Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 3
2
Competências a serem trabalhadas
Marketing Pessoal Gestão da Carreira Português Instrumental ACI -ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR
3
Executar um planejamento estratégico da carreira.
GESTÃO DE CARREIRA Executar um planejamento estratégico da carreira.
4
BRAINSTORM O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.
5
“TEMPESTADE DE IDÉIAS” OU “EXERCICIO DE RELAXAMENTO”
BRAINSTORM Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de “brainwrite”, que consiste na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming.
6
TÉCNICAS DO BRAINSTORM
A técnica de brainstorm tem várias aplicações, mas é usada em: Desenvolvimento de novos produtos - Obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes. Publicidade - Desenvolver idéias para campanhas publicitárias. Resolução de problemas - Consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
7
BRAINSTORM Gestão de processos - Encontrar formas de melhorar os processos comerciais e deprodução. Gestão de projetos - Identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades. Formação de equipes - Geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar.
8
BRAINSTORM Há 3 principais partes no brainstorm: Encontrar os fatos; Geração da idéia; Encontrar a solução. A técnica de Brainstorm funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de idéias para o seu desenho.
9
GESTÃO DE CARREIRA INTRODUÇÃO
A Gestão de Carreira é mais do que deixar a carreira acontecer, é planejar e executar as ações que levarão ao seu sucesso continuado Planejar e organizar um cronograma de ações que devem ser seguidas para a realização das metas estipuladas –uma rotina diária, estabelecida com hábitos e atitudes.
10
GESTÃO DE CARREIRA Qual é seu objetivo Principal ? O objetivo principal aonde você deseja chegar, mas não basta só saber, é preciso quantificar em que tempo pretende chegar.
11
GESTÃO DE CARREIRA “Detalhe os passos para atingir o seu Objetivo”, de forma bastante clara que possa ser entendido por qualquer pessoa que o leia.
12
PASSOS PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO
Tente ser breve. Desmembre o objetivo principal. “Viabilidade Financeira” do seu Planejamento Estratégico. “Descreva os benefícios que alcançará com a realização do seu Projeto”.
13
PASSOS PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO
“Avalie o sucesso e a Performance” do seu projeto Elabore “um Resumo” que possa ser repetido mentalmente.
14
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
Conhecimento Perfil Empreendedor Rede de Contatos Comunicação Auto-Estima e Motivação
15
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
1.Conhecimento Não basta apenas ter um diploma. Novas formas de diferenciação,técnicas atuais, multiplicidade de conhecimento Empresas buscam resultados o funcionário precisa trazer lucro.
16
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
2. Perfil Empreendedor: O profissional não deve se enxergar mais como um mero empregado da empresa, e sim como um sócio do negócio. Ter e aprimorar características empreendedoras como a persistência, visão de futuro, criatividade, planejamento.
17
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
3. Rede de Contatos: A chave mágica que consegue abrir portas. Fazer amigos, ser simpático, receptivo e disponível para os outros.
18
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
4. Comunicação: Linguagem é poder! Domínio verbal e escrito habilidades requisitadas pelo mercado sucesso.
19
O QUE O MERCADO DESEJA DE VOCÊ?
5. Autoestima e Motivação: Gostar de si é fundamental para ter segurança.
20
CARREIRA PROFISSIONAL
A carreira é um ato individual. Você é o único responsável pelo seu desenvolvimento, aonde quer chegar
21
ATITUDES INICIAIS Amizades e rede de relacionamento
Faça sua rede de relacionamento com pessoas que também possam auxiliar em seus objetivos.Enquanto muitos só se divertem você também se prepara.
22
ATITUDES INICIAIS Não perca o foco Estude sempre
Aprimore seus conhecimentos na área escolhida. (leitura e cursos, inclusive de informática e idiomas)
23
ATITUDES INICIAIS Cuide de sua aparência/autoestima,de seu humor, de seus relacionamentos. Coloque no papel de forma objetiva as suas metas. Estratégia de Carreira
24
NEUROLINGUÍSTICA Ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem.
25
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Teorias em que seus praticantes utilizam para o desenvolvimento pessoal e profissional. Mente, corpo e a linguagem interagem para criar as percepções do mundo e com algumas técnicas.
26
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA
Gestão de Carreira*planejar e executar as ações 1º lugar “Qual é seu objetivo Principal?” • Quantifique o tempo • Escreva suas metas> mentalizar não basta. Reveja a cada período sua ações > a rotina e a pressão do tempo podem desviar seus objetivos
27
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA
2º lugar “Detalhe os passos para atingir o seu Objetivo”–Seja sucinto e objetivo. • Desmembre o objetivo principal em metas necessárias para alcançá–lo. •Descreva como fará para atingir cada meta. 3º lugar-“Viabilidade Financeira”do seu Planejamento Estratégico. • Levante as Despesas , antecipe a visão das correções necessária para que o objetivo seja alcançado.
28
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA
4º lugar “Descreva os benefícios ao atingir sua meta”.• Visualize-se no futuro-o que você ganhará com a realização deste projeto -veja o emocional, seu EGO e resultados financeiros –o que obteve. 5º lugar “Avalie o sucesso e a Performance” do seu projeto.• Hora de saber se os objetivos estão sendo alcançados ou se ficaram apenas no papel
29
PLANEJAMENTO REAVALIAÇÃO/CONTROLE
É necessário rever equívocos de concepção do plano e as interferências externas. Essa é a oportunidade para fazer as mudanças necessárias. Defina claramente como será a avaliação.
30
PLANEJAMENTO REAVALIAÇÃO/CONTROLE
“Um RESUMO” repita mentalmente a qualquer momento.
31
PLANEJAMENTO Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento Thomas A. Edison “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.”Bernardinho
32
ATIVIDADE 1.Explique o que você entendeu sobre BRAINSTORM? (minímo 10 linhas tamanho da fonte 12). 2.O que você entendeu sobre NEUROLINGUÍSTICA? 3. O que o mercado deseja de você?Dentro da sua realidade é utilizado os 5 termos,explique o por quê?
33
ATIVIDADE 4.Faça um resumo do que você entendeu sobre planejamento.(minímo 20 linhas tamanho da fonte 12). 5.Comente sobre a aula.(Opiniões abertas que seja positiva ou negativa).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.