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CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Apresentação em tema: "CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
derivação do latim respondere, “qualidade de responsável”, “responder por atos próprios ou de outrem”, “que deve satisfazer os seus compromissos ou de outrem” (Michaelis). Conceitos correlatos: dever, obrigação legal ou moral, ética.

2 CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
MELO NETO & FROES (1999) Responsabilidade Social Interna e Externa: Interna: bem-estar dos empregados, remuneração, treinamentos,qualificação profissional, assistência médica, social, etc. Externa: ações voltadas para beneficiar a comunidade através de doações, transferências de recursos em regime de parceria, prestação de serviços voluntários pelos funcionários à comunidade, etc.

3 DESAFIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
1. SUSTENTABILIDADE 2. QUALIDADE DO SERVIÇO TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS 3. QUALIDADE DA ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL 4. TRANSPARÊNCIA DOS NOSSOS RESULTADOS - Educação - Conhecimento - Capacitação - Desenvolvimento 5. GESTÃO DO TRABALHO HUMANO

4 DIMENSÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Pirâmide da Responsabilidade Social Ser um bom cidadão Contribuir com recursos para a comunidade, melhorar a qualidade de vida. Responsabilidade Social Seja Ético Obrigação de fazer o que é certo, justo. Evitar danos. Responsabilidade Ética Obedecer a Lei A legislação é a codificação de certo e errado para a sociedade. Jogar dentro das regras do jogo. Responsabilidade Legal Ser Lucrativo A base da sociedade sobre a qual derivam as empresas Responsabilidade Econômica

5 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
É a base da Responsabilidade Social. Se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios. É importante uma linha de coerência entre ação e discurso.

6 O SETOR SOCIAL: IMENSAS CAPACIDADES
“A sociedade do conhecimento tem de ser uma sociedade de 3 setores: o público, o privado e o social. Estou convencido que é através do setor social que uma sociedade moderna consegue criar cidadania responsável e produtiva, dando aos indivíduos - e sobretudo as pessoas de conhecimento - a esfera de atuação onde podem fazer diferença na sociedade e refazer a comunidade.” Peter F. Drucker

7 PORQUE É DIFÍCIL CRIAR E MANTER PARCERIAS ENTRE OS 3 SETORES?
1. Falta de visão clara e propostas de valor 7. Complexidade das dificuldades sociais 2. Percepção inapropriada O Dilema das Parcerias 3. Baixo conhecimento entre os parceiros 6. Complexidade organizacional 5. Forte pressão dos “contras” 4. Falta Percepção de cidadania

8 A Oportunidade e o Desafio
Refazer a comunidade através de Parcerias e Alianças Estratégicas entre os 3 Setores, Mobilizar as pessoas para a responsabilidade social (seu papel de cidadão), sem comprometer a integridade ética da Empresa, dos Parceiros Sociais e dos Voluntários


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