: melhora da imagem perante a sociedade e órgãos governamentais; melhora da imagem perante a sociedade e órgãos governamentais; maior produtividade dos empregados; maior produtividade dos empregados; transparência nas ações com todos interessados; transparência nas ações com todos interessados; participação no crescimento sócio - econômico da população; participação no crescimento sócio - econômico da população; preservação do meio ambiente. preservação do meio ambiente. 10ºS Senso de Responsabilidade Social (SEKININ SHAKAI)

34 PROGRAMA 10S - IMPLANTAÇÃO AVALIAÇÃO/DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL

35 PROGRAMA 10S - IMPLANTAÇÃO ESTRUTURA PARA IMPLANTAÇÃO

36 PROGRAMA 10S - IMPLANTAÇÃO ALTERNATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO

37 PROGRAMA 10 AUDITORIA AUDITORIA (ACOMPANHAMENTO) DA IMPLANTAÇÃO AUDITORIA (ACOMPANHAMENTO) DA IMPLANTAÇÃO AUDITORIA DE RESULTADOS AUDITORIA DE RESULTADOS

38 PROGRAMA 10 AUDITORIA AUDITORIA (ACOMPANHAMENTO) DA IMPLANTAÇÃO AUDITORIA (ACOMPANHAMENTO) DA IMPLANTAÇÃO MONTAR UMA PLANO DE AÇÃO (5W1H): AÇÃO (O que fazer) (WHAT) RESPONSÁVEL (Quem) (WHO) PRAZO (Quando) (WHEN) LOCAL (Onde) (WHERE) JUSTIFICATIVA (Por que) (WHY) PROCEDIMENTO ( Como fazer) (HOW)

39 39 SITUAÇÃO ANTERIORSITUAÇÃO ATUAL GRÁFICO RADAR EXEMPLO AUDITORIA DE RESULTADOS

40 TRIMESTRAIS: TRIMESTRAIS: GERENTE E UM AVALIADOR DA ÁREA SEMESTRAIS: SEMESTRAIS: AVALIADOR DA ÁREA+UM DE FORA DA ÁREA ANUAIS: EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO

41 ENCERRAMENTO OUTRAS TÉCNICAS JAPONESAS KAIZEM (MELHORIA CONTÍNUA) KAIZEM (MELHORIA CONTÍNUA) KAYRIO (MELHORIA COM INVESTIMENTO) KAYRIO (MELHORIA COM INVESTIMENTO) KAIKAKU (REENGENHARIA) KAIKAKU (REENGENHARIA) HOSHIN KANRI (GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES) HOSHIN KANRI (GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES) DANTOTSU (BENCHMARKING) DANTOTSU (BENCHMARKING) SHUKKO (ESTÁGIO EM OUTRA EMPRESA) SHUKKO (ESTÁGIO EM OUTRA EMPRESA)

42 FINALMENTE SHIMBOKU (CONFRATERNIZAÇÃO) NOMIAI (HAPPY HOUR)


Carregar ppt "PROGRAMA 10S HISTÓRICO HISTÓRICO EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS IMPLANTAÇÃO IMPLANTAÇÃO AUDITORIA AUDITORIA ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO TQM WWW.TQM.COM.BR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google