A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Gestão da Qualidade. Por que SISTEMA de Gestão?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Qualidade. Por que SISTEMA de Gestão?"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Qualidade

2 Por que SISTEMA de Gestão?

3 Sistema do Corpo Humano

4 Empresa como Sistema

5 O que é Qualidade?

6 CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE UM PRODUTO / SERVIÇO QUE EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES, ATENDEM E POR VEZES SUPERAM AS EXPECTATIVAS E ANSEIOS DO CLIENTE

7 O que é ISO? (Organização Internacional para Normalização) - Organização não governamental; - Elabora normas de aplicação internacional; - Fundada em 23/02/47 – sede em Genebra (Suíça).

8 O que é a Norma ISO ISO deriva da mesma raiz grega das palavras Isobárica, Isométrica ou Isósceles. Elas significam igual pressão, igual medida ou triângulo de 2 lados iguais; A escolha do nome ISO teve como intenção o desenvolvimento e o uso de padrões.

9 Principais riscos e desafios DESAFIOS - OPORTUNIDADESRISCOS E DESAFIOS A Norma como barreira não tarifária ao comércio internacional Norma genérica demais Exclusão e competição com outras iniciativas importantes A não certificação poderá diminuir a aceitação

10 Principais oportunidades OPORTUNIDADES ISO – Grande representatividade, mais de 150 países membros Comparabilidade geral e ampla Convergência e consenso entre as iniciativas e organizações As normas da ISO possuem mais de 600 mil usuários

11

12 Quem tem Interesse em um Sistema de Gestão da Qualidade?

13 Acionistas: Retorno sobre o investimento

14 Clientes: Qualidade do produto

15 Funcionários: Crescimento na carreira e satisfação no trabalho

16 Sociedade: Administração responsável

17

18 Qualidade de Serviço = Percepção - Expectativa Expectativa: como o cliente esperava ser tratado. Percepção: como ele foi tratado (qual a impressão que ele levou da empresa).

19 Pode-se começar varrendo Kaoru Ishikawa

20 O R I G E N S KAORU ISHIKAWA JAPÃO DO PÓS GUERRA

21 O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.

22 CARACTERÍSTICAS DO 5S SIMPLESfácil, prático, todos conhecem PROFUNDOambiente físico, lógico e social NATURALaprender praticando SIMPLESfácil, prático, todos conhecem PROFUNDOambiente físico, lógico e social NATURALaprender praticando RESULTADO: QUALIDADE DE VIDA

23 Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agrad á vel? Não estamos guardando coisas que poder í amos jogar fora ou retirar do nosso local de trabalho? Nosso posto de trabalho est á realmente limpo? Estamos utilizando corretamente nossas m á quinas e equipamentos? Estamos evitando desperd í cios? Estamos realmente sabendo aproveitar o espa ç o de trabalho? Não podemos aproveitar melhor o nosso tempo? Não h á uma forma de reduzir os custos de nossa á rea? Podemos melhorar ainda mais nosso ambiente de trabalho e nossa produtividade? Será que?

24

25 SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA O QUE É O PROGRAMA 5S

26 SIGNIFICADOS DO 5S JAPÃOBRASIL SEIRISenso de Utilização SEITONSenso de Arrumação SEISOUSenso de Limpeza SEIKETSUSenso de Saúde SHITSUKESenso de Autodisciplina SEIRISenso de Utilização SEITONSenso de Arrumação SEISOUSenso de Limpeza SEIKETSUSenso de Saúde SHITSUKESenso de Autodisciplina

27 DEFINIÇÃO DE SENSO Faculdade de apreciar, de julgar, entendimento; Faculdade de sentir; sentido Fonte: Novo Dicionário Aurélio Faculdade de apreciar, de julgar, entendimento; Faculdade de sentir; sentido Fonte: Novo Dicionário Aurélio O MAIOR DOS DESAFIOS É DESENVOLVER NAS PESSOAS OS CINCO SENSOS.

28 SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA O QUE É O PROGRAMA 5S

29 Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho. SEIRISEIRI U T I L I Z A Ç Ã O PARA QUE SERVE

30 Sentido Adotado Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza Utilizar os recursos de acordo com a necessidade, especificação e adequação Manter, no local de trabalho, somente objetos e dados necessários Utilização COMO PRATICAR

31 Utilização V erificar o que é útil e necessário. S eparar aquilo que não tem utilidade para o setor. D escartar o que não serve, disponibilizando para outro setor. COMO PRATICAR

32 Utilização D esocupa espaços. T orna mais visíveis os materiais realmente utilizados. T orna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. E vita a compra desnecessária de materiais. A umenta a produtividade. P repara o ambiente para a segunda fase. RESULTADOS

33 Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário. SEITONSEITON PARA QUE SERVE A R R U M A Ç Ã OA R R U M A Ç Ã O

34 A RRUMAÇÃO A nalisar onde e como guardar as coisas. D efinir critérios para organizá-las. COMO PRATICAR D efinir lugar e modo adequados de guardá-las. P adronizar os nomes dos objetos. C riar um sistema de identificação visual. M anter tudo em seus lugares após o uso.

35 A RRUMAÇÃO R acionaliza os espaços. F acilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. RESULTADOS E vita estoques em duplicidade. R acionaliza a execução das tarefas. M elhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. P repara o ambiente para a terceira fase.

36 Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento. SEISSOSEISSO PARA QUE SERVE L I M P E Z A

37 F azer uma faxina geral. A cionar regularmente o pessoal da limpeza. COMO PRATICAR A cionar regularmente o pessoal da manutenção. D esenvolver hábitos de limpeza. L impar os objetos antes de guardá-los.

38 C onscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. C ria um ambiente de trabalho saudável e agradável. M elhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. I ncrementa a qualidade de vida na instituição. P repara o ambiente para a quarta fase. L IMPEZA RESULTADOS

39 Manter tudo sempre limpo, eliminando o lixo e sujeiras através da atuação nas fontes geradoras. Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja. L IMPEZA RESULTADOS

40 Desenvolver a preocupação constante com a higiene em sentido amplo, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas. SEIKETSUSEIKETSU PARA QUE SERVE S A Ú D E

41 P raticar sempre os 3S anteriores. M elhorar as condições ambientais de trabalho. COMO PRATICAR P romover o respeito mútuo. C uidar sempre da saúde e higiene pessoal. C riar um ambiente de trabalho harmonioso.

42 R eduz acidentes. M elhora a saúde geral dos funcionários. E leva o nível de satisfação dos funcionários. F acilita as relações humanas. RESULTADOS S AÚDE D ivulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. P repara o ambiente para a quinta fase.

43 Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido. SHITSUKESHITSUKE PARA QUE SERVE D I S C I P L I N A

44 D isciplinar a prática dos S anteriores. C ompartilhar objetivos. COMO PRATICAR D ifundir regularmente conceitos e informações. I ncorporar os valores do Programa 5 S. P articipar dos programas de treinamento. C riar mecanismos de avaliação e motivação. C umprir as rotinas com paciência e persistência.

45 E limina o controle autoritário e imediato. F acilita a execução das tarefas. P ropicia resultados de acordo com o planejado. P ropicia o crescimento pessoal e profissional. RESULTADOS M elhora os serviços e as relações pessoais. P repara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes. D ISCIPLINA

46 Somos o que repetidamente fazemos. A excelência portanto, não é um efeito, mas um hábito Aristóteles 46

47

48 OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE Programa 8S - A Base da Filosofia Seis Sigma José Abrantes

49 OS 8 S OITO SENSOS DA QUALIDADE SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

50 SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO É o Senso de Determinação onde as pessoas que ocupam a Alta Gerência devem comprometer-se para a união de todos no processo pela melhoria contínua. Não se conseguirá nada se não houver o envolvimento e o comprometimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, pois a Qualidade deve ser baseada em um sistema de Gerenciamento participativo.

51 SHIDO – SENSO DE EDUCAÇÃO SHIDO – SENSO DE EDUCAÇÃO É o Senso de Educação, onde todo cidadão deve ser qualificado profissionalmente e receber treinamentos contínuos, buscando o aperfeiçoamento na sua área de atuação para o seu crescimento pessoal e profissional. Neste senso a preocupação principal deve ser com o crescimento do Ser Humano, fazendo com que ele acompanhe o desenvolvimento e se atualize.

52 OS 8 S OITO SENSOS DA QUALIDADE SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

53 SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA O combate aos desperdícios realizados por todos é de fundamental importância para qualquer sistema empresarial, pois sabemos que em média no Brasil 1/3 ( um terço) de tudo que se produz é desperdiçado. Quando se tem noção do quanto se perde num processo produtivo, dar-se-á o devido valor aos custos de produção de bens e serviços. Por isso uma frase bastante sugestiva para entender bem este Senso é: quem sabe quanto Gasta, sabe quanto Ganha.

54 Sistema de Gestão da Qualidade


Carregar ppt "Sistema de Gestão da Qualidade. Por que SISTEMA de Gestão?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google