A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Paulo Santos Assis UFOP - Escola de Minas Julho de 2002

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Paulo Santos Assis UFOP - Escola de Minas Julho de 2002"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Paulo Santos Assis UFOP - Escola de Minas Julho de 2002
2o. Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Prof. Dr. Paulo Santos Assis UFOP - Escola de Minas Julho de 2002

2 Agenda Histórico Visão geral do 1o Encontro - 2001/BH Mensagem final
Empresa Universidade Aluno Mensagem final Programa do 2o Encontro

3 2o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica
Histórico 1986: ABM discute a questão do Ensino de Engenharia Metalúrgica 1994: Proposto a SICEM-UFOP 2000: Idealizado pelo Graduando Victor Varandas o que seria o 1o Encontro 2001: Realizado o 1o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica 2002: Distribuído o Documento do 1o ENEMET

4 Agenda Visão geral do 1o. Encontro - 2001/BH Empresa Universidade
Aluno

5 1o. Encontro - 2001-BH Comissão organizadora
Prof. Dr. Paulo Santos Assis - UFOP-Escola de Minas Eng Ayrton Filleti - ABAL/ABM Prof. Dr. Paulo Pinheiro da Silva Neto - UFMG Prof. Dr. Ricardo Pinheiro Dominguez - UFOP Acad. Fabiano Cristelli de Andrade - UFMG Acad. Leandro Peixoto Almeida - UFMG Acad. Egídio Moisés de Azevedo Chaves - UFOP Acad. Victor Wander da Silva Varandas - UFOP

6 Visão geral do 1o. Encontro - 2001/BH
Organizações/Empresas Usiminas: Engo Júlio César Vasconcelos Castro Belgo: Engo José Arthur Penna COSIPA: Engo José Antônio Oliveira de Rezende CST: Engo José Augusto dos Santos Servino Acesita: Engo Washington Maurílio Alves Fernandes Núcleo Inox: Engo Arthuro Chao Macieiras ABAL: Engo Ayrton Filleti ABIFA: Engo Vicente Castanheira ABM: Engo Horacídio Leal Barbosa Filho

7 Visão geral do 1o. Encontro - 2001/BH
Universidade UFMG: Prof. Dr. Paulo Pinheiro UFOP: Prof. Dr. Saturnino José de Souza USP: Prof. Dr. Ivan Gilberto Sandoval Falleiros UFRGS: Prof. Dr. Afonso Reguly Aluno UFMG: Gradndo Leandro Peixoto Almeida UFOP: Gradndo André Luiz Gonçalves Santos

8 Distribuição do Trabalho (E.U.A.)
% Empregos Gerados 100% Serviços Manufatura Comércio Indústria Agricultura Extração 22% 12% 2% 1790 1820 1880 1920 1956 1976 2000 2020 (Fonte: Usiminas/Engo. Júlio César)

9 CARREIRA: FATORES DE SUCESSO
Produtividade Lucro Resultados Relacionamento Comunicação Finanças / Custos Qualidade Competências Humanas e Gerenciais Carreira Competências Básicas Técnicas Inglês Informática (Fonte: Usiminas/Engo. Júlio César)

10 Crescimento pessoal e profissional.
PROJETO DE VIDA Decisões durante a vida conduziram ao que somos hoje. Temos que nos planejar em termos de objetivos pessoais e profissionais. Desenhe um projeto de vida contendo objetivos, desenvolvimento e gerenciamento Crescimento pessoal e profissional. (Fonte: Usiminas/Engo. Júlio César)

11 Rosabeth Moss Kanter (Harvard)
O Século XXI Rosabeth Moss Kanter (Harvard) Século XX Século das Máquinas Século XXI Século das Pessoas

12 COSIPA - Companhia Siderúrgica Paulista

13 Competências exigidas
Conhecimento técnico; Desejável domínio de uma língua estrangeira; Conhecimento de Informática; Desejável cursos técnicos específicos com sua formação; Desejável estágios; Cultura geral consolidada; Domínio de conceitos de Liderança, de Métodos de Pesquisa, Planejamento Estratégico e Indicadores de Qualidade; Noções Econômico-Financeiras (Macroeconomia / Contabilidade).

14 Competências exigidas
Comportamento ético; Capacidade de relacionamento interpessoal e para trabalhar em equipe; Capacidade para lidar com conflitos, trabalhar sob pressão e habilidade de persuasão; Capacidade de aprender e processar informações para as soluções de problemas; Postura empreendedora, versatilidade e abertura a mudanças;

15 Competências exigidas
Capacidade para pensar estrategicamente, curiosidade e interesse; Domínio de métodos de pesquisa e planejamento; Postura otimista, facilidade para transpor obstáculos e persistência para atingir seus objetivos de vida; Capacidade de comunicação interfuncional; Capacidade para produzir e manter a essência nos negócios vencedores e de ambientes de trabalho estimulantes

16 Perspectivas de Contratações
Atualmente estamos com falta de Engenheiros Metalúrgicos, portanto continuamos dando seqüência ao Processo Seletivo. Superintendência de Recursos Humanos Tel.: (0xx13)

17 Empresas.Com Fusões/Aquisições Blocos Econômicos Automação
Mudanças no Mundo Globalização Inovação Tecnológica Nova Economia Desafios Organizacionais: Competitividade Empresas.Com Fusões/Aquisições Desafios para os Recursos Humanos: Competência Blocos Econômicos Automação Era do Conhecimento Fonte: CST: Engo. José Augusto Servino

18 Ação conjunta Empregabilidade Empreendedorismo ESCOLAS EMPRESAS
PROFISSIONAIS Empregabilidade Empreendedorismo Fonte: CST: Engo. José Augusto Servino

19 Organização do Trabalho Tendência do Individual para Equipe
atuação coletiva e sociabilidade liderança complementariedade e parceria decisão compartilhada e colaboração formação de cultura própria do grupo comunicação e relacionamento negociação e resolução de conflitos comprometimento com o "negócio" da Organização visão global e ação local

20 Performance Profissional
MUDAR JÁ ! ser orientado para resultados e ser persistente ser pró-ativo e criativo ser empreendedor assumir riscos e desafios calculados saber questionar o inadequado saber comunicar e gerenciar o humor saber lidar com diversidade ser flexível ser ético, ter comprometimento com valores e padrões

21 Um curriculum mais rico
Métodos de análise e solução de problemas. Escola/empresa criando condições para estágios de longa duração e projetos de iniciação científica. As escolas são voltadas para a produção de aço carbono - E os aços especiais ? E as ferro-ligas ? Fonte: Acesita/Engo. Washington Maurílio

22 Um curriculum mais rico
Atualização tecnológica sobre equipamentos e processos. Divulgação das empresas, perfil dos produtores siderúrgicos, mercado, localização. As escolas estão se especializando dentro de uma área já específica. Fonte: Acesita/Engo. Washington Maurílio

23 ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS: PROFISSÃO-ENSINO-CURRÍCULO
 ESTRUTURA INSTITUCIONAL DA ENGENHARIA COMO PROFISSÃO  PROFISSÕES  ENSINO PROFISSIONAL  ENSINO DE ENGENHARIA  CURRÍCULOS NO ENSINO DE ENGENHARIA METALÚRGICA  ENSINO DE METALURGIA EXTRATIVA  ENSINO DE METALURGIA FÍSICA, DE TRANSFORMAÇÃO E DE APLICAÇÃO  CURRÍCULOS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS Fonte: Prof. Dr. Paulo Pinheiro - UFMG

24 A resposta está no seguinte quadro sinóptico.
ESTRUTURA INSTITUCIONAL DA ENGENHARIA COMO PROFISSÃO A QUESTÃO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO Como se organizam as instituições que dizem respeito à preparação do engenheiro em quatro países centrais (França, Alemanha, Inglaterra e EUA) e no Brasil? A resposta está no seguinte quadro sinóptico.

25 UNIVERSIDADE MODERNA UNIVERSIDADE MEDIEVAL UNIVERSIDADE BRASILEIRA
UNIVERSIDADE ALEMÃ CLÁSSICA ( ) UNIVERSIDADE ALEMÃ UNIVERSIDADE INGLESA UNIVERSIDADE MEDIEVAL COM COLÉGIOS UNIVERSIDADE AMERICANA ( ) UNIVERSIDADE MEDIEVAL SEM COLÉGIOS SISTEMA FRANCÊS DE ESCOLAS ISOLADAS ( ) UNIVERSIDADE FRANCESA UNIVERSIDADE MEDIEVAL UNIVERSIDADE MODERNA

26 Fatores importantes na formação do Engenheiro
Questão institucional Ensino Profissional Ensino de Engenharia Metalúrgica Currículos do Curso da UFMG

27 UFOP - USP - UFRGS Comentários sobre o currículo
Ações que levaram as mudanças curriculares Quadro atual do currículo Problemas e adaptações do currículo ao novo quadro mundial

28 CAUSAS DO ALTO ÍNDICE DE DESISTÊNCIA
Relação candidato/vaga; Retenção nas disciplinas do Ciclo Básico; Integração entre o Ciclo Básico/Ciclo Profissional. Fonte: Engo Leandro Peixoto Almeida

29 RETENÇÃO NAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO
Fonte: Engo Leandro Peixoto Almeida

30 Deficiência na formação do Engenheiro Metalurgista - UFMG
Relacionamento interpessoal; Domínio da linguagem computacional; Domínio de línguas estrangeiras. Fonte: Engo Leandro Peixoto Almeida

31 Enga Metalúrgica na UFOP - Visão discente
Fonte dos alunos da UFOP: predomina de origem técnica Relação professor - aluno: poderia melhorar, principalmente no ciclo básico Formação extra-classe: informática inglês Disponibilidade da parte da Universidade para cursos de Inglês e Aplicativos Necessidade de disciplinas na área de sociologia e psicologia Oferecimento de mais visitas técnicas

32 Mensagem final A empresa quer de cada um C: Conhecimento H: Habilidade
a C H A V E - K E Y C: Conhecimento H: Habilidade A: Atitude V: Valores E: Entusiasmo

33 O Conto do vaso Em uma aula de filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou a classe:

34  Está cheio ? Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos unanimemente responderam:  Sim ! O Professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então, ele perguntou aos alunos:

35  E agora, está cheio ? Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: - Sim ! Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou:

36  Então, está cheio ? Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: - Sim ! Ai o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

37  Então, está cheio ? Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente, muitos responderam: - Sim !

38  Qual é o objetivo desta demonstração ?
Uma jovem e “brilhante” aluna levantou a mão e respondeu: - Não importa quanto a agenda da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá ‘espremer’ dentro mais coisas !

39  Não exatamente, respondeu o professor.
 O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro.  Vamos, experimente ... disse o professor a aluna, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos e de água.

40 A aluna começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpresa, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores. Então, o professor explicou para a moça:

41  As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida, seu crescimento pessoal e espiritual.  Quando você dá prioridade a isso e mantém-se “aberto” para o novo, para a vaquinha (lembram-se dela ?) as demais coisas se ajustarão por si só, seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida.

42  Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço em sua vida.  Recomece  e uma boa sugestão:

43 Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes.
“Ainda há tempo e ainda é tempo ... Sempre é tempo de mudar as coisas.

44 2o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica
Estória da mosca

45 Agenda Programa do 2o Encontro Visão geral do 1o. Encontro - 2001/BH
Histórico Visão geral do 1o. Encontro /BH Empresa Universidade Aluno Mensagem final Programa do 2o Encontro

46 Coordenação: José Augusto dos Santos Servino - CST
Programa do 2o ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica e de Materiais 400 estudantes e 20 Universidades do Norte ao Sul do país. Visão Empresarial da formação e admissão do engenheiro Empregabilidade e Empreendedorismo Desenvolvimento de carreira Qualidade de vida e autoconhecimento Coordenação: José Augusto dos Santos Servino - CST

47 Programa do 2o ENEMET (10 Dia)
8:10 - Abertura 8:40 - Homem: Ser Livre, vocacionado para a felicidade - Neube José Brigagão Federação Brasileira de Amor Exigente 9:25 - Conteúdo na Educação a Distância - Gregório Bouer - Fundação Vanzolini 10:10 - Intervalo 10:30 - Os desafios futuros para alocação no mercado de trabalho - José Augusto dos Santos Servino - CST

48 Programa do 2o ENEMET (10 Dia)
11:15 - Empregabilidade e empreendedorismo - Marcelo Duarte - Sebrae/SP 13:00 - Exigências profissionais no mundo globalizado - Omar Silva Júnior - COSIPA 14:00 - Desenvolvimento de carreira: quais são as regras atuais desse jogo - Ana Lúcia Coutinho - Accross RH 15:20 - O que os estudantes esperam da indústria e o que a indústria espera dos estudantes ? - Karl Hirtreiter - Volkswagen 16:20 - Autoconhecimento - ferramenta indispensável para fazer escolhas certas e administrar carreira - Maria da Luz Nunes Preto Calegari - O. Q. Consultoria

49 Programa do 2o ENEMET (20 Dia)
Participação no 57o Congresso Anual da ABM

50 Programa do 2o ENEMET (30 Dia)
Aços Villares (Pinda e Mogi) Armco (S.P) Belgo-Mineira (Piracicaba) Brasimet (S.P) Brasmetal (S.P.) CBA (S.P) COSIPA (Cubatão) CSN (Volta Redonda-RJ) CST (Vitória - ES) Embraer (S. J. dos Campos) Volkswagen (São Bernardo do Campo)

51 2o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica
Parabéns a todos que entusiasmados aceitaram o convite A todos os palestrantes que aquiesceram na proposta da ABM e a ABM que com este trabalho sério permite a realização do 2o ENEMET Muito obrigado


Carregar ppt "Prof. Dr. Paulo Santos Assis UFOP - Escola de Minas Julho de 2002"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google